quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Benfica volta a participar no Concurso das Marchas Populares de Lisboa




(por Alexandra Carvalho e Domingos Estanislau)




"A marcha de Benfica" (24/06/1935)
In Direcção Geral de Arquivos




Realizou-se, no passado dia 3 de Dezembro, no Cinema São Jorge, o sorteio relativo às Marchas Populares de Lisboa 2013.

Como a nossa freguesia, em 2010, se classificou em último lugar, o Regulamento do Concurso das Marchas Populares de Lisboa obriga à realização de um sorteio das candidaturas de outras freguesias que pretendam participar em cada edição.

Nos sorteios anteriores (2011 e 2012), Benfica não foi apurada nesse sorteio, não tendo, assim, participado nas Marchas Populares.

No sorteio das Marchas Populares de 2013, participou, ainda, a candidatura do Bairro da Boavista; o que causou alguma polémica entre a população de Benfica, uma vez que o Clube Futebol Benfica é a entidade que tem organizado, desde 1935, a participação da freguesia neste evento.
De facto, não nos parece muito adequado ou correcto que duas entidades distintas pudessem representar a mesma freguesia, ainda que uma delas designe um Bairro (todavia, de acordo com o artigo 9º, alínea 2ª do Regulamento, tal parece ser possível, a partir do momento em que foi incluída a categoria "Bairro" no Regulamento: - "Cada Freguesia e/ou cada Bairro do Município de Lisboa, assim como cada colectividade organizadora apenas poderá participar no Concurso com uma só Marcha.").

Juntamente com a Ajuda e o Lumiar, Benfica foi uma das freguesias apuradas neste sorteio, voltando, assim, em 2013, a participar no concurso das Marchas Populares de Lisboa.


O regresso da Marcha de Benfica às Festas da Cidade foi vivamente saudado pelos representantes de outras Marchas. Uma Marcha histórica, com pergaminhos, estará mais uma vez no palco mais mediático das festas da nossa cidade








APELO: -
VAMOS ORGANIZAR UMA MARCHA QUE REPRESENTE BEM O BAIRRO

Queremos uma MARCHA PARTICIPADA, por isso desafiamos todos os que queiram participar apresentando sugestões.

A partir deste momento, estão abertas inscrições para rapazes e raparigas, email do Clube: clube.futebol.benfica1933@gmail.com





Sem comentários: