Mostrar mensagens com a etiqueta Património. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Património. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 1 de junho de 2018

O dia em que a Vila Ventura deixou de existir





(escrito a 29/05/18. Fotografias e texto de Alexandra Carvalho) 







Conheci a Dª. Emília em finais de 2009, quando formámos o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura, em Benfica, e encetámos contacto com os seus 3 últimos moradores. 

Mulher humilde e de coragem, com uma história de vida riquíssima (a qual tinha um orgulho imenso em relatar) e muito à frente do seu tempo, embrenhada numa teimosia exacerbada, que contrabalançava com a forma terna como olhava sem julgar e ajudava o Outro (inúmeros foram os sem-abrigo e os animais que ajudou). 

Em 2010 passámos os finais das tardes de Verão juntas, a falar da nossa luta pelas Vilas, enquanto aguardávamos por capturar para esterilização a colónia de mais de 20 gatos que existiam nas Vilas. 

Depois, estivemos 2 anos sem nos falar, fruto de um mal entendido e do mau-feitio de ambas. Mas foi, também, graças a uma gata (aquela que viria a ser a sua grande companheira dos últimos anos) que retomámos o contacto em 2014. 




Re-descobri então uma Dª. Emília a quem a idade e a maldita doença que faz misturar o Passado com o Presente já começavam a atraiçoar. 
Uma Dª. Emília com quem passei a conviver com o mesmo nó na garganta (e no coração) que me acompanharam na doença que também atacou o meu Avô nos seus últimos anos de vida. 
Uma Dª. Emília que, certo dia, me conseguiu levar completamente às lágrimas, quando lhe li o enorme elogio que um desconhecido lhe dedicou no "Diário de Notícias", depois de se ter cruzado com ela, por mero acaso, na Estrada de Benfica. 

Apesar das insistências da família, a Dª. Emília nunca quis sair daquela que foi a sua casa (o seu mundo) durante mais de 50 anos. 
Viu os seus 2 últimos vizinhos partirem. E acabou por ter como companhia, na casa ao lado, um ex-locutor de rádio, a quem a vida pregou algumas partidas, levando-o à miséria. Até ao dia 22 de Abril deste ano, em que o senhor faleceu. 

E, nessa altura, a Dª. Emília, ficou mais uma vez sozinha, apenas com a sua gata e os pombos. 
A memória a atraiçoá-la em divagações, o medo dos barulhos da casa e do fim da vida que poderia chegar a qualquer momento. 
E foi nesse preciso momento que julgo que a Dª. Emília, finalmente, aceitou que não tinha mais forças para ali continuar (e deveria ir viver com o filho). 
Foi nessa altura também que, com a ajuda de algumas vizinhas, nos conseguimos ir revezando, para passar por casa da Dª. Emília, a várias horas do dia, para que não se sentisse tão sozinha (cumpre aqui fazer um agradecimento muito sentido à Teresa Lourenço, por, apenas tendo conhecido a Dª. Emília neste momento, ter sido de uma dedicação e carinho extremos para com ela!). 

Tenho para mim que há pessoas cujas vidas se entrecruzam com as casas em que viveram (como se passassem a ser um só ser)... E a Dª. Emília e a Vila Ventura são disso um exemplo claro. Esta grande senhora e mãe-coragem foi a verdadeira guardiã das Vilas (pelas quais agora temo ainda mais pelo seu futuro)!... 

Na véspera da saída da Dª. Emília da casa onde viveu mais de 50 anos, despedimo-nos 2 vezes, sem nunca dizermos "Adeus"... 
Passámos o final de tarde juntas, mais uma vez, entre os animais... 
E a noite em façanhas rocambolescas por causa dumas chaves... 
Curiosamente, como se a própria Vila e os animais não quisessem deixar a Dª. Emília partir. 

Esta manhã, no dia em que a Vila Ventura para mim deixou de existir, num misto de emoções, despedimo-nos ainda uma terceira vez, com um "Até logo", com a carrinha das mudanças já à porta. 


**** 




 -[Adenda de 01/06/18]-
O que havia prometido à Dª. Emília, aquando da sua saída da Vila Ventura, foi hoje cumprido: - a sua gatinha foi recolhida, para ficar protegida...







sábado, 2 de dezembro de 2017

Um elogio muito bonito (e justo) à D. Emília...




(fotografia e texto de Alexandra Carvalho)




Conheço a D. Emília há uns bons 8 anos, desde que iniciámos, em Benfica, um Movimento de Cidadãos, que lutou pela preservação do património histórico onde ela habita há mais de 50 anos: a Vila Ana e a Vila Ventura...

Mulher generosa e destemida, com uma força e carácter impressionantes, e uma mentalidade muito à frente da sua época, que a fez educar o seu filho quase sozinha... E sozinha tem continuado a lutar por tudo o mais, no resto na sua vida.

Com a D. Emília vivi, também, muitas histórias com animais, quando juntas, nos finais de tarde dum Verão longínquo, iniciámos a captura dos inúmeros gatos das Vilas (para serem esterilizados)... ou quando ela me pediu ajuda para duas cadelas sarnentas que lhe apareceram um Natal no jardim (e foram recolhidas por um amigo veterinário)... ou quando duas amigas me pediram ajuda para a última ninhada duma gata que por ali aparecera (a última gata das Vilas, que faz, actualmente, companhia à sua última inquilina)...

Nos últimos anos, derivado do apoio familiar que tive que prestar aos meus Avós, fomos afastando-nos um pouco, mas mantendo sempre o contacto telefónico de quando em vez.
Quando me apercebi que uma das doenças da idade começava a atacar a D. Emília, doeu-me cada vez mais ver reflectido no seu olhar tudo aquilo que também vivi com o meu Avô... e, para me proteger dessa dor, comecei a tentar evitá-la.

Até ao dia de hoje...
Em que regressei à Vila Ventura, com uma notícia bonita para lhe dar e um exemplar do "Diário de Notícias" para lhe oferecer.

Sentadas na sua sala, com o sol matinal de Dezembro a aquecer-lhe o rosto, li-lhe de fio a pavio as duas páginas que o jornalista lhe dedicou (em que ela quase não queria acreditar, se não tivesse visto a sua fotografia)... E chorámos, comovidas, pelo lindíssimo e muito merecido elogio público que alguém assim dedicou a esta grande Senhora (esquecida por detrás da janela duma Vila histórica, também ela caída no esquecimento).

Muito, muitíssimo obrigada a quem deu esta prenda à D. Emília!


"A mulher que via partir os vizinhos"





Por Ferreira Fernandes,
in "Diário de Notícias" de 02/12/2017




[clicar na imagem para ampliar e ler o artigo]







sábado, 21 de setembro de 2013

Em ano de eleições... Vale tudo!!!




(por Alexandra Carvalho) 



Desde 2010 (ou seja, há já 3 anos), que uma das inquilinas da Vila Ana e da Vila Ventura vinha insistindo frequentemente, via telefone, com a Junta de Freguesia de Benfica, para que fosse efectuada a desmatação da fachada principal e das traseiras dos referidos edíficios (património histórico da freguesia de Benfica).

Contudo, a resposta que sempre lhe foi dada (à semelhança do que, também, fora referido pela própria Presidente da Junta de Freguesia de Benfica a membros do Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura), era de que, sendo os edifícios propriedade privada, esta entidade nada poderia fazer à revelia dos seus proprietários.

Ora, foi com agrado e, sobretudo, muita estupefação que, esta tarde, ao passarmos junto às Vilas, vimos um funcionário da Junta de Freguesia, acompanhado de trabalhadores da empresa "Teleflora" (a quem foi adjudicada, pela Junta de Freguesia, a manutenção duma série de espaços verdes em Benfica), que efectuavam a desmatação do local.




Fotografias de Alexandra Carvalho (2013)




O Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura, assim como o blogue comunitário "Retalhos de Bem-Fica" não podem deixar de saudar esta iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica (sobretudo, pelo perigo para o qual, ao longo deste últimos 3 anos, vínhamos alertando ***).

No entanto, não podemos deixar, também, de lamentar que, apenas a uma semana das eleições autárquicas (numa atitude bastante populista, portanto!), a Junta de Freguesia de Benfica tenha perdido o receio de invadir propriedade privada (pois estamos certos que esta atitude não terá sido tomada em coordenação com os proprietários das Vilas).












*** De relembrar que a primeira desmatação efectuada nas Vilas, em 2010, esteve a cargo dos próprios moradores-inquilinos, juntamente com o Movimento de Cidadãos e alguns alunos da UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica.
No ano seguinte, a desmatação foi efectuada por ordem dos proprietários. E, desde então, que tenhamos conhecimento, nada mais foi feito.








domingo, 28 de abril de 2013

DÃO-SE ALVÍSSARAS...





... A QUEM ENCONTRAR O PEDAÇO MAIS PEQUENO DO CHAFARIZ DE BENFICA!!







(por Alexandra Carvalho)






Fotografia de Ana Nicolau (2013)





Conforme já tínhamos anunciado neste blogue, recentemente, a última pinha ornamental que encimava o Chafariz de Benfica, caíu para as suas traseiras, partindo-se em dois pedaços. 

Estas duas peças do Chafariz de Benfica encontravam-se na via pública, sem que as autoridades competentes - Câmara Municipal de Lisboa e Junta de Freguesia de Benfica (que foram avisadas, atempadamente, do sucedido) - fizessem o que quer que seja.

Na semana passada, o pedaço mais pequeno 
(assinalado a vermelho na foto acima), foi, inclusivamente, furtado (muito possivelmente, por não ter sido retirado da via pública, pelas entidades competentes).

O blogue comunitário "Retalhos de Bem-Fica" promove, desta forma, uma busca pelo pedaço perdido do Chafariz de Benfica, dando alvíssaras pela recuperação do mesmo; e, solicitando, desde já, a todos os moradores de Benfica, que zelem e vigiêm, para que o pedaço maior não seja, também, furtado.
Obrigada!













domingo, 21 de abril de 2013

Foi preciso chegarmos a 2013...







(por Alexandra Carvalho)



Depois do atentado aos bebedouros do Parque Silva Porto, o caso que expomos em seguida é mais uma prova de como a Junta de Freguesia de Benfica e a Câmara Municipal de Lisboa protegem o nosso património histórico... 



****



O Chafariz de Benfica começou a ser construído em Julho de 1788, por ordem da Junta de Águas Livres. A água que chegava aos bicos do Chafariz vinha do Aqueduto das Águas Livres, de onde se fez um desvio que passa por baixo da linha de caminho-de-ferro para Sintra e atravessa o Bairro de Santa Cruz. 



Fotografia de Fernando Martinez Pozal, 1947, 
in Arquivo Municipal de Lisboa





Quando o Chafariz de Benfica foi construído, possuía, no cimo, da sua zona central, duas pinhas ornamentais (ver fotografia acima)...




Fotografia de Alexandra Carvalho (2008)


Em 2008, apenas resistia a pinha do lado direito da fachada do Chafariz (ver fotografia acima)...


Fotografia de Well Stay (2013)


Fotografia de Vítor Vieira (2013)

Fotografia de Vítor Vieira (2013)



E foi preciso chegarmos a 2013 para que a única pinha ornamental, que ainda resistia, tombasse para as traseiras do Chafariz de Benfica...

Ali ficando, abandonada, até que alguém das entidades competentes se lembre de a ir buscar, antes que seja roubada (afinal de contas, estes artefactos são valiosíssimos).

E, assim, o nosso Chafariz de Benfica, património histórico da nossa freguesia, lá continua abandonado à vista de todos!...





Fotografia de Ana Nicolau (2013)

Fotografia de Ana Nicolau (2013)


Fotografia de Fausto Castelhano (2013)

 Fotografia de Ana Nicolau (2013)

 Fotografia de Fausto Castelhano (2013)

Fotografia de Fausto Castelhano (2013)







NOTA:

Relembramos que, em Março de 2011, o blogue comunitário "Retalhos de Bem-Fica" promoveu uma Acção de Sensibilização a propósito do estado de abandono a que o Chafariz de Benfica tinha sido votado pelas entidades competentes.

Depois de algumas respostas dessas mesmas entidades, em Setembro de 2011, a Junta de Freguesia de Benfica procedeu à limpeza do Chafariz de Benfica.

Desde então, e passados 2 anos, o Chafariz de Benfica regressou ao seu estado de degradação e abandono...
Lamentamos profundamente!






domingo, 10 de junho de 2012

"Património Municipal Uso Social"




(por Alexandra Carvalho)



Apareceu recentemente esta faixa colocada junto ao gradeamento da Vila Ana e da Vila Ventura...



Fotografias de Alexandra Carvalho (2012)




Tendo o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura tomado conhecimento desta outra Causa, que com a nossa se solidarizou.







terça-feira, 13 de março de 2012

Visita a Benfica






Fotografias de Pedro Macieira (2012)




Tem sido muito frequente a interacção entre mim e o blog "Retalhos de Bem-Fica", interacção essa que me tem permitido saber mais dos meus antepassados. Através deste blog e dos seus leitores obtive informações importantes referentes à Euterpe de Benfica, ao Fó Fó, e à casa onde viveram os meus avós e a minha mãe, na Estrada de Benfica nº584.

Avisado de novo pela Alexandra, de que a velha casa iria, talvez, ser demolida – voltei, recentemente, ao nº 584 da Estrada de Benfica, para fazer, talvez, as últimas fotos da casa na qual os meus avós viveram até 1936, mudando-se nessa altura para Campo de Ourique.

A velha casa está agora de facto isolada por baias metálicas, face ao perigo de desmoronamento.

Nessa tarde, depois de fazer uma rápida visita ao Fó Fó para cumprimentar o amigo Lau (no qual encontrei uma foto do meu avô numa zona de destaque), encontrei, por mero acaso, uma moradora octogenária de Benfica, no Café "Nilo", que mora na Rua Cláudio Nunes, e que, na sua juventude, frequentava as matinés da Euterpe Benfica – não podia ter terminado melhor a visita a Benfica...

Falta só um agradecimento especial à Alexandra e à sua acção através do "Retalhos de Bem-Fica", que me permitiu ter agora esta pequena história para contar.






quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ficavam muito melhores assim, não era?!





(por Alexandra Carvalho)






[clicar na imagem para ampliar]

Vila Ana e Vila Ventura - fachada: Antes e Depois
Sugestão de recuperação das fachadas e fotomontagem: Tatiana Mourisca e Ricardo Diogo (2011)







[clicar na imagem para ampliar]

Vila Ana e Vila Ventura - traseiras: Antes e Depois
Sugestão de ambiente paisagístico e fotomontagem: Dora Rafael e Daniel Carrapa (2011)





Em nome do Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura, muito obrigada aos 2 casais de arquitectos (Tatiana Mourisca & Ricardo Diogo; Dora Rafael & Daniel Carrapa) que, de uma forma voluntária, dispensaram horas do seu trabalho e criatividade para a concepção das duas imagens (ver melhor aqui e aqui) que estão a dar a cara a esta nova Campanha pelas Vilas... e a fazer tanta gente sonhar!



Relembramos, ainda, que, esta 6ª feira (08/07/11), às 21h, vai ter lugar o "Encontro-Festa pelas Vilas", na antiga Escola Primária António Maria dos Santos (do Clube Futebol Benfica) - Estrada de Benfica, Nº 733.






domingo, 3 de julho de 2011

O Estado das Vilas





(por Alexandra Carvalho)



No seguimento do texto que aqui publicámos, apresentamos agora as provas visuais de que a Vila Ana, apesar de ter sido emparedada na sua fachada das traseiras, continua a não ver resolvido o "problema da intrusão de estranhos", contrariamente ao que a Senhora Vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa refere no seu último ofício de ponto de situação sobre este caso.





Fotografias de Alexandra Carvalho (2011)



De facto, passados dois dias sobre o emparedamento deste edifício, foi aberto um buraco numa das janelas das traseiras e continua a aí pernoitar um indivíduo.

Para além do Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura continuar, também, a aguardar pela resposta da CML ao ofício que lhe endereçámos, a propósito dos problemas de mobilidade no espaço público, nas zonas envolventes às Vilas; gostaríamos de aqui deixar um novo alerta para uma situação que poderá vir a causar perigo público...




Fotografias de Alexandra Carvalho (2011)



Conforme se poderá verificar pelas duas fotografias acima, o muro da fachada da Vila Ana (precisamente do lado onde existem os referidos problemas de mobilidade no espaço público) encontra-se em risco de derrocada.

O Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura espera, sinceramente, que não venha a haver nenhum incidente com transeuntes, e que tenham de vir a ser imputadas responsabilidades a quem de direito (pelo "arrastar" de uma situação de incumprimento da realização de obras de reabilitação nas Vilas).





sexta-feira, 1 de julho de 2011

Encontro-Festa pelas Vilas: 8 de Julho, 21h





E se a Vila Ana e a Vila Ventura fossem um espaço recuperado,
do qual todos nós pudéssemos usufruir?




(por Alexandra Carvalho)




Como é do conhecimento público, após uma vistoria realizada pelos serviços da Câmara Municipal de Lisboa (CML) há 2 anos atrás (a 10/03/2009), a empresa proprietária da Vila Ana e da Vila Ventura (da qual é Presidente o Dr. Henrique de Polignac de Barros - o qual é, também, Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários) foi intimada à realização de obras de reabilitação nos dois imóveis (em Maio de 2010).

Passado um ano sobre esta intimação (e findo o prazo da mesma para que as obras fossem realizadas), não só a mesma continua sem ter sido cumprida como no último ofício com o ponto de situação sobre as Vilas, a senhora Vereadora da Habitação da CML , aparentemente, parece inquietar-se mais com o estado financeiro do proprietário (e a falta de crédito bancário) do que com as condições propriamente ditas em que têm vivido os 3 inquilinos das Vilas (e note-se que são mesmo 3 inquilinos, pois na Vila Ana ainda mora uma pessoa, com contrato devidamente legal, contrariamente ao que a senhora Vereadora alega no seu ofício, onde refere que a mesma se encontra devoluta).

Para além disso, e contrariamente ao que vem referido no citado ofício, o "problema da intrusão de estranhos" na Vila Ana não foi, de modo algum, resolvido, na medida em que, passados dois dias sobre o emparedamento deste edifício, foi aberto um buraco numa das janelas das traseiras e continua a aí pernoitar um indivíduo.

A 29 de Abril deste ano, aquando da queda de granizo em Benfica, também as Vilas foram afectadas pela intempérie, tendo a resposta da empresa proprietária às preocupações dos inquilinos sido, no mínimo, ridícula (tendo, contudo, sido efectuadas alguns trabalhos de substituição das clarabóias partidas dos edifícios).

O Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura continua, ainda, a aguardar, também, pela resposta da CML ao ofício que lhe endereçámos, a propósito dos problemas de mobilidade no espaço público, nas zonas envolventes às Vilas.

Ou seja, passados dois anos, quer a empresa proprietária das Vilas, quer a CML parecem continuar a querer esquecer o facto da Vila Ana e da Vila Ventura constituírem (o pouco) património arquitectónico ainda existente na freguesia de Benfica... tendo-as votado ao abandono e, consequentemente, a uma degradação cada vez mais acelerada.







Direitos de autor da imagem: STATEMENT (Tatiana Mourisca e Ricardo Diogo)


Concepção gráfica do folheto: Alexandra Carvalho




No ano passado, festejámos o 100º aniversário da Vila Ventura. Este ano, o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura vai organizar, no próximo dia 8 de Julho (6ª feira), às 21h, na antiga Escola Primária António Maria dos Santos (do Clube Futebol Benfica) - Estrada de Benfica, Nº 733 - um "Encontro-Festa pelas Vilas".










sexta-feira, 13 de maio de 2011

Trocas & Baldrocas: E-mails e Ofícios em Papel da CML




(por Alexandra Carvalho)



Passado 1 mês e 2 semanas sob a recepção deste forward de e-mail (que a Senhora Vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa dirigiu à Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica) - com que o Gabinete da Vereadora, Arqª. Helena Roseta pretendeu dar conta ao Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura do ponto de situação deste caso; recepcionámos, agora, o mesmo texto em ofício formato papel (e, desta feita, dirigido ao Movimento de Cidadãos - sem se tratar de um reencaminhamento de correspondência dirigida a outrém).

Talvez, agora, possamos, então, remeter oficialmente à Senhora Vereadora da Habitação a nossa opinião sobre o facto da sociedade proprietária (constituída por duas empresas sediadas em Gibraltar) "(...) não dispõe de capitais próprios suficientes para levar a cabo as obras intimadas." e o que este protelar de tempo implicará; ou, esclarecer a Senhora Vereadora que não é só a Vila Ventura que se encontra ocupada, havendo, também um Morador-Inquilino na Vila Ana.





[clicar na imagem para ampliar e ler]





O mais curioso é que, apesar do ofício em questão vir datado de 29/04/11, a carta só nos chegou a 10/05/11 (conforme se pode verificar no aviso dos CTT de entrega de carta registada abaixo)...





[clicar na imagem para ampliar e ler]





Ou melhor, o ofício nem nos chegou a ser entregue pela funcionária da estação dos CTT de Benfica, na medida em que do Gabinete da Senhora Vereadora da Habitação da CML continuam a endereçar os ofícios apenas em nome do Movimento de Cidadãos e não ao cuidado de alguém. Logo, e como este é um movimento informal de cidadãos, não se encontrando legalmente constituído, nos CTT solicitam sempre um documento legal do Movimento (não aceitando que, apesar da correspondência vir endereçada para a minha morada, eu tenha alguma coisa a ver com o Movimento de Cidadãos ***).

Esclarecemos que o ofício nos foi, posteriormente, entregue pelo Gabinete da Senhora Vereadora da Habitação da CML, a nosso pedido, via e-mail, em formato digitalizado (o qual se anexa acima).











(***)- Quanto aos CTT e a este processo dúbio de levantamento de cartas registadas que impera na Estação de Benfica, também, já foi efectuada uma queixa no livro de reclamações, na medida em que, é do conhecimento público, que diversas pessoas em Benfica - amigas e/ou conhecidas das funcionárias da Estação - levantam cartas registadas sem sequer apresentarem qualquer documento de identificação.





terça-feira, 10 de maio de 2011

Obras nas Vilas? Ou, talvez, não...




(por Alexandra Carvalho)





Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)





Ontem de manhã (09/05/11), apareceu uma espécie de andaime (ou estrutura elevatória) colocado nas traseiras da Vila Ventura.

Depois dos prejuízos que os Moradores-Inquilinos tiveram com a chuva de granizo do passado dia 29 de Abril... Depois da "desresponsabilização" que a empresa proprietária das Vilas teve, a essa data, para com estas pessoas...
Aparentemente, tudo faria crer que os trabalhos de reparação do telhado iriam começar.

Esta manhã, uma camioneta carregada de telhas estacionou junto às Vilas. E à tarde, por volta das 13h53, foi montada idêntica estrutura de elevação nas traseiras da Vila Ana.

Com todo este aparato, pensavam que iam começar as obras nas Vilas, não era? Obras essas a que os proprietários foram intimados pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) e cujo prazo já expirou há largos meses...

Pois estavam redondamente enganados! Foi sol de pouca dura e, apenas, lá estiveram para arranjar as clarabóias dos dois edifícios (destruídas com o temporal de chuva e granizo do passado dia 29 de Abril).

Uma vez que, conforme veiculado pelo Gabinete da Senhora Vereadora da Habitação da CML, a empresa proprietária das Vilas e o seu "legal representante" (o Dr. Henrique de Polignac de Barros - Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários) "(...) não dispõe(m) de capitais próprios suficientes para levar a cabo as obras intimadas", o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura só espera, sinceramente, que, com este já esperado protelar das obras de reabilitação de dois edifícios históricos da freguesia de Benfica, não haja mais nenhuma intempérie climatérica que coloque em risco a vida dos Moradores-Inquilinos... pois, nessa altura, ver-nos-emos obrigados a, conjuntamente, ter que tomar outro tipo de medidas.







sexta-feira, 29 de abril de 2011

Granizo em Benfica - SITUAÇÃO GRAVE NAS VILAS




(por Alexandra Carvalho)




Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)




Na sequência do temporal de chuva e granizo, que ocorreu esta tarde em Lisboa (com particular incidência em Benfica), na Vila Ventura, choveu dentro do 1º andar (ou seja, a água entrou pelas águas furtadas e passou para o andar inferior).

No que diz respeito à Vila Ana, não temos ainda conhecimento da situação pós-temporal, mas presumimos que, dado ter mais vinte anos do que a Vila Ventura, não se encontra em melhor estado.

Tendo sido alertada para o ocorrido na Vila Ventura, fonte da empresa proprietária das Vilas, limitou-se a responder que na sua área de localização não tinha chovido.

Em Dezembro de 2010, o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura havia já informado a Senhora Vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa - sem obter qualquer resposta da sua parte - sobre a grave situação do telhado da Vila Ventura, a qual constitui um eventual perigo para os dois Moradores-Inquilinos (em particular, devido ao facto de pelo menos um dos barrotes que sustenta o telhado do edifício se encontrar em avançado estado de degradação) - tendo, inclusivamente, com as violentas chuvas ocorridas na madrugada de 09/10/10, caído parte do tecto do sótão deste imóvel.

É ESTE O PAÍS DA TRETA EM QUE VIVEMOS, EM QUE OS GRANDES PROPRIETÁRIOS (COMO O SR. HENRIQUE DE POLIGNAC DE BARROS), CONTINUAM A FAZER O QUE MUITO BEM QUEREM E LHES APETECE, COM O APANÁGIO DA C. M. LISBOA!!!!

ATÉ QUANDO????

ATÉ QUANDO CONTINUARÁ A SER DADA PREFERÊNCIA A OUTROS DÚBIOS INTERESSES, EM DETRIMENTO DAS PESSOAS E DO VALOR DA VIDA HUMANA????






sexta-feira, 18 de março de 2011

CONVITE: Acção - Chafariz de Benfica, 19/03/11 - 10h





Para festejar a chegada da Primavera (e não só)...





[clicar na imagem para ampliar e ler o texto]





Apareçam!...




quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Encontro-Informativo sobre as Vilas com o Partido Socialista




(por Alexandra Carvalho)



Em Outubro/Novembro de 2010, o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura endereçou a todos os partidos políticos (a nível nacional e local) um convite para a realização de Encontros-Informativos sobre as Vilas.

Estes encontros-informativos inseriam-se no trabalho de divulgação que o Movimento de Cidadãos tem vindo a desenvolver, nomeadamente, através do envio de informação regular sobre este processo aos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Lisboa (o que culminou, em Abril de 2010, com a aprovação de uma Recomendação da AML pela preservação das Vilas) e na Câmara Municipal de Lisboa.



O Movimento de Cidadãos recebe junto às Vilas uma delegação do PS.
Fotografia de Carlos Figueiredo (2011)



Depois dos encontros-informativos, em 2010, com o PCTP/MRPP, o Partido Ecologista "Os Verdes", o PCP e o PPD/PSD, o Movimento de Cidadãos recebeu esta tarde junto às Vilas uma delegação da Secção do Partido Socialista de Benfica e São Domingos de Benfica, acompanhada também por um deputado do PS na Assembleia Municipal de Lisboa e uma deputada do PS na Assembleia da República.



O Movimento de Cidadãos recebe junto às Vilas uma delegação do PS.
Fotografia de Carlos Figueiredo (2011)



O Movimento de Cidadãos informou a delegação do PS sobre as iniciativas que tem empreendido até à data, assim como as principais vitórias alcançadas. Paralelamente, o Movimento de Cidadãos alertou para o perigo iminente que existe na Vila Ventura, que já foi alvo de duas tentativas de entrada ilícita e furto.



A delegação do PS visita as traseiras das Vilas com o Movimento de Cidadãos.
Fotografia de Carlos Figueiredo (2011)




O Movimento de Cidadãos efectuou uma visita guiada com a delegação do PS nas traseiras das Vilas, tendo informado sobre diversas situações graves que aí persistem.

A delegação do PS manifestou o seu apoio a esta Causa e apresentou algumas sugestões de eventuais formas de intervenção futura.




Ver aqui a notícia relativa a esta visita no website da Secção de Benfica e São Domingos de Benfica do PS.





sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Tudo na mesma... (2)




(por Alexandra Carvalho)



No seguimento do encontro-informativo que Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura teve com o Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes", em Novembro de 2010, e conforme nos havia sido prometido, foi por este Grupo apresentado um Requerimento à Assembleia Municipal de Lisboa, solicitando informação sobre o processo das Vilas (ver documento abaixo)...



[clicar na imagem para ler o Requerimento]




A resposta tardou, mas, finalmente, chegou...




[clicar na imagem para ler o ofício de resposta da CML]




O seu conteúdo não difere muito do texto do ofício recepcionado recentemente pelo Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura...

Mas deixa-nos a indagar bastante sobre qual teria sido a postura da Câmara Municipal de Lisboa em todo este processo, caso o Presidente da empresa proprietária das Vilas não fosse o Dr. Henrique de Polignac de Barros (o qual é, também, Presidente da Direcção da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, para além da sua participação noutras áreas), mas um mero cidadão comum!...




terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Tudo na mesma...





(por Alexandra Carvalho)



No seguimento da comunicação que enviámos a 17/01/11, por e-mail, à Senhora Vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa, solicitando informação sobre o ponto de situação do processo das Vilas Ana, assim como dando conhecimento da grave ocorrência na Vila Ventura;

Eis o ofício que recepcionámos na passada 6ª feira (28/01/11) - chamando a vossa particular atenção para o que sublinhámos a vermelho no texto...




[clicar na imagem para ampliar]




É caso para dizer que "continua tudo na mesma, como a lesma"!...
Até quando???







segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A saque...




O Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura já vinha alertando, por diversas vezes, as instâncias competentes (CML, AML e PSP) para o que se estava a passar com o estado de abandono a que as Vilas foram votadas pela empresa proprietária das mesmas, em particular:

- A tentativa de assalto no R/c Dto. da Vila Ventura, em Agosto;

- O furto das escadas exteriores da Vila Ventura, em Novembro.


Até ao momento actual, contrariamente à Vila Ana (devassada há já muitos anos), a Vila Ventura mantinha-se "impenetrável"...

Todavia, os Moradores-Inquilinos das Vilas foram, recentemente, informados por fonte segura (um dos indivíduos sem-abrigo que pernoita na Vila Ana) sobre o perigo iminente em que se encontraria a Vila Ventura (nomeadamente as fracções do R/c), dado que andaria um individuo "indigente" no local a tentar averiguar quem moraria nessas fracções.



Fotografia de Alexandra Carvalho (2010)




Esta manhã, verificou-se que (muito possivelmente durante a noite) foi forçada a entrada num dos barracões do logradouro do R/c Esq. - que se encontrava devoluto - da Vila Ventura...



Fotografia de Alexandra Carvalho (2010)



Tendo, também, a janela da varanda envidraçada do 1º Dto. sido partida e havendo tentativa de entrada na fracção.

Nesse sentido, tememos que, mais tarde ou mais cedo, se venha a passar na Vila Ventura o mesmo que já sucede há cerca de 4 anos com a Vila Ana (com maior gravidade ainda, dado que o R/c Dto. e o 1º Esq. da Vila Ventura ainda se encontram habitados).

Enquanto isso, e, no seguimento da Reunião descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa, realizada na freguesia de Benfica, a 02/12/10, e, tendo em linha de conta a informação que nos foi transmitida pela Vereadora do Pelouro da Habitação (Arqª. Helena Roseta) a essa data; o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura continua a aguardar... sem qualquer tipo de feedback ou informação por parte da CML em relação a todo este caso (em particular face ao facto do prazo previsto para a realização das obras a que a empresa proprietária das Vilas foi intimada pela CML já ter terminado).


Será que, à semelhança de outros casos que têm sucedido na cidade de Lisboa, só quando ali acontecer um incidente grave alguém tomará as medidas devidas (e já atrasadas)?


Até quando vamos continuar a assistir à delapidação impune do nosso Património, sem que ninguém faça nada???






quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Chamada caída




(texto e fotografia de JCDuarte)






Será difícil pensar, nos tempos que correm, em alguém deixar abandonado um telefone. Mesmo que um dos clássicos de fio.

Esta chamada caída foi, quiçá, o último gesto útil neste prédio de esquina na Estrada de Benfica.

O próximo será o camartelo em que nem os ferros forjados se aproveitarão. Com ele, mais um pedaço da nossa memória, pessoal ou colectiva.

E se o Futuro é importante - que o construímos no Presente - se não for alicerçado no Passado, pouco mais sólido será que um castelo de areia.