quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Parece que já temos "passadeiras"...





Recebemos hoje a resposta da Junta de Freguesia de Benfica, relativamente ao ofício que endereçámos, a 17/11/10, ao Vogal do Espaço Público, depois de diversos alertas dos nossos leitores...




[clicar na imagem para ampliar e ler]




É muito bom sermos informados, no próprio dia, das situações que se encontram a ser devidamento solucionadas.

Esperemos, agora, que não tarde o processo de contratação pública da Junta de Freguesia de Benfica com vista a adquirir a nova máquina para pintar todas as passadeiras de peões "desparecidas" nas ruas da nossa freguesia.






4 comentários:

Karocha disse...

Bom dia,vim dar ao vosso blog

Alguém me poderá dizer, quando foi construído o antigo Estádio da Luz e, quando,ou seja em que ano o Xico Calado começou a jogar na equipa principal?
Fico agradecida e um bom natal

fausto castelhano disse...

Amiga Karocha
A fim de satisfazer o seu pedido e, apesar do S. L. Benfica não ser o meu clube de eleição eu, que até nasci na magnífica quinta que, ao tempo, foi arrasada e lá implantaram o tal monstro de betão a que deram o nome de Estádio da Luz, aqui vai:
A obra começou a ser executada a 15 de Junho de 1953.
A inauguração do Estádio da Luz teve lugar a 1 de Dezembro de 1954 e com uma capacidade para 50.000 lugares. Para o jogo de inauguração foi convidado o F.C. do Porto que venceu o anfitrião por 3-1 (foi muito bem feito!) com a curiosidade de o primeiro golo ser marcado pelo defesa benfiquista Jacinto na própria baliza (Ah! Grande Jacinto).
A 8 de Dezembro, e ainda no âmbito das comemorações da inauguração do Estádio da Luz, disputou-se o jogo entre o S.L.Benfica e o Real Madrid (onde pontificava o inesquecível Di Stefano). O Benfica venceu o encontro por 2-0.
A partir de 1960 começou a construção do 3º anel tendo o estádio aumentado a sua capacidade para 80.000 lugares. Com a conclusão do 3º anel, passou a albergar 120.000 espectadores. Então, nesse tempo, passou a ser o maior da Europa e o terceiro maior do mundo.

Quanto ao Francisco Calado, lá vai:
Francisco Antero Perdigão Calado foi uma das glórias futebolísticas de sempre do S.L.Benfica. Ficou conhecido pela mítica declaração que proferiu: "Não saio do Benfica. Fico cá sem ganhar dinheiro e podem pôr-me na categoria que quiserem. Se for preciso, até compro as botas. Mas só visto a camisola do Benfica".
Em 1948 entrou na equipa da Luz, depois de se ter destacado no Sport Lisboa Águias. Em sete épocas, participou em 97 encontros e marcou 14 golos. Ganhou dois Campeonatos Nacionais e duas Taças de Portugal.
Em 29 de Dezembro de 1948, Francisco Calado estreou-se contra o Olhanense. Iniciou a carreira a médio, mas rapidamente se destacou pela polivalência. A única posição que não experimentou foi a de guarda-redes. Esta disponibilidade valeu-lhe a braçadeira de capitão, que envergou em diversas ocasiões.
Em 1958 encerrou a carreira de futebolista, com uma derrota, frente ao FC Porto, no Jamor. Porém, ainda praticou râguebi e atletismo por mais 11 anos, sempre pelo Benfica.
Faleceu aos 77 anos.
Um abraço de amizade à amiga Karocha, esperando que tivesse satisfeito a sua solicitação e...vá visitando o Blog "Retalhos de Benfica". Merece a pena uma olhadela de vez em quando.

Fausto Castelhano

Karocha disse...

Muito obrigada fausto castelhano.
Claro que voltarei!
Ando a fazer uma pesquisa sobre o xico, que além de ter andado comigo ao colo, levou-me ao altar aquando do meu casamento ;-)
Ele tinha-me dado muitas coisas, mas numa mudança perderam-se...

Fausto disse...

Amiga Karocha
Apenas uma pequena achega.
O Sport Lisboa e Águias, na década de 40 e 50 do século XX, era um dos muitos Clubes Populares que existiam um pouco por todo o lado. O Águias estava sediado no Bairro da Boavista e, na década de 50 seria, talves, a melhor equipa de futebol dos Clubes Populares. Joguei contra o Águias integrado na equipa de futebol do Real Atlético de Benfica. (Ver "Os Clubes Populares de Futebol na Freguesia de Benfica" nos Retalhos de Bem-fica").

Fausto Castelhano