domingo, 29 de novembro de 2009

200 anos da Igreja Paroquial de Benfica




" Igreja de Nossa Senhora do Amparo, mais conhecida por igreja de Benfica, fachadas principal e lateral" (19?),
Paulo Guedes in Arquivo Municipal de Lisboa



[clicar para ampliar e ler o programa das comemorações]






Antes da existência da actual Igreja de Benfica (ou de Nossa Senhora do Amparo), inaugurada a 10 de Dezembro de 1809, existiam duas outras igrejas, situadas sensivelmente no mesmo sítio, constituindo o lugar de culto da Paróquia de Benfica.

As obras para a construção da Igreja de Nossa Senhora do Amparo, em Benfica, iniciaram-se a 29 de Agosto de 1750, com um projecto do Mestre João Frederico Ludovice, arquitecto do Convento de Mafra.
Os donativos para a realização desta obra foram reais e populares.

Possivelmente por falta de recursos, a obra parou em Dezembro de 1754; tendo, 1755, o Terramoto vindo pôr à prova a solidez da construção.

Só em 28 de Março de 1780 as obras recomeçaram, agora sob a direcção de mestre João Gomes. A construção do novo templo tornar-se-ia uma história muito acidentada, em parte certamente porque o projecto era dispendioso demais para uma população rural de umas 4000 pessoas. Só em Setembro de 1809 se faria o arranque final das obras, com os trabalhos concentrados na capela-mor.

Considerada como concluída no início de Dezembro de 1809, a nova igreja é, finalmente, sagrada com os ritos previstos nos livros litúrgicos. Estes começaram a 10 de Dezembro de 1809, sob a presidência de D. Frei Joaquim de Menezes e Ataíde, bispo de Meliapor, com licença do Partriarca-Eleito de Lisboa, D. António de S. José e Castro, até então bispo do Porto.

Mas, com a sagração da nova Igreja, não cessaram de todo as obras. Entre 1811 e 1813, procede-se ao arranjo do guarda-vento. Em 1840 ergue-se a torre do lado nascente, ficando a do lado poente por construir. Nela se montou um relógio em 1923.

A 1 de Outubro de 1890 a Irmandade do Santíssimo Sacramento, autorizou a construção de um coreto no adro da Igreja. Só em 1900 é que viria a ser construído. O coreto tinha a base em forma octogonal e a cobertura era de ferro, com aspas pintadas.
Em 1958, a sacristia do lado nascente é transformada em Capela Mortuária.

A Igreja de Nossa Senhora do Amparo apresenta uma fachada de três corpos e uma torre. A planta é de uma só nave, possuindo quatro capelas laterais com telas de Pedro Alexandrino.
O adro do lado nascente é enobrecido por um belo cruzeiro, que provinha da Igreja velha. O adro do lado poente cedeu parte do seu espaço, a norte e poente, para a construção do Centro Paroquial, entre 1959 e 1964.



Bibliografia consultada:

Website da Paróquia de Benfica
.


"História da Arquitectura - Lugar de Benfica". Trabalho realizado por Jorge Marcelo, Maria Margarida Lima e Maria Rita Dias Pinheiro (1989).







2 comentários:

Lena Pombinho disse...

Estou tão arrependida de não ter comprado há uns anos na Ulmeiro/Livrarte o livro sobre Benfica do Prior Álvaro Proença ...

Alexa disse...

Lena: quem sabe se, passando pela Ulmeiro/Livrarte, não encontrará ainda, por lá "perdido" um exemplar desse livro!
Mais uma loja única que vale bem a pena uma visita ;)
Um abraço