sexta-feira, 13 de maio de 2011

Trocas & Baldrocas: E-mails e Ofícios em Papel da CML




(por Alexandra Carvalho)



Passado 1 mês e 2 semanas sob a recepção deste forward de e-mail (que a Senhora Vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa dirigiu à Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica) - com que o Gabinete da Vereadora, Arqª. Helena Roseta pretendeu dar conta ao Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura do ponto de situação deste caso; recepcionámos, agora, o mesmo texto em ofício formato papel (e, desta feita, dirigido ao Movimento de Cidadãos - sem se tratar de um reencaminhamento de correspondência dirigida a outrém).

Talvez, agora, possamos, então, remeter oficialmente à Senhora Vereadora da Habitação a nossa opinião sobre o facto da sociedade proprietária (constituída por duas empresas sediadas em Gibraltar) "(...) não dispõe de capitais próprios suficientes para levar a cabo as obras intimadas." e o que este protelar de tempo implicará; ou, esclarecer a Senhora Vereadora que não é só a Vila Ventura que se encontra ocupada, havendo, também um Morador-Inquilino na Vila Ana.





[clicar na imagem para ampliar e ler]





O mais curioso é que, apesar do ofício em questão vir datado de 29/04/11, a carta só nos chegou a 10/05/11 (conforme se pode verificar no aviso dos CTT de entrega de carta registada abaixo)...





[clicar na imagem para ampliar e ler]





Ou melhor, o ofício nem nos chegou a ser entregue pela funcionária da estação dos CTT de Benfica, na medida em que do Gabinete da Senhora Vereadora da Habitação da CML continuam a endereçar os ofícios apenas em nome do Movimento de Cidadãos e não ao cuidado de alguém. Logo, e como este é um movimento informal de cidadãos, não se encontrando legalmente constituído, nos CTT solicitam sempre um documento legal do Movimento (não aceitando que, apesar da correspondência vir endereçada para a minha morada, eu tenha alguma coisa a ver com o Movimento de Cidadãos ***).

Esclarecemos que o ofício nos foi, posteriormente, entregue pelo Gabinete da Senhora Vereadora da Habitação da CML, a nosso pedido, via e-mail, em formato digitalizado (o qual se anexa acima).











(***)- Quanto aos CTT e a este processo dúbio de levantamento de cartas registadas que impera na Estação de Benfica, também, já foi efectuada uma queixa no livro de reclamações, na medida em que, é do conhecimento público, que diversas pessoas em Benfica - amigas e/ou conhecidas das funcionárias da Estação - levantam cartas registadas sem sequer apresentarem qualquer documento de identificação.





4 comentários:

Julio Amorim disse...

As leis de Portugal são "um tigre sem dentes"....
Se o proprietário não tem capital para manter os seus edifícios, o problema é seu. Ou vende, ou arranja dinheiro doutra forma. Não cumpre os prazos estipulados (e as leis em vigor)...expropriação e venda em hasta pública. De "pantufinhas" já não vamos a lado nenhum.

Alexa disse...

Pois, tem toda a razão, amigo Júlio!...

O grande busílis da questão neste caso é o facto do Director da empresa proprietária das Vilas "ser quem é"!!

Se fosse um "Zé-ninguém", outro galo cantaria, certamente!!!

Mas tenhamos esperança... que deve ser sempre a última a morrer! ;)

Abraço

João Carlos Sanches disse...

Interessante...
Não vos foi entregue o ofício, mas ele está aqui publicado. Curioso! Como?

E já agora, formalizar o Movimento, não? Se quer continuar a assinar como Movimento, formalize-o. Ou então assuma de vez o seu interesse pessoal na causa e passa a assinar Alexandra. Outros interessados, se quiserem assinem consigo.

Alexa disse...

Caro João Carlos Sanches: muito obrigada pelo seu comentário.

De facto, foi bom ter comentado, pois, por lapso, não mencionámos neste post que o ofício nos foi entregue via e-mail, digitalizado (vamos acrescentar isso no post, para não induzir ninguém em erro). Obrigada!

Quanto ao Movimento de Cidadãos, aproveito para esclarecer que para assinarmos como tal, não necessitamos de estar formalizados legalmente, uma vez que, caso não saiba (ou não tenha lido os posts anteriores sobre este assunto), somo um movimento informal de cidadãos, como tantos outros existem neste país.
Em relação à formalização legal do mesmo, tem sido um assunto intensamente debatido no seio do Movimento de Cidadãos, mas optámos por não o fazer, devido a uma série de razões.
Penso que o meu interesse pessoal nesta Causa está bem explícito e assumido desde o seu início (ou não teria empreendido uma série de acções que empreendi)... pelo que não compreendo de todo o teor do seu comentário.
Obrigada!