domingo, 1 de agosto de 2010

No rescaldo da Festa...




No rescaldo da "Festa dos 100 anos da Vila Ventura", os ecos que nos têm chegado, de quem participou, têm sido muito positivos: não só através do comentário daquela senhora de idade que apareceu sozinha na Festa, e, no final, dirigindo-se a mim, me agradeceu pelo que estava a fazer pela terra dela; como, também, pela vizinha do prédio ao lado da Vila Ventura, que foi logo comentar com a inquilina da Vila Ventura (que não pode estar presente na Festa), como tinha gostado de toda a organização e dos discursos.

Muito positivo foi, sobretudo, poder ouvir o testemunho livre de dois dos inquilinos das Vilas e o facto das pessoas e das instituições terem ficado muito mais motivadas para continuar a dinamizar actividades juntas. Benfica precisa!...

Logicamente que também tem havido uma série de críticas "costumeiras": ou porque não se ouvia nada mesmo com os microfones, ou porque estava frio e vento, ou porque se acha que as Vilas deviam vir abaixo porque estão num estado miserável (e, apesar de pensarmos isso, vamos na mesma para a festa, para poder dizer mal de tudo e mais alguma coisa e azucrinar a cabeça de quem a organizou), porque isto e porque aquilo... porque... porque...
Enfim, o típico do "portuguesinho" que coloca problemas em tudo, mas depois, na prática, não é capaz de ajudar ou de propor alternativas (enquanto as mentalidades assim forem, muito haverá ainda por fazer neste nosso país!).

Esta Festa foi sinónimo de termos feito o que pudemos, com os meios humanos e recursos disponíveis. Muitas pessoas estiveram envolvidas na preparação da mesma, disponibilizaram as suas horas de trabalho e/ou de lazer e voluntariaram-se para que a mesma fosse possível.
Pessoalmente, penso que conseguimos dar muita dignidade a esta comemoração, como ela merecia. E, por isso mesmo, só tenho a agradecer a todos aqueles que acreditando que era possível, fizeram com que esta Festa acontecesse!



Em jeito de conclusão, gostaria de aqui vos deixar dois comentários sobre a Festa, os quais considero muito pertinentes, por realçarem duas situações (uma mais positiva, outra nem tanto) relacionadas com a mesma, sobre as quais é bom pensarmos um pouco...





[clicar na imagem para ler o post do Domingos Estanislau]






[clicar na imagem para ler o post do Miguel Coelho]









2 comentários:

Julio Amorim disse...

São movimentos destes que Lisboa necessita....centenas deles!

Os meus agradecimentos pelo vosso empenho!

Alexa disse...

Júlio: muito obrigada pelas suas palavras e incentivo!

Para isso, é necessário que a grande maioria das pessoas aprenda que pertencer-se a Movimentos Cívicos não é só deixar o nosso nome num papel... há que fazer mais, participar e não ter medo!

Abraço