sábado, 17 de abril de 2010

"Arruada pelas Vilas"




Realizou-se esta manhã a tão aguardada "Arruada pelas Vilas", organizada pela UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica, em colaboração com o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura (informal e apartidário).





Vídeo de Mário Pires




Com ponto de encontro no Mercado de Benfica, ainda não eram 11h da manhã e já a entrada pela Rua João Frederico Ludovice estava animada, com o Grupo de Cavaquinhos da UNISBEN.

O trajecto Mercado, Estrada A-Da-Maia, Estrada de Benfica, Vila Ana e Vila Ventura foi acompanhado pela distribuição de folhetos de divulgação da nossa Causa pela preservação destas duas vilas centenárias, testemunho da memória histórica da nossa freguesia, assim como pela recolha de assinaturas na petição que lançámos no início do mês de Março.

O grupo era um pouco reduzido para Causa tão importante. Mas foi recompensador verificar que, ao longo do percurso, inúmeras pessoas se foram juntando a nós, até ao ponto final onde a "Arruada" foi encerrada, em frente à Pastelaria "Nilo".

A "Arruada" teve a cobertura jornalística do "Jornal de Notícias" (a quem agradecemos, desde já, o interesse manifestado!).







Fazemos parte de um país de "brandos costumes" onde, apesar da História intrínseca, o Povo parece não estar (ou não querer estar) habituado a lutar pelos seus direitos e por aquilo que é, realmente, importante.

Fazemos parte de um país onde, maioritariamente, o "Activismo" é exercido no sofá, de preferência em frente ao écran da televisão, enquanto se jorram da boca para fora umas quantas palavras agrestes contra este político ou aquele estado da nação.

Fazemos parte de um Povo que, na sua grande maioria, deixa para os outros, que possam vir atrás de si, o desempenho desta ou daquela acção tendentes a melhorar ou a lutar pelo bem-estar da sua casa, da sua rua, do seu bairro, da sua cidade e país... E, no final, apesar de não ter sequer agido, tem sempre uma palavra recriminatória a apresentar.

Fazemos parte de um país que, com um Povo assim, é um facto comprovado que não irá longe!...

Por isso mesmo, queria aqui deixar o meu agradecimento especial a todos aqueles que concederam parte da sua manhã de sábado à participação nesta Causa: à UNISBEN (nas pessoas do Prof. Carlos Consiglieri e do Fausto Castelhano, os verdadeiros mentores desta "Arruada"), ao seu Grupo de Cavaquinhos e aos seus alunos; aos 9 (de um total de 72) membros do Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura, que estiveram presentes e ajudaram à concretização desta iniciativa; aos leitores e redactores do "Retalhos de Bem-Fica" (os quais tive o agradável prazer de, finalmente, conhecer!), assim como aos fãs da sua página no Facebook; aos políticos e autarca da nossa freguesia e, sobretudo, às gentes de Benfica.

Esta manhã, a nossa freguesia fez-se ouvir falar mais alto (e forte), pela defesa do seu Património e memória colectiva!
Continuemos assim, motivados e empenhados nesta Luta!



Ver mais fotografias da "Arruada pelas Vilas", aqui.





2 comentários:

LuLu disse...

Adoro estas coisas, há que fazer frente a estas pessoas que continuam impunes, não dão valor, destroem o património, as lembranças e as vivências.

Obrigada!

Alexa disse...

LuLu: da próxima vez, tem que aparecer por lá... para fazer companhia à sua mãe e a todos nós ;)
Abraço