terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Encontro-Informativo sobre as Vilas com o PPD/PSD + Reunião da AML




O Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura recebeu hoje, junto às Vilas, uma comitiva de 4 deputados municipais do Grupo do PPD/PSD na Assembleia Municipal de Lisboa.



Copyright da fotografia: Grupo Municipal do PPD/PSD (2010)



Neste encontro-informativo, o Movimento de Cidadãos deu conta aos deputados municipais das suas preocupações relativamente ao facto da intimação da Câmara Municipal de Lisboa para a realização de obras de conservação ainda não ter sido devidamente cumprida pela empresa proprietária das Vilas (sobretudo, tendo em linha de conta a Recomendação pelas Vilas, aprovada por unanimidade, em Abril passado, pela Assembleia Municipal de Lisboa).

O Movimento de Cidadãos coloca sérias reservas a este protelar do avanço para a realização de obras de conservação, o que deixa transparecer que, eventualmente, pode estar a ser empreendido de uma forma intencional, de modo a que, com o passar dos anos, as Vilas se degradem ainda mais, vindo a correr o risco de ruir... podendo, então, vir a ser demolidas (este é o único factor que permite a demolição de imóveis listados no "Inventário Municipal de Património").

Luís Graça Gonçalves (Vice-Presidente do Grupo Municipal do PPD/PSD) informou os 4 membros do Movimento de Cidadãos que estiveram presentes neste encontro-informativo que, nessa mesma tarde, aquando da sua intervenção na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa (AML), iria questionar o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) sobre o facto da grande maioria das moções e recomendações emanadas pela AML não terem qualquer eco junto da CML (sendo que iria referir, entre outros exemplos, o caso da Vila Ana e da Vila Ventura).


Ver aqui a notícia relativa a esta visita no website do Grupo Municipal do PPD/PSD.



-------



31ª Sessão - 6ª Sessão Ordinária (2ª Reunião)
da
Assembleia Municipal de Lisboa (14/12/10)




Neste âmbito, no seguimento do requerimento escrito do Grupo Municipal do Partido Ecologista "Os Verdes", pedindo informações sobre este assunto ao Presidente da CML, esta tarde, na reunião da AML (a que assistimos online), o Vice-Presidente do Grupo Municipal do PPD/PSD, na sua intervenção, questionou publicamente a propósito de ainda não ter sido dado seguimento pela CML ao principal objectivo da Recomendação pelas Vilas (aprovada pela AML).

Em resposta às diversas questões relacionadas com a Habitação, colocadas pelos deputados municipais da oposição nesta reunião, a Vereadora da Habitação, Arqª. Helena Roseta (que tem intermediado o caso das Vilas dentro da CML), começou por responder, em particular, à questão das Vilas (suscitada pelo Vice-Presidente do Grupo Municipal do PPD/PSD).
A Senhora Vereadora enunciou os mesmos pontos que já tinha avançado anteriormente ao Movimento de Cidadãos, na Reunião descentralizada da CML em Benfica; aproveitando, ainda, para informar a AML que as Vilas são propriedade privada e o seu proprietário é uma pessoa "associativa", que tem bastante conhecimento de leis. Sendo que a CML não se pode, constantemente, substituir aos proprietários nestas questões.
A Vereadora aproveitou, ainda, para referir que é importante que Movimento de Cidadãos esteja a ser tão activo, pois só assim se salva património.








Sem comentários: