sábado, 14 de novembro de 2009

Símbolos Heráldicos - Freguesia de Benfica




Aprovada pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, em 23 de Dezembro de 2004, nos termos da Lei nº 53/91, de 7 de Agosto, a ordenação heráldica do brasão, bandeira e selo da Freguesia de Benfica foi estabelecida pela Assembleia de Freguesia de Benfica em sessão de 27 de Abril de 2005, por proposta da Junta, publicada no Diário da República em 13 de Maio de 2005.

Eis a sua descrição e simbologia:





Escudo: de Ouro
Coroa Mural: de prata de três torres
Listel: Branco, com a legenda: "BENFICA - LISBOA"
Bandeira: Azul. Cordão e borlas de ouro e azul. Haste e lança de ouro
Motivos: Coroa Mariana e Pinheiros





A Coroa Mariana representa o Orago da Freguesia: Nossa Senhora do Amparo, Padroeira e Rainha de Benfica.

A primeira Junta de Freguesia de Benfica foi criada em 1836, sob esse secular Orago, e presidida pelo Prior Joaquim da Lapa Monteiro.




Os pinheiros representam o Parque Florestal do Monsanto (2/3 do parque são território de Benfica) e toda a beleza natural que, desde sempre, foi apanágio desta freguesia.




Este é o logótipo que a Junta de Freguesia de Benfica tem utilizado nos últimos anos, claramente inspirado nas Portas de Benfica e no Parque de Monsanto.




Adaptação do texto e imagens disponíveis in "Benfica - A nossa Junta: Instalações, Serviços e Equipamentos", Edição Especial da Revista "Benfica Viva". Lisboa: Junta de Freguesia de Benfica, Julho 2005.





Sem comentários: