Mostrar mensagens com a etiqueta Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Obra a Obra, a Escola melhora"




- Visão de um Aluno da Escola Pedro de Santarém, a propósito das obras de remodelação -


(por Tiago Ferreira)

*** com um breve complemento final de Alexandra Carvalho



Como é do conhecimento da grande maioria dos habitantes de Benfica, a Escola Eb 2.3 Pedro de Santarém tem estado num percurso de obras, com data final agendada entre Março ou Maio, deste novo ano.

Desde 2009 que os alunos têm algumas aulas em 12 monoblocos (como é o meu caso), espaços que no Inverno não têm condições algumas para tais aulas ocorrerem, chovendo lá dentro e sendo bastante frios (têm ar condicionado, mas a maior parte dos aparelhos encontram-se estragados).
Da parte da manhã, nem nos quadros novos brancos as canetas conseguem escrever, devido à humidade, o que causa uma grande dificuldade em dar as aulas, como devem compreender!...

Os monoblocos, situam-se na periferia do refeitório, estando muitos deles cheios de lama, devido às obras...

Todos sabemos que os alunos não estimam o que lhes oferecem, mas se calhar a escola também não proporciona as condições devidas...

Actualmente, já estão dois blocos novos totalmente prontos (faltando apenas alguns "retoques"), o refeitório, também se encontra totalmente finalizado.






Faltando, apenas, o edifício da fachada, que pelo que me disseram (se não fui mal informado) está a demorar um pouco mais, porque descobriram que o edifício estava em risco de ruir...



Edifício principal da fachada da Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém
Direitos de autor da fotografia da Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém (in website)



Depois faltam apenas, na parte da frente, uns pequenos espaços, que pelo que sei vai ser um pequeno jardim, para os alunos do 1º ciclo... A Escola agora, também tem do 1º ao 4º ano...






A Escola está totalmente nova, mas muita gente prefere a mais antiga.

A nova Escola, tem apenas dois ginásios (para cerca de 800 a 950 alunos), pertencendo um deles ao 1º ciclo, e tem apenas (por enquanto) um campo de futebol feito de esferovite, pelo que nem pode levar balizas, para as aulas de Educação Física.

As salas de aulas estão bem feitas, janelas duplas, etc...
Vou contar-vos uma coisa, completamente inédita e que só se deve de ver em Portugal: os arquitectos que fizeram o projecto da escola, em algumas salas, colocaram o projector junto ao alarme de incêndio... Como podem imaginar, com o calor do projector, o alarme de incêndio dispara!!!

Pelo que sei, esta sexta-feira, dia 7 vão, finalmente, chegar 91 computadores novos e 12 quadros interactivos!!






Todos se interrogam, como é que a "Pedro de Santarém", quando estiver totalmente pronta, vai ser controlada!
Porque a outra Escola, era mais pequena e não tinha controlo nenhum; nesta Escola nova, muito menos controlo haverá (penso que, no total, devem ser mais ou menos 15 ou 20 funcionárias... o que para uma escola com 800 a 950 alunos é muito pouco!).

Poderíamos dizer que estas obras foram muito mal projectadas, mas enfim contentemo-nos com o que temos!....

Penso que seria importante divulgar estas fotos que junto envio (fotos disponibilizadas no site da escola), afinal estamos a falar da Escola mais antiga de Benfica!...



Reportagem da TVI sobre as obras na Escola Pedro de Santarém (22/09/10).



****



A Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém foi a primeira escola preparatória da freguesia de Benfica, tendo o seu edifício actual sido inaugurado em Outubro de 1969.

No entanto, a Escola não teve origem no local onde hoje se situa. A sua História é muito mais antiga. Nasceu a 13 de Agosto de 1946, pelo Decreto-Lei nº 35804, nas instalações do antigo Convento Franciscano de Santo António da Convalescença, no tempo em que a freguesia de Benfica estendia os seus limites até à zona de Sete Rios.

Para instalar e dirigir a nova Escola foi designado o Dr. António Gonçalves Matoso, autor dos célebres compêndios de História que prepararam muitos alunos e pai do notável historiador José Matoso.

A Escola de Pedro de Santarém, pioneira na Freguesia de Benfica, preparou várias gerações dos seus moradores; tendo-lhe cabido, ainda, o mérito de, num notável exemplo de ligação à comunidade, em 1974, a suas expensas e com os seus recursos humanos, recuperou e converteu uma velha casa abandonada, no Infantário a que, mais tarde, foi dado o nome de "Pedrita".



As actuais obras de remodelação que a Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém está a sofrer encontram-se inseridas no Programa "Escola Nova" - um plano de acção da Câmara Municipal de Lisboa (2008-2011) para a renovação da rede pública do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho de Lisboa, que envolve a construção de 7 novas escolas e a intervenção em 80 estabelecimentos escolares.
Enquadradas, a nível mais alargado, na própria política do actual Governo de "requalificar escolas para combater a crise".

O título principal do presente post ("Obra a Obra, a Escola melhora") é o slogan utilizado na publicidade que encabeça todos os placards relativos ao Programa "Escola Nova".









sábado, 7 de novembro de 2009

4ª Feira de Artesanato da Escola Pedro de Santarém







No seguimento das iniciativas anteriores, a Associação de Pais da Escola Padre Álvaro Proença organiza este sábado, entre as 10h e as 17h, mais uma Feira de Artesanato na Escola Pedro de Santarém.

Nesta Feira vai ser feita uma recolha de alimentos para crianças carenciadas da Escola Álvaro Proença, pelo que todos os donativos são bem vindos e apreciados.



Datas das próximas feiras (até ao final do ano):

12 Dezembro – Sábado - Feira de Natal
9 Janeiro – Sábado
6 Fevereiro - Sábado
6 Março - Sábado
27 Março - Sábado - Feira da Páscoa
1 Maio - Sábado
5 Junho - Sábado





segunda-feira, 21 de setembro de 2009

2ª e 3ª Feiras de Artesanato da Escola Pedro de Santarém




No seguimento da 1ª Feira de Artesanato da Escola Pedro de Santarém, realizada no passado mês de Maio, a Associação de Pais da E.B.1 Padre Álvaro Proença vai organizar dois novos eventos similares:


II e III Feiras de Artesanato da Escola Pedro de Santarém
dias 27 de Setembro e 11 de Outubro (Domingo)
das 10h às 17h
No recinto da Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém



Os objectivos destas duas Feiras são o de angariar fundos que, juntamente com as quotas pagas anualmente pelos membros da Associação de Pais, permitam dinamizar actividades em prol dos alunos.





Como nos explicou Aldina Mendes, da Associação de Pais da E.B.1 Padre Álvaro Proença, com vista a alcançar estes objectivos, a Associação irá ainda vender rifas para um cabaz de Natal (durante o mês de Novembro) e fazer um arraial popular no final do ano.

Os proventos destas actividades vão destinar-se no seu conjunto a:

- Comprar uma prendinha de Natal para todos os meninos da escola (do primeiro ao quarto ano, à volta de 120 meninos);
- Ajudar nos custos da viagem de fim de ano (no ano passado os meninos foram à Tapada de Mafra);
- Comprar uma prenda de fim de ano para os alunos finalistas do 4º ano (no ano passado foi comprado um dicionário para cada aluno).

À partida, como salienta Aldina Mendes, estes podem parecer "objectivos muito modestos mas fazem toda a diferença para muitas destas crianças!"

Por outro lado, associada a estas iniciativas, a Associação de Pais tem um outro objectivo (de carácter não financeiro) que, a médio prazo, esperam que venha a fazer muita diferença: - estas iniciativas pretendem trazer à escola os pais; fazê-los partilhar o espaço, conhecer os professores, conhecer os alunos, conhecer outros pais, dar um rosto à escola.

Como nos explica Aldina Mendes, "A nossa convicção é que se os pais conhecerem a escola, se esta deixar de ser uma entidade anónima, para passar a ser um espaço amigável e conhecido, os pais passarão a ser mais interventivos, passarão eles próprios a ser mais interessados no progresso escolar dos seus educandos e estarão mais atentos à vida escolar, acreditamos que essa interacção com a vida escolar se vai traduzir num maior empenhamento e interesse dos alunos. Este é o nosso maior objectivo, levar os pais a perceber que escola e família têm que estar unidas para conseguir levar a bom termo a educação dos nossos filhos, não podemos estar de costas voltadas e culparmo-nos mutuamente quando as coisas não correm bem."




O "Retalhos de Bem-Fica" associa-se uma vez mais a esta excelente iniciativa, promovendo a sua divulgação.

Convidamos, assim, todos os nossos leitores e amigos a visitarem estas Feiras (aproveitando, em particular, o facto de nesses dias se realizarem respectivamente as eleições legislativas e autárquicas).



sábado, 30 de maio de 2009

1ª Feira de Artesanato da Escola Pedro de Santarém







Os folhetos de divulgação começaram a aparecer no início da semana passada, espalhados por todas as paredes de Benfica, e até mesmo junto a caixas de multibanco.

Ficou a curiosidade no ar. E, esta manhã, decidi por lá passar para dar uma espreitadela.









O ambiente que se vivia nesta primeira manhã da 1ª Feira de Artesanato da Escola Básica 2.3 de Pedro de Santarém era bastante agradável: os artesãos convidados a participar no pátio da escola, expondo os seus trabalhos (a troco de um pagamento quase simbólico), conversavam animados entre si, iam produzindo mais alguns artigos e sorriam para os visitantes.





Do outro lado do recinto, algumas crianças cantavam e tocavam guitarra, animando a manhã demasiado quente que se fazia sentir; enquanto outras vendiam os seus colares feitos de trapilho; e os pais e encarregados de educação tratavam da exposição e venda de pequenos bolos e guloseimas.





A 1ª Feira de Artesanato da Escola Pedro de Santarém foi organizada pela Associação de Pais da Escola E.B.1 Padre Álvaro Proença (a qual se encontra integrada no Agrupamento de Escolas de Pedro de Santarém ler a história desta escola aqui) e destina-se a angariar fundos para uma viagem de fim de ano lectivo memorável para estas crianças.

Se quer passar um bom bocado, ouvindo música e vendo o que por aí se vai fazendo de interessante a nível de artesanato (e contribuindo, também, para a viagem destas crianças), visite esta feira, que ainda estará aberta amanhã, das 11h às 18h.

Aproveitamos para aqui deixar os nossos sinceros parabéns a esta Associação de Pais pela excelente iniciativa (que demonstra grande empreendedorismo).
E fazemos votos para que, futuramente, se continue a dar continuidade à Feira, como forma de dinamizar a própria coesão social entre os habitantes da freguesia.