quinta-feira, 11 de março de 2010

Alguém se reconhece?




Fotografia enviada por Alice Silva,
através do Clube Futebol Benfica





Turma da 3ª Classe da Escola Primária Oficial nº 124.



10 comentários:

DOMINGOS ESTANISLAU disse...

Alexandra esta Escola não é a do patronato. É a escola Primária nº 124, onde hoje o FUTEBOL BENFICA desenvolve algumas actividades. Fica quase em frente à Vila ANA E Vila Ventura.Esta Escola não tem nada a ver com a do Patronato.

Alexa disse...

Lau: muito obrigada! Vou já corrigir.

Como não me indicou a data, quando enviou a foto, parti do princípio que era a escola 124 de que o Fausto tinha aqui falado.

Abraço

Fausto disse...

Olá amigos

Tenho aqui na minha mão o meu boletim de passagem da 1ª para a 2ª Classe da Escola Primária Oficial nº 124, exactamente a Escola do Patronato da Freguesia de Benfica.
Posso enviar para comprovar, mas penso que este boletim circula no nosso BLOG. Eu nunca frequentei a Escola António Maria dos Santos que o Lau menciona. Nessa escola, fiz os exames da 3ª e da 4ª Classe, apenas.

Um abraço a todos

Fausto Castelhano

Alexa disse...

Fausto: esse boletim, de facto, está publicado aqui no blog, num dos seus posts.
Agora fiquei confusa com tudo isto!

Lau: será que poderia, pff., confirmar com a Dª. Alice Silva se esta era de facto a Escola nº 124?
Obrigada!

Fausto disse...

Meus amigos

Basta atentar um pouco no próprio enquadramento da fotografia. Normalmente, as fotos das turmas com o respectivo professor/a ou se obtinham na própria sala de aula (como agora se costuma fazer. Com as minhas filhas e o meu neto assim foi) ou então, era junto à própria escola e, na maioria dos casos tendo, como pano de fundo, a própria fachada da escola. Era quáse uma exigência. Na Escola António Maria dos Santos esta situação não era viável. Com a exiguidade do espaço que dista do portão da escola (na Estrada de Benfica) e a fachada principal do edifício, tal não seria possível sem lá estar, em segundo plano, a fachada da própria escola. A foto, com toda a probabilidade, foi tirada no pátio da escola do Patronato Paroquial de Benfica. Um dos muros (enquadrado por arbustos que davam uma espécie de camarinhas) dava para o antigo Campo Francisco Lázaro e, o outro muro, era a continuidade do próprio edifício do Patronato (que corria junto ao passeio da Estrada de Benfica). Pela própria foto se verifica que, onde a foto foi obtida, o espaço era de razoáveis dimensões. Era o nosso recreio...
Na minha opinião, a nossa amiga D. Alice Silva tem toda a razão!

Um abraço para todos os amigos

Fausto Castelhano

Alexa disse...

Fausto: muito boa e clarividente apreciação que fez, sim senhora... para além de que tem toda a l+lógica o que menciona relativamente à fachada.

Na escola do Patronato havia turmas apenas de raparigas e apenas de rapazes?

João disse...

Alexa: só por mera curiosidade - esta fotografia é de que ano ? Anos 40 ? Anos 50 ?

Curioso o facto de aparecerem meninas na foto sem terem a bata vestida...

Alexa disse...

João: estou a aguardar que o Domingos Estanislau, que me enviou esta foto, me confirme a data da mesma.

Mas sim, é bem curiosa a questão da ausência de batas.

Fausto disse...

Bom dia amigos

Na escola do Patronato Paroquial de Benfica havia maninos e meninas. Eu fui para lá em 1946. E até funcionava uma secção infantil para os mais pequeninos. Um pormenor que nos levou a mudar de escola, eu e o meu irmão, é que se rezava muito. Nós, pequenitos, achávamos que eram rezas a mais...De manhã, à hora do almoço, depois do almoço, à saída. Fizemos queixa ao meu pai, com muita pena da minha mãe mas...saímos mesmo. Deu-nos p'rá ali...Mas era uma boa escola...Fomos para a escola Nº 47 que ficava nas traseiras da Sopa do Barroso (ou do Sidónio) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Esta escola ficava entre os antigos Bombeiros e a rampa que nos leva até à antiga Escola do Magistério Primário.

Um abração a todos

Fausto Castelhano

DOMINGOS ESTANISLAU disse...

A FOTOGRAFIA É DE 1954 E A MINHA MULHER ALICE SILVA, QUE É A PRIMEIRA DO LADO ESQUERDO DA FILA CIMEIRA CONFIRMA QUE É A ESCOLA 124 ATÉ TERMINAR A 4ª CLASSE NUNCA ANDOU NOUTRA