quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Grupos escolares de Escolas Primárias de Benfica




Neste início de novo ano lectivo, o nosso amigo Pedro Macieira (do blog "Rio das Maçãs") brindou-nos com duas fotos extraordinárias de dois agrupamentos escolares existentes na freguesia de Benfica, no início do século XX...





Fotografias do espólio de Eugénio Germano Baptista, gentilmente cedidas pelo seu neto Pedro Macieira




Estas fotografias não se encontram datadas, nem tão pouco têm indicação do local de Benfica em que foram tiradas, mas são um documento histórico importante, pois dão-nos uma imagem de como se vivia nessa época.

Muito obrigada, Pedro, por este preciosíssimo contributo para o nosso blog!



Aproveitamos, ainda, para relembrar todos os nossos leitores sobre a busca de Pedro Macieira em torno da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica.
Caso algum dos nossos leitores disponha de mais informação sobre o destino do legado da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica, onde Eugénio Germano Baptista (avô de Pedro Macieira) foi músico e director do jornal, não hesitem por favor em nos contactar.






3 comentários:

pedro macieira disse...

Alexandra,
Relativamente às fotos que não estão datadas - existe uma referência possivel na segunda foto, localizei a minha tia ainda criança que nasceu em 1914. Na primeira foto pelo vestuário dos aluno e professores será mais antiga e talvez dos finais do SécXIX - o meu avô nasceu em 1889, e é uma possibilidade. Quanto aos locais até agora não tenho nenhuma informação - sei que a minha mãe sete anos mais velha que a minha tia frequentou a Escola do Magistério Primário.
Sobre o espólio da Euterpe de Benfica obtive através do seu blogue a importante informação que estará na Torre do Tombo em Lisboa.
Mais uma vez o meu obrigado pela divulgação destas fotos.
Um abraço
Pedro Macieira

Alexa disse...

Pedro: muito obrigada nós, pela possibilidade que nos deu de divulgar estas fotografias do espólio do seu avô!

Muito obrigada também pela clarificação sobre as datas aproximadas de amabas as fotos.

Quanto à Euterpe de Benfica, apesar de já lhe ter sido dada a dica da Torre do Tombo (a propósito do paradeiro do seu espólio), estou certa que haverá talvez algumas pessoas em Benfica que, talvez, nos possam ajudar com documentos ou testemunhos a propósito da Euterpe, que ajudem a re-fazer a história desta Sociedade Filarmónica.
E foi, nesse âmbito, que aqui deixou mais uma vez o apelo.

Abraço

pedro macieira disse...

Alexandra,
Seria muito interessante encontrar "vestigíos" documentais sobre a actividade da "Euterpe de Benfica" -assunto que continuarei a pesquisar e a colaboração dos "Retalhos de bem-fica" tem sido muito frutuosa.
Quanto à Torre do Tombo, irei brevemente tentar consultar o espólio documental que eventualmente lá estará, mas realmente os testemunhos dos habitantes de Benfica que participaram nos eventos da "Euterpe" é sem dúvida um dos meus objectivos prioritários.
Um abraço