sexta-feira, 19 de junho de 2009

"CALOR" - O Fim










Acreditámos que a sua morte anunciada, poderia estar mais longe do que pensáramos...

Afinal, a casa que outrora pertenceu aos irmãos Serpa, os famosos hoquistas, tombou hoje, dia 19 de Junho de 2009.

No seu lugar aparecerá, certamente, mais um prédio a inundar a Benfica antiga, que é pena não ser melhor preservada, à semelhança do que alguns têm feito.





Nota Explicativa:

A freguesia de Benfica, à semelhança de outras freguesias de Lisboa, é ainda constituída por um núcleo histórico, datando do século XIX, o qual se estende desde o Largo Ernesto da Silva, passando pelos edifícios remanescentes da antiga Quinta do Tojalinho, nas traseiras da Igreja de Benfica, prolongando-se em seguida pela Rua Ernesto da Silva.

Alguns destes edifícios encontram-se incluídos no "Inventário Municipal de Património" da Câmara Municipal de Lisboa (vide in págs. 113 e 114) - ou seja, apesar de não serem pertença do município, são considerados exemplares arquitectónicos históricos dignos de importância (entre os quais se incluêm, a título de exemplo, o Pátio Ripamonti e a Vila Ana e Vila Ventura).

No que diz respeito ao caso concreto do edifício mencionado no presente post, o mesmo não se encontrava incluído nesse Inventário, tal como a casa térrea ao lado da que foi demolida (foto nº 2) e a casa de dois andares nas suas traseiras (foto nº 3 - por sinal, foi nesta casa que viveu o patriarca dos Lobo Antunes - bisavô da geração actual -, antes de se ter mudado para esta outra - verificar informação mais detalhada nesta entrevista) também não se encontram.

No entanto, à semelhança do que felizmente já vai sendo feito em alguns pontos desse núcleo mais antigo de Benfica, talvez, fosse interessante que estes conjuntos habitacionais fossem preservados e mantidos (como forma de perpetuar a história de Benfica), podendo mesmo ser utilizados para serviços comunitários (como Bibliotecas, Centros de Dia, Creches, etc.).










4 comentários:

Julio Amorim disse...

Era neste edifício e no ferro velho que lá havia, onde se podia vender (e comprar) artigos de origem (por vezes) duvidosa.

Alexa disse...

Júlio: não sabia que esta casa também tinha sido um ferro-velho.
Curiosamente, a vivenda por detrás (onde agora funciona uma empresa de louça sanitária), essa sim soube que em tempos vendeu ferro-velho.

Julio Amorim disse...

Pode ser que eu tenha feito confusao Alexa...já lá vao uns anitos ;-)

Pedro Nolasco disse...

Pois essa casa por tras, de 2 andares foi realmente a casa dos meus avos, antes da quinta na Estrada de Benfica, essa casa era germinada com uma igual, onde anos mais tarde os meus pais e uns tios foram viver, o nosso era o que ainda existe, a outra metade foi demolida para a construção do predio que lá sta, e na altura não puderam construir no espaço com a casa ainda existente porque os propriatarios dessas casas que agora foram demolidas, não quiseram vender. Talvez agora seja a ultima vez que vejo a janela do que foi o meu quarto durante tantos anos, a janela do sotão.
Bons tempos passei naquela Calçada do Tojal, nº3.
Pedro Lobo Antunes Nolasco