domingo, 15 de novembro de 2009

Os Avós Directores




Depois do recente reencontro familiar que o nosso blog proporcionou, foi com grande satisfação que hoje verificámos o comentário que Valentim Alexandre, neto de Alfredo Franco (ex-Director da antiga Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica e director do jornal "A Filarmónica"), nos deixou a propósito deste outro post.





"Jornal 'A Filarmónica', de 19/04/1914 e de 13/04/1915"


Digitalização cedida por Pedro Macieira,
in Arquivo de Eugénio Germano Baptista

[clicar na imagem para a ampliar]




Entretanto, o nosso leitor (e grande "contribuinte" deste blog) Pedro Macieira, enviou-nos esta manhã um e-mail, onde nos contextualiza esta hereditariedade:



"(...) Achei muito interessante o comentário deixado pelo neto de Alfredo Franco, ex-Director da antiga Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica e ele também director do jornal "A Filarmónica" como o meu avô, em datas diferentes, e também ambos músicos da banda.

Envio
(...) os cabeçalhos do jornal "A Filarmónica", com os os dois avós, como directores.

Envio também uma foto de uma equipa de futebol não datada, do "Futebol de Bemfica", e que tenho ideia que terá sido uma secção desportiva da Euterpe de Benfica, ou pelo menos uma extensão.

Nesta foto de boina e em pé está o me
u avô - tenho pena de não ter mais dados sobre a foto - a data será nos inícios de 1900.

Existe uma nota publicada na "A Razão" de 1 de Dezembro de 1915 em que o director é o Alfredo Franco e secretário de redacção é o meu avô que é mencionado o tema "Futebol de Bemfica", que passo a transcrever:


"Consta-nos que alguns dos antigo elementos do saudoso Futebol de Bemfica, pensam em reorganizar-se com o mesmo título e para os mesmos fins. É uma idéa que merece todo o aplauso e auxilio e estamos certos de que ela será simpatica a quantos pelo Futebol traballharam.

E, se o nosso prestimo de alguma coisa servir, ele aí está condicionalmente."

(...)

O seu blogue, já estar a dar alguns resultados na pesquisa do legado da Euterpe de Benfica, poderão agora aparecer mais netos...


Um abraço
,
Pedro Macieira"





"Futebol de Bemfica" (cerca de 1900)

Digitalização cedida por Pedro Macieira,
in Arquivo de Eugénio Germano Baptista




Gostaríamos, assim, de aqui deixar o repto ao Valentim Alexandre, neto de Alfredo Franco, para nos enviar mais informações que considere pertinentes quer para a busca do legado da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica, quer para o âmbito do trabalho de investigação que desenvolvemos no "Retalhos de Bem-Fica".

Muito obrigada!







Sem comentários: