quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aplaudimos...



... a iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica, por, finalmente, nos dias 3 e 6 de Dezembro, terem sido colocados pilaretes para evitar o estacionamento nos passeios em frente à Vila Ana e à Vila Ventura - património histórico da nossa freguesia.




Fotografias de Alexandra Carvalho (2010)



Só lamentamos é que os funcionários que empreenderam tal tarefa, muito possivelmente, devido a não viverem em Benfica (ou, quiçá, por falta de informação), quisessem colocar também pilaretes junto ao portão de acesso às Vilas (impedindo, assim, a entrada de viaturas relativas aos Moradores-Inquilinos), com o argumento de que "aí não vive ninguém!".






Fotografias de Alexandra Carvalho (2010)










22 comentários:

André Moura Valentim disse...

Cara Alexandra,

Foram dadas instruções pela Junta de Freguesia de Benfica para que não se colocassem pilaretes em frente à entrada da Vila Ana e Vila Ventura.

Alexa disse...

Caro André Valentim:

Antes de mais, seja muito bem vindo a este nosso blogue!
E muito obrigada pelo seu comentário!

Convirá, talvez, averiguarem na Junta de Freguesia (se isso tiver algum interesse para o Executivo), se essas instruções foram dadas antes ou depois de 6ª feira (03/12/10)...
Uma vez que, de acordo com o relato do que se passou nesse dia, que nos foi transmitido por um dos Moradores-Inquilinos, na 6ª feira, aquando da colocação dos pilaretes no lado do passeio referente à Vila Ventura, os trabalhadores que lá andavam queriam mesmo colocar pilaretes em frente à entrada das Vilas, tendo, inclusivamente, argumentado o que referimos neste post.

Muito obrigada.

Anónimo disse...

Hoje à tarde, dois pilaretes já tinham sido tirados. E um carro, aproveitando a entrada das Vilas, já estava estacionado em cima do passeio. Não gosto dos pilaretes, mas são um mal necessário.

Um beijo


Leonor Nunes

Alexa disse...

Amiga Leonor: ao que parece, e contas feitas, terão sido entre 4 a 5 pilaretes que foram à vida.

Esteticamente, também não gosto lá muito deles... mas dou graças aos céus por existirem!

Pena é que não sejam colocados em todos os passeios de Benfica (como, por exemplo, na Rua Cláudio Nunes, onde a grande maioria das pessoas são idosas e têm que fazer verdadeiras acrobacias para contornarem os carros estacionados em ambos os lados dos passeios - quando, por lei, apenas era permitido estacionar num dos lados).
Pode ser que a nossa Junta de Freguesia nos ouça! ;)

Bjs

André Moura Valentim disse...

A questão dos pilaretes não é assim tão simples.
Há quem goste deles, há quem não goste, mas mais importante que os vários gostos das pessoas é pensar em alternativas ao estacionamentos, embora ilegal, que existia. É um facto que o passeio é das pessoas e a prioridade é do peão, mas as pessoas têm carros e os mesmo têm de ser estacionados. Não basta colocar pilaretes e já está. É um processo que de continuidade.
Ainda quanto aos pilaretes da Vila Ana e Vila Ventura as instruções para a acolocação foram dadas no passado dia 30 de Novembro, tendo sido indicado que a entrada das Vilas devia ficar desimpedida.
Quanto aos pilaretes arrancados, revelam a falta de civismo de algumas pessoas, mas a situação será reposta.

Alexa disse...

Caro André Valentim: folgo muito em saber que a nossa Junta de Freguesia tem uma acção tão diligente e rápida no que a esta questão diz respeito; bem como lhe agradeço por, em nome da Junta de Freguesia, nos responder directamente no nosso blogue comunitário.

Aproveito, nesse sentido, para lhe chamar a atenção para o problema das passadeiras em Benfica, algumas das quais, após repavimentação, ainda não foram devidamente pintadas (como continuo a aguardar resposta ao ofício que remeti à Junta de Freguesia - pelouro responsável por esse assunto, talvez seja mais rápido assim se o André nos responder via blogue).

Muito obrigada!

André Moura Valentim disse...

Apenas uma ressalva. Embora trabalhe na Junta de Freguesia e tenha informação interna, respondo sempre em nome pessoal.
A questão das passadeiras afectadas pela repavimentação está a ser resolvida com a CML, uma vez que a empreitada é deles.
No entanto, e se esteve na reunião descentralizada ouvi as palavras do Senhor Vereador Fernando Nunes da Silva, a Junta de Freguesia vai adquirir uma máquina de pintura de passadeiras que no futuro irá evitar situações como esta, assim como garantir a manutenção de mais passadeiras, indispensáveis à segurança dos peões.
Quanto à questão do ofício, foi remetida a que pelouro e qual seria o assunto?

Alexa disse...

Caro André Valentim: apenas uma pequena nota de opinião pessoal sobre parte do seu comentário...

Devemos ter cuidado quando respondemos em nome pessoal sobre um assunto que diz respeito à entidade na qual trabalhamos (sobretudo, quando essa entidade se trata de uma autarquia), em especial quando assumimos publicamente opiniões/afirmações referentes a questões que dizem respeito ao trabalho da nossa entidade patronal, pois podemos colocar-nos numa posição bastante dúbia.

De facto, não só ouvimos as palavras do Senhor Vereador Fernando Nunes da Silva, como as relatámos neste blogue, para todos os munícipes que não tiveram ocasião de estar presentes na Reunião descentralizada (seja por compromissos já assumidos, seja por falta de conhecimento da realização da mesma), mas que se preocupam com estas questões.
E o Senhor Vereador Fernando Nunes da Silva referiu que a pintura das passadeiras era competência das Juntas de Freguesia, por delegação de poderes da CML... pelo que, sinceramente, lhe digo que acho muito bem que a Junta de Freguesia de Benfica tenha tomado a iniciativa de adquirir essa máquina (já vem é tarde, depois do número de atropelamentos que houve!).

Por último, o e-mail com o título "Até quando continuaremos sem "passadeiras" de peões em Benfica?", também publicado neste blogue, foi remetido a 17/11/10 para o seguinte endereço de e-mail - vogalespacopublico@jf-benfica.pt (endereço divulgado no website da Junta de Freguesia).
Ainda que com as novas tecnoclogias a troca de informação e comunicação seja muito mais célere do que noutros tempos, compreendo perfeitamente que haja sempre atrasos no que diz respeito à resposta aos e-mails dos munícipes, já que os problemas em Benfica são muitos (é pena é que, em certos casos, se leve até 3 meses para responder a alguns e-mails! - como um caso que se passou com uma outra munícipe).

Cumprimentos

André Moura Valentim disse...

A questão pessoal é simples. Embora trabalhe numa autarquia e esteja directamente em contacto com a informação, a decisão é do executivo e do vogal. Portanto, assumo toda a responsabilidade daquilo que digo, embora qualquer decisão final não seja minha.

Ainda quanto às passadeiras, a competência transferida pela CML para as Juntas apenas prevê a repintura de passadeiras já existentes, não estando assim incluidas as passadeiras que "desapareceram" com as repavimentações.

No que diz respeito ao ofício acredito que tenha resposta nos próximos dia. Regra geral, as respostas não excedem 1 mês de diferença à recepção do objecto.

Alexa disse...

Caro André Valentim: abstenho-me de mais comentários sobre a questão pessoal, mas mantenho a opinião anteriormente enunciada.

Quanto às passadeiras, também já aqui no blogue levantámos essa questão...
E é tão simples quanto isto: as passadeiras que "desapareceram" com a repavimentação já existiam anterioremente.
Pelo que permita-me que lhe diga que considero que, mais uma vez, se trata de "chutar" o problema entre instituições, não o assumindo ninguém verdadeiramente!
Mas espero, sinceramente, que não haja nenhum problema com a aquisição da máquina de pintura de passadeiras (e que esta também não se estrague pelo caminho), de modo a que as inúmeras passadeiras já existentes em Benfica, que também têm desaparecido com o tempo, possam ser devida e céleremente pintadas.

Em relação ao ofício, vou, então, fazer confiança naquilo em que o André acredita... apesar de saber, de antemão, que uma munícipe que enviou um e-mail à Junta de Freguesia de Benfica (relativo a diversos problemas na Rua Cláudioi Nunes) em Agosto passado, apenas obteve resposta em Novembro (mas lá está, período de férias e inúmeros problemas para resolver na nossa freguesia, certamente serão o motivo de tal atraso único).

Cumprimentos

André Moura Valentim disse...

Não se trata de chutar o problema entre instituições. O processo é igual ao que acontece com a EDP, PT, Zon, etc quando abrem valas no passeio. A competência para a reparação das calçadas é da JF, por delegação de competências da CML, no entanto nessas situações a responsabilidade é inteiramente da empresa que está a executar os trabalhos.
O mesmo acontece com as passadeiras "apagadas" com a repavimentaçäo. Aliás, a CML sempre assumiu a responsabilidade sobre este assunto.

Alexa disse...

OK, André.

Cumprimentos

Indecente (MN) disse...

Na minha opinião os pilaretes são um desperdício de dinheiro, que tanto quanto sei não será assim tão pequeno. Depois ler aqui que até se deviam colocar mais, como por exemplo na Rua Cláudio Nunes só dá vontade de rir. Com certeza não mora nessa rua ou então não tem carro, pois caso contrário estaria a pensar onde iria por o carro, uma vez que não dá para o levar para casa, e poucos são os prédios com garagem nessa rua. Os pilares na Estrada de Benfica também vieram ajudar muito. Não me recordo de assistir a um estacionamento abusivo nessa zona no passado, e agora já vi uma carrinha de valores parada na estrada a estorvar o transito dos autocarros mesmo na proximidade das paragens, por não poder parar em cima do passeio

Alexa disse...

Caro Indecente (MN),

Antes de mais, seja bem vindo a este blogue e obrigada pelo seu comentário.

De facto, não moro na Rua Cláudio Nunes, que, todavia, conheço muito bem, por aí morarem os meus Avós, há mais de 40 anos.
Nesse sentido, de há uma série de anos a esta data, tenho assistido à verdadeira pouca vergonha (e falta de respeito pelo Outro) que tem sido o estacionamento abusivo que tem imperado nessa rua em particular, onde, por lei, como referi num outro comentário, nem sequer é permitido estacionar num dos lados do passeio.

Como penso que conhece muito bem a rua em questão saberá certamente que, não sendo possível, como disse, aos detentores de veículos, levá-los consigo para casa, no que respeita à Rua Cláudio Nunes, face à forma como os veículos são estacionados e à pouca largura da rua, é quase isso que acontece... pura e simplesmente porque, nos dias que correm, a grande maioria das pessoas só pensa em si e no seu umbigo (incluindo no que diz respeito à forma como estacionam as suas viaturas).

De facto, caro Indecente (MN), não tenho carro (facto pelo qual dou graças a Deus - ou a quem quer que seja!)... e, mesmo que o tivesse, certamente, que tentaria ter mais respeito pelos meus vizinhos, quando o estacionasse.

Talvez por isso mesmo (para controlar mais a falta de respeito da grande maioria dos condutores), fosse bom o aparecimento de mais parques de estacionamento subterrâneos, como os que existem na praceta por detrás da Av. do Uruguai.

E permita-me que também lhe dê a minha opinião... Viva os pilaretes, que acho que foram muito bem implementados em Benfica!

Cumprimentos

André Moura Valentim disse...

Caro "Indecente (MN)",

Calculo que não seja o seu caso, mas já se imaginou a viver na rua claudio nunes, ter 70 ou 80 anos e precisar de uma cadeira de rodas ou uma bengala para se deslocar?
Aceite este desafio e pense nisso!
Facilmente percebe que uma pessoa nessa situação pode ter graves problemas. Como os passeios têm carros têm de se deslocar pela estrada. Isto representa um grave problema para a segurança dos peões.
Claro que não se pode simplesmente desatar a colocar pilaretes, sem ter alternativas para os carros, mas também é certo que o carro não tem de ficar à porta de casa, nem tão pouco na rua da pessoa.
Sugiro que veja o exemplos que os outros países europeus nos dão em politicas de mobilidade.

Quanto à situação da Estrada de Benfica, é verdade que não havia estacionamento abusivo, mas deu o melhor exemplo. A carrinha de valores que pára na Estrada de Benfica (onde nem pode circular) iria subir o passeio e interferir com a passagem dos peões, num local de grande movimento. E a desculpa que não há soluções é mentira. Para o caso da carrinha de valores, pode perfeitamente parar nas traseiras, na Rua Republica Peruana, onde até tem lugar para estacionar. Em ultimo caso, até pode pedir um lugar de cargas e descargas.
Para outras situações, nomeadamente ambulâncias e bombeiros, existem pilaretes amovíveis, dos quais tais entidades dispõem de chave.

A prioridade são os peões!
"Um carro em cima do passeio é uma expropriação por interesse privado!"

Alexa disse...

Caro André,

Concordo na íntegra com o seu comentário final...

Por isso mesmo é que, alguns cidadãos, acabam por tomar medidas mais radiciais (ver aqui -
http://passeiolivre.blogspot.com/).

Cumprimentos

Indecente (MN) disse...

Relativamente ao caso da carrinha de valores que falei era precisamente do lado oposto, da Cláudio Nunes, onde o espaço para estacionar ou mesmo parar não abunda. Por isso as soluções que apresentou não seriam correctas.
A questão das cadeiras de rodas é muito mais problemática do que carros no passeio e se vai por aí começa numa ponta do país e acaba na outra, ora se a maioria dos passeios não têm um rebaixamento ou rampa. E para quem se encontre nessa situação, morando na Cláudio Nunes, terá provavelmente de enfrentar as barreiras do próprio prédio, seja pela inexistência de rampas ou mesmo de elevador.
Quanto ao discurso "liberdade para os passeios" é muito bonito o problema é a não existência de alternativas. Se num dia de sol radioso um parque de estacionamento como existe nas traseiras da República da Bolívia for construído, pois então que se penalize o estacionamento em cima do passeio na Cláudio Nunes. Também ninguém tem que estacionar à porta de casa, mas digamos que a situação na Rua dos Arneiros e na Rua Jorge Barradas também não é a melhor e já muitos moradores da Cláudio Nunes lá vão deixar o seu carro.

Cecilia disse...

Caro André Moura Valentim

Nunca a Rua Claúdio Nunes foi tão falada! Infelizmente pelos piores motivos, motivos esses que me levaram a enviar uma reclamação via e-mail à Dr.ª Inês Drummond, Presidente da Junta de Freguesia, em Agosto p.p.. Passados três meses(!!) e após mais uma insistência minha junto da Senhora Presidente, recebo uma resposta sua sem nenhuma solução a curto prazo para os problemas de estacionamento proibido, pedras do passeio arrancadas e falta de policiamento!
Apenas foi feito na altura a coisa mais simples: mandar cortar as ervas, e só em determinados sítios, que teimavam em transformar os passeios da Rua Cláudio Nunes em jardins!
É muito fácil falar, visitar a Rua Cláudio Nunes e impressionar favoravelmente os idosos concordando com os seus problemas... muito mais dificil pelos vistos parece ser passar das palavras às acções concretas!
Se esta rua continuar a ser ignorada por quem de direito, receio que os idosos de 70/80 anos de quem o senhor fala, ou mesmo os de 90 (e agora sou eu a falar)morram sem ter possibilidades de voltar a ver a bonita e asseada rua para onde foram morar, e que evidentemente o senhor nunca conheceu dada a sua idade!

HAJA MAIS RESPEITO PELA RUA CLÁUDIO NUNES, SEUS MORADORES E UTILIZADORES DIÁRIOS!!

JPS disse...

Nao vou falar de tudo o que alguns ja aqui falaram, mas quero deixar umas notas.
1. Concordo em absoluto com a colocação de pilaretes que tem sido feita.
2. A Rua Claudio Nunes e insegura, é verdade. Ai ha realmente uma falha grave da PSP.
3. A Rua Claudio Nunes esta neste miseravel estado por responsabilidade dos moradores/utilizadores. Em primeiro esta suja, e nao e por falta de limpeza. Se as pessoas forem mais asseadas...! Depois os passeios tem buracos porque as pessoas insistem que o carro tem de ficar a porta. Porque nao deixam o carro em parques mais distantes? E desconfortavel, e verdade, mas se pensarmos nas outras pessoas se calhar a situacao geral melhora.
Por ultimo, embora ja veja algum trabalho da JF (felizmente! os ultimos 4 anos nao se viu nada!), Benfica nao e, ainda, a Freguesia que conheci. Viva, limpa, arranjada e segura.
Depende de todos nos!

Fausto disse...

E a amiga Cecília tem toda a razão. A Rua Cláudio Nunes era, simplesmente (e por vários motivos), a via mais importante da Freguesia de Benfica exceptuando, claro está, a Estrada de Benfica, a antiga Estrada Real. Mas eles não querem saber! Carecem de sensibilidade para estas coisas.
Um abraço de amizade
Fausto Castelhano

JPS disse...

Nao podemos esquece-lo, mas tambem nao podemos ficar agarrados ao passado.

Alexa disse...

Caros Amigos,

Muito obrigada a todos pelos vossos comentários, que têm permitido uma troca de ideias saudável sobre esta temática, tendendo a que se possam tirar mais ilações sobre este assunto dos pilares, estacionamentos e passadeiras de peões.


Caro JPS:

Seja muito bem vindo ao nosso "Retalhos de Bem-Fica" e obrigada pelos seus comentários!

"Agarrados ao Passado" não significa sermos nostálgicos de uma suposta "época de ouro", melhor do que a actual, que tentamos em vão continuar a valorizar.

Significa, isso sim, a lembrança do Passado, que ajuda a construir a História dos Povos. Porque um Povo que não sabe preservar o seu Passado, é, inegavelmente, um Povo sem qualquer espécie de Futuro!...

Porque, caro JPS, não deveremos apagar a nossa História, ou estaremos a aniquilar a própria coesão das comunidades.
Há que saber conjugar melhor o Passado com o Presente; sendo que essa conjugação passa, em meu entender, por uma reabsorção harmoniosa de tudo aquilo que é antigo e foi importante para a nossa História (para a própria História da nossa freguesia), com o que de novo existe.

Caso o JPS ainda não tenha percebido, é precisamente isso que fazemos diariamente neste blogue comunitário... pelo que partilho a 100% o comentário enunciado pelo Fausto Castelhano.

Cumprimentos.