sexta-feira, 10 de julho de 2009

Palácio dos Condes de Caria






"Quinta das Laranjeiras" (s/data),
Arnaldo Madureira, in Arquivo Municipal de Lisboa






No vasto terreno do que outrora constituiu a Quinta das Laranjeiras, para além do Palácio do Conde de Farrobo e do Jardim Zoológico, encontra-se ainda instalado um palacete antigo onde, até há bem pouco tempo, funcionou um selecto restaurante.









Composto por dois edifícios, interligados por uma ampla entrada onde, noutros tempos, se deixavam os cavalos a repousar...






Este palacete apresenta ainda a particularidade de ter um portão de entrada para o que se nos afigura ser um imenso jardim, nas traseiras do palacete.








O Palácio dos Condes de Caria, sito na Estrada das Laranjeiras, Nº 174-176, confluindo com a Praça Nuno Rodrigues dos Santos, Nº 16-16A, faz parte do "Inventário Municipal de Património"... encontrando-se hoje em dia, tal como muitos outros edifícios antigos, para venda.








6 comentários:

Helena disse...

muito bem, querida
:)*

Alexa disse...

Muito obrigada pela visita, Helena!
Bjs

Helena disse...

e cá andamos nós! lol

beijinho

Carlos Mesquita disse...

Chamar a este palacete palácio dos condes de caria é uma invenção muito recente, visto que só por morte de Boaventura Freire Corte Real Mendes de Almeida ( 1934 ) filho do casal beirão que o comprou em meados do século XIX, é que surge sua mulher como 4ª condessa de caria(?) e daí a desvirtuação do nome daquilo que foi desde sempre e só a QUINTA DAS LARANJEIRAS

À vossa disposição

Carlos Mesquita

Anónimo disse...

Tirou uma fotografia á carrinha kia que por acaso é minha porque a casa é habitada .

Anónimo disse...

boa noite. e como se chamava o "selecto restaurante"?
obrigado,
LPA