segunda-feira, 1 de março de 2010

O "FóFó"




Se algum mérito teve, a distorcida e tendenciosa reportagem que o "Correio da Manhã" realizou sobre o nosso bairro de Benfica, terá sido, sem dúvida alguma, a de ter permitido que Domingos Estanislau tomasse conhecimento com o "Retalhos de Bem-Fica"... e, assim, tenha iniciado uma colaboração mais directa neste blog comunitário.






Fruto dessa colaboração e parceria, fui ontem de manhã recebida pelo Lau ("nome de guerra" pelo qual é conhecido em toda a freguesia), nas instalações do Clube Futebol Benfica (ou, como continua ainda hoje a ser, carinhosamente, apelidado: "FóFó")... onde, diga-se de passagem (e para minha grande vergonha de bemfiquense), foi a primeira vez, em 34 anos, que entrei.






O Lau havia lançado neste blog, recentemente, um repto a todos os vizinhos e comerciantes de Benfica, a propósito das festas de Junho em Lisboa, das marchas populares e, em particular, do espírito de comunidade que urge reforçarmos em Benfica.

E foi com o intuito de falarmos melhor sobre tudo isso que me desloquei ao "FóFó" (mas sobre isso, falarei melhor num outro post).





Não se sabe ao certo, mas dizem os mais velhos que o Clube Futebol Benfica existe desde 1895, contudo, a sua reorganização apenas se efectua a 23 de Março de 1933, data que se assinala como aniversário do Clube.

A fundação do Clube Futebol Benfica estará, também, em certa medida, ligada à própria Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica, investigação que tem sido levada a cabo pelo nosso amigo Pedro Macieira em colaboração com o Lau.






Excepcionais atletas, campeões do Mundo e da Europa, formaram-se e cresceram no Clube Futebol Benfica: Sidónio e Olivério Serpa, Torcato Ferreira, Fernando Adrião, Livramento e Paulo Bento, entre muitos outros.

Actualmente, praticam-se diversas modalidades neste Clube: Atletismo, Futebol, Futsal, Ginástica, Hóquei-campo, Hóquei de Sala, Hóquei Feminino, Karaté, Natação de Lazer, Patins em Linha, Yoga e Futvolei.

É, também, o Clube Futebol Benfica que tem liderado a organização, ao longo dos tempos, da Marcha Popular da nossa freguesia, a qual era sobejamente conhecida pelo destaque concedido a um burro que a encabeçava, relembrando assim as memórias de ruralidade do nosso bairro.





O Clube Futebol Benfica tem, actualmente, cerca de 3.500 associados e um número de 1.150 atletas.

O importante palmarés desportivo do "FóFó" e, no fundo, o seu contributo histórico para o desenvolvimento do desporto local, estão bem presentes ao longo de todos os corredores e salas que Lau, com um brilhozinho nos olhos, nos foi, gentilmente, mostrando: onde uma colecção infindável de recortes de jornais emoldurados, taças e troféus (nacionais e internacionais) relembram a glória e a mística deste pequeno clube (um dos mais antigos clubes populares de Lisboa).




Inseridos numa área de 28.700 m2, ali bem perto do Mercado de Benfica, encontram-se um campo relvado, um campo de relva sintética, dois ringues e um complexo comercial de 18 lojas.

Para o futuro, o Clube Futebol Benfica tem prevista a construção de uma piscina, dois ginásios, um polidesportivo, um parque de estacionamento e um infantário, como nos conta entusiasmado Lau (o homem que, há longos anos, preside este Clube, o dirigente associativo que acompanha a grande maioria dos jogos dos seus atletas e a quem corre nas veias o bichinho do desporto).





O "FóFó" continua, assim, a desenvolver um importante papel de catalisador desportivo e cultural na freguesia de Benfica. Exercendo, também, por outro lado, um não menos importante papel social, ao receber no seu seio jovens que, voluntariamente, têm que realizar trabalho comunitário, ao abrigo dos programas do Instituto de Reinserção Social.

Muito agradecemos, ao nosso amigo Lau, por esta visita ao Clube Futebol Benfica!



Mais fotografias aqui.





7 comentários:

Cecilia disse...

Na noite do desfile das marchas populares, até o burro tinha o previlégio de andar de autocarro! Um autocarro de dois andares com porta aberta atrás entrava na Rua Claúdio Nunes para transportar os marchantes, desde a sede do Fófó, até à Avenida. O burro que fazia as delícias da pequenada fechava o cortejo.

Helena disse...

É este ano que voltamos a ter um burro na marcha? qual será o burro residente mais próximo? ;)

DOMINGOS ESTANISLAU disse...

Cecilia e Helena, a questão do burro para nós não seria problema se não houvesse um impedimento de ordem legal, pois para levarmos o burro à Avenida teriamos que ser os últimos a desfilar e por isso deixámos de levar o burro, que retirou algum efeito à Marcha. Entretanto, vou desvendar, para vocês apaixonadas pela Marcha, que estou a trabalhar para termos burro em Benfica, mas na "BENFICA EM FESTA" que espero seja um sucesso. Com o apoio deste blog vamos ter uma grande festa em Benfica. Vou dando novidades, ok?

Alexa disse...

Caros Amigos:
Bons tempos esses!... Também ainda me recordo do burro.
E, se não estou em erro, houve até um ano em que, devido aos impedimentos legais de que o Lau falou, o burro desceu a Avenida de fraldas... ou estarei a sonhar?! ;)

Alexa disse...

Lau: excelente novidade essa que aqui nos deixou a propósito do burro e do "BENFICA EM FESTA!".

Estou certa de que será um enorme sucesso essa festa na nossa freguesia, em Junho.
E só espero que os nossos leitores aqui possam ir deixando mais algumas sugestões!

Helena disse...

e um autocarro, não se arranja? verde de dois andares? ;DD

e fazia-se um concerto com músicas dos anos 80... sei de uma artista que ficaria encantada se a convidassem mais à sua banda... ;)

e descobria-se quem é que tem a receita dos passarinhos do paraíso!!! e dos caracois ainda sem aquele fermento todo!!! tem que ser um pasteleiro dos bons, com métodos antigos, nada de modernices!!!
;DDD

os triciclos dos vendedores incluídos na marcha era um espectáculo...

DOMINGOS ESTANISLAU disse...

Helena quem é essa banda? Melhor: se quiser juntar-se a nós e tratar do assunto faça favor. Ver as condições e informo-me, está bem?