quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Sugestões de Natal: Bazar dos Ronrons




Na freguesia de Benfica, à semelhança do que sucede noutros bairros, existem inúmeros animais abandonados ou nascidos na rua.

Fruto da negligência humana e da falta de responsabilização da nossa sociedade no que diz respeito aos direitos dos animais, para esses animais a única solução que a estrutura municipal concebe é a do seu encarceramento no Canil/Gatil Municipal de Lisboa e o abate ao fim de 8 dias (se não tiverem a sorte de, antes disso, serem adoptados).
Mas a solução para o flagelo dos animais de estimação abandonados em Portugal e dos animais nascidos na rua não passa, de modo algum (nem deveria passar!), pela tomada de medidas tão extremas, como tem sido apanágio até à data.

A solução passa, em primeiro lugar, pelo desenvolvimento gradual na sociedade portuguesa de uma consciência cívica para o facto dos animais não serem objectos, nem tão pouco seres inferiores ao Homem: se nos encontramos nesta Terra há milhares de anos, já deveríamos ter aprendido a respeitar o meio ambiente e os outros seres vivos com os quais partilhamos o planeta (infelizmente, a esse nível, o Homem parece ter regredido consideravelmente!).
Só através da promoção de uma educação cívica para o respeito para com os animais desde tenra idade se poderão desenvolver as bases para uma sociedade futura em que o Homem e todos os animais possam viver em harmonia.

Paralelamente, assume grande importância o controle populacional dos animais de rua, através das esterilizações, de modo a reduzir o número de animais errantes.




[clicar na imagem para ampliar]




Em Abril de 2007, entrei pela primeira vez no Canil/Gatil Municipal de Lisboa, local que, até essa data, desconhecia.
Passado um ano sobre essa data, aí voltei de novo a ter que entrar, devido à queixa que uma vizinha efectuou, por se sentir incomodada com os gatos que viviam nuns quintais do bairro onde moro... tendo, assim, enviado para o abate certo 7 gatos e as suas crias (muito possivelmente, sem saber o que se passa no local para onde os mandava, porque é sempre mais fácil não termos consciência da repercussão dos nossos actos, quando cometemos atrocidades!).

Desde que entrei pela primeira vez no Canil/Gatil Municipal de Lisboa, muita coisa mudou na minha vida!...
É sempre muito mais fácil prosseguirmos as nossas vidazinhas quotidianas sem termos conhecimento daquele tipo de situações que nos fazem sofrer.
Quando passamos a ter conhecimento das mesmas, podemos optar por duas posturas: - continuar a ignorar aquilo que sabemos que nos vai fazer sofrer; - tentar, de certa forma, no que está ao nosso alcance (mesmo que seja pouco), contribuir para que as mentalidades mudem.

Foi desta forma que surgiu um outro projecto em que tenho colaborado, o "Bazar dos Ronrons".
Através deste projecto, temos empreendido os seguintes objectivos:

- Continuar a alimentar, castrar/esterilizar e acompanhar em termos de saúde 2 colónias de gatos de rua na freguesia de Benfica;

- Promover a divulgação de gatos (de algumas destas colónias e de outras) que se encontrem para adopção, tentando fomentar adopções responsáveis;

- Sensibilizar as autoridades competentes para a mudança de estratégias de funcionamento dos Canis/Gatis Municipais, com base no respeito pela dignidade dos animais;

- Promover a divulgação e sensibilização da opinião pública em geral para os direitos dos animais, com especial enfoque nos gatos.


Porque esta iniciativa da sociedade civil tem decorrido em Benfica e, também, é digna de menção num blog onde a nossa freguesia se encontra em destaque; deixo-vos hoje este apelo com algumas sugestões de prendas natalícias, que nos podem auxiliar a continuarmos a desenvolver o trabalho no "Bazar dos Ronrons".

Muito obrigada!







Sem comentários: