sábado, 21 de setembro de 2013

Em ano de eleições... Vale tudo!!!




(por Alexandra Carvalho) 



Desde 2010 (ou seja, há já 3 anos), que uma das inquilinas da Vila Ana e da Vila Ventura vinha insistindo frequentemente, via telefone, com a Junta de Freguesia de Benfica, para que fosse efectuada a desmatação da fachada principal e das traseiras dos referidos edíficios (património histórico da freguesia de Benfica).

Contudo, a resposta que sempre lhe foi dada (à semelhança do que, também, fora referido pela própria Presidente da Junta de Freguesia de Benfica a membros do Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura), era de que, sendo os edifícios propriedade privada, esta entidade nada poderia fazer à revelia dos seus proprietários.

Ora, foi com agrado e, sobretudo, muita estupefação que, esta tarde, ao passarmos junto às Vilas, vimos um funcionário da Junta de Freguesia, acompanhado de trabalhadores da empresa "Teleflora" (a quem foi adjudicada, pela Junta de Freguesia, a manutenção duma série de espaços verdes em Benfica), que efectuavam a desmatação do local.




Fotografias de Alexandra Carvalho (2013)




O Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura, assim como o blogue comunitário "Retalhos de Bem-Fica" não podem deixar de saudar esta iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica (sobretudo, pelo perigo para o qual, ao longo deste últimos 3 anos, vínhamos alertando ***).

No entanto, não podemos deixar, também, de lamentar que, apenas a uma semana das eleições autárquicas (numa atitude bastante populista, portanto!), a Junta de Freguesia de Benfica tenha perdido o receio de invadir propriedade privada (pois estamos certos que esta atitude não terá sido tomada em coordenação com os proprietários das Vilas).












*** De relembrar que a primeira desmatação efectuada nas Vilas, em 2010, esteve a cargo dos próprios moradores-inquilinos, juntamente com o Movimento de Cidadãos e alguns alunos da UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica.
No ano seguinte, a desmatação foi efectuada por ordem dos proprietários. E, desde então, que tenhamos conhecimento, nada mais foi feito.








1 comentário:

Gastão de Brito e Silva disse...

Devia haver eleições todos os anos...