sábado, 9 de fevereiro de 2013

A Mata de Benfica reabriu






(por Alexandra Carvalho)



Fotografia de Alexandra Carvalho (2013)


FINALMENTE!... A Mata de Benfica reabriu ao público esta manhã.



****



"Mata de Benfica deverá reabrir sábado
Publicado em 2013-02-08 

PAULO LOURENÇO, in
"Jornal de Notícias"





Fotografia de PAULO LOURENÇO/JN




A população de Benfica, em Lisboa, tem protestado contra o encerramento prolongado do Parque Silva Porto, vulgo Mata de Benfica. Mas, como o JN constatou no local, a segurança dos visitantes não deixou alternativa. O espaço deve reabrir parcialmente este sábado. 

 "O temporal derrubou 11 árvores e mais 37 ficaram apenas seguras pelas copas de outras. Além disso, houve um talude, que até já estava sinalizado, que derrocou sobre a principal rua do parque", explica ao JN Inês Drummond, presidente da Junta de Freguesia de Benfica, que desde novembro tem a gestão daquele que é um dos pulmões verdes da capital. 

 Os efeitos da destruição provocado pelo vento forte de 19 de janeiro são ainda visíveis. Troncos de árvores de grande porte caídos entre a vegetação - um deles ficou mesmo inclinado sobre uma escola vizinha - bancos partidos e terras arrastadas do talude que cedeu para a rua que liga as duas entradas do espaço são alguns dos exemplos mais visíveis. 

"Tudo isto ditou a uma intervenção de grande complexidade, que obriga à movimentação de maquinaria e veículos pesados no interior do parque. Se o mantivéssemos aberto, seria muito perigoso ter crianças, e não só, a passear por aqui", justifica a autarca. 

 A presidente da Junta acrescenta que a parte mais difícil dos trabalhos já está concluída, e que conta amanhã poder reabrir o espaço ainda que com algumas restrições. "É preciso manter algumas zonas interditas por enquanto, para que os trabalhos decorram em segurança. Por isso, teremos técnicos no parque a explicar às pessoas o que ali aconteceu e o que está a ser feito", adianta. 



População vai plantar árvores novas


Relativamente às críticas da população, a autarca garante que compreende a vontade das pessoas em fruir de um dos pulmões verdes da cidade, mas sublinha que "a segurança tem de ser sempre a principal preocupação". "A mim também me custa imenso ver o parque fechado", confessa, apesar de facilmente se perceber que à Junta não restava alternativa.

A empreitada de reconstrução - orçada em 70 mil euros - deverá, no entanto, prolongar-se por mais algumas semanas. 

No final, a Junta de Freguesia vai convidar a população e os amigos do parque a participarem na plantação conjunta de mais de 100 árvores novas para compensar a destruição causada pelo temporal."







Sem comentários: