sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Largo Ernesto da Silva, Nº 6





"Largo Ernesto da Silva, nº 6" (1970),
Arnaldo Madureira, in Arquivo Municipal de Lisboa




O Largo Ernesto da Silva, escondido por detrás do rebuliço da Estrada de Benfica, é um pequeno nicho que nos relembra tempos antigos da freguesia de Benfica.

Neste largo, as casas de traça antiga da freguesia têm vindo a ser exemplarmente preservadas, quase nos fazendo entoar a frase célebre do blog Lisboa S.O.S.: - "É que podia estar tudo assim!"





No número 6 do Largo Ernesto da Silva, durante anos votado ao abandono, as obras de recuperação começaram já há largos meses.



"Largo Ernesto da Silva, nº 6" (1970),
Arnaldo Madureira, in Arquivo Municipal de Lisboa





Desde então, os progressos têm vindo a ser significativos!...

E, apesar de se notarem algumas diferenças entre o Passado e o Presente (pelo menos, "nasceu" mais uma janela no sótão), a verdade é que o resultado é bastante satisfatório, particularmente, no que diz respeito à preservação da fachada de azulejos.








6 comentários:

Anónimo disse...

O Largo e a Rua Ernesto da Silva fazem também parte de mim, a minha mãe nasceu e viveu aí durante vários anos.
Alexa, continue porque ainda há muito por desbravar e cá estou para a ajudar. Sou a anónima que entrou no dia 3.
Cumprimentos.

Alexa disse...

Cara Anónima: muito obrigada pelo incentivo e, sobretudo, pela sua disponibilidade para ajudar o "Retalhos de Bem-Foca" (se quiser enviar dicas e sugestões ou histórias, pff., contacte-me para palavraseimagens@gmail.com)!

Gostaria apenas de saber o seu nome... porque isto do Anonimato, sempre me fez muita confusão! :)

Um abraço

Pita disse...

Olá eu sou o Guilherme!!! Eu nasci e vivi sempre no Largo Ernesto Da Silva, no nº 2! Pena vcs não terem fotos do edificio!! Sai de Benfica a 1 ano, mas costumo la ir todas as semanas!! Saudades dos tempos de criança, de ver o Largo como ele era!! Para terem mesmo a certeza k falo a verdade eu estudei da 1ª a 4ª classe na antiga escola primaria nº 205, que fica situada na Rua Professor Rafael Duque ;)!! Abraços e Beijinhos!! P.s. Guilherme mais conhecido por Pita :-)

Alexa disse...

Caro Pita: muito obrigada pela sua visita e partilha das suas recordações de Benfica!

Prometemos, brevemente, aqui deixar uma foto do Nº 2 do Largo Ernesto da Silva.

Um abraço

Ricardo disse...

A casa da foto sofreu um incêndio algures no fim dos anos 70. Desde então ficou desabitada e ao abandono por muitos e longos anos.
Ainda bem que a recuperaram.
Parabens pelo blog.

Anónimo disse...

O largo Ernesto da Silva e a Rua Ernesto da Silva foram os nomes atribuídos aos antigos Largo do Espírito Santo e à Rua do Espírito Santo, logo após a implantação da República Portuguesa em 5 de Outubro de 1910. (Fausto Castelhano)