sábado, 21 de março de 2009

Dizem que há males que vêm por bem...










... E o desaparecimento da "minha" Luana, encontrada mais tarde na vivenda do Eng.º Raposo, trouxe-me às mãos (emprestado), uma das primeiras edições do livro (que procurava há largos meses) "Benfica através dos Tempos", publicado em 1964 pela União Gráfica.

Segundo parece, também, a esposa do Eng.º gostava muito de escrever sobre a freguesia de Benfica, e tinha este livro como uma Bíblia, junto à sua cabeceira.






2 comentários:

Paulo Sousa disse...

Engraçado!... O autor deste livro, foi o Padre que me baptizou no Domingo de Páscoa de 1970, na Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica.

Fausto disse...

O Padre Álvaro Proença, enquanto pároco da Freguesia de Benfica fez,
verdadeiramente, um trabalho notável. Todavia, e no meu ponto de vista, homem demasiadamente autoritário p'ró meu feitio. Daí que, me tivesse recusado a casar na Igreja de Nossa Senhora do Amparo de Benfica pela exigência de 3 meses de preparação p'ró casório. Claro que, as minhas filhas, também não foram aí baptizadas. Rumámos à Igreja da Luz na vizinha Freguesia Carnide onde este tipo de miudezas não tinham lugar. Ao Padre Francisco, Franciscano, mais tarde, Bispo de Santarém, contei-lhe o episódio. Achou graça e, numa semana, resolveu o problema!
No segundo casamento em 1983, a repetiu-se a mesma cena. O padre Proença já tinha falecido mas, o substituto, manteve a norma, agora eram só dois meses. Nem assim. Eu tinha lá tempo! Tornei a Carnide e agora, com o Padre Filipe, Franciscano. Um bom homem. Problema resolvido em meia dúzia de dias. Claro que arranjei uma morada na Freguesia de Carnide que foi a única exigência.

Abraço
fausto Castelhano