quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Em busca de... - III





Em resposta ao desafio às memórias dos nossos leitores, que aqui deixámos, junto vos apresento a resposta que nos foi remetida pelo Sr. Jorge Resende, a propósito do palacete existente na Estrada de Benfica, Nº 529 (onde, actualmente, funciona a sede do Instituto Politécnico de Lisboa).





"Estrada de Benfica, 527-529" (1972), Silveira, Nuno Barros Roque da
in
Arquivo Municipal de Lisboa






"(...) Não sei se já a ajudaram sobre o palacete da foto, vou tentar ajudar.

Ao lado de uma escola secundária existente na Estrada de Benfica, no caminho sentido Av. Gomes Pereira e o Centro Comercial Fonte Nova, existe um casarão (palacete...) que, pelo que vejo na foto, foi restaurado e está magnífico.

Foi, no princípio do século XX, um estabelecimento de apoio aos alunos da Escola do Magistério Primário (situada no alto das traseiras do referido casarão), que vinham de fora de Lisboa para ali cursarem o curso de professor primário.

A minha avó materna, que habitou os terrenos da referida Escola do Magistério Primário, dado que o meu avô era vigilante do edifício, por razões económicas, lavava e tratava das roupas dos alunos que habitavam o palacete.

Chamavam-lhe a 'República', a exemplo das Repúblicas de Coimbra, que albergavam e albergam ainda universitários.
Não sei por quantos anos serviu de residência de estudantes, todavia, creio que, depois dos anos cinquenta, deixou de ter actividade.

Existe presentemente naquela que foi a Escola do Magistério Primário de Lisboa, a Escola Superior de Educação, com pessoas devotadíssimas à preservação da Biblioteca preciosa ali contida, nomeadamente um Professor aposentado que diariamente ali vai ou ia, e que talvez possa colaborar na informação sobre o tempo de uso do palacete, bem como em tudo que diga respeito à Escola do Magistério Primário, que ali existe desde o princípio do século XX."
***

*** Texto da autoria de Jorge Resende.





Actualização de 20/10/09


Recebemos hoje, da parte da nossa leitora Leonor Nunes, um simpático e-mail, onde a mesma nos fala das suas memórias do que foi o palacete situado na Estrada de Benfica Nº 529, entre os anos 70 e 80.


"Olá:

Só no domingo tive conhecimento deste tão interessante blog. Foi o M.Coelho que me falou dele.

Tenho estado a ler o histórico, e reparei que quer fazer a história dum edificio que agora é um Instituto Politécnico, se não estou em erro.

A lembrança que tenho é de no final dos anos 70, começo dos 80, funcionar ali um infantário. Os meus filhos andaram lá. Posteriormente houve um incêndio e ficou ao abandono, até ser recuperado.

Gostei também de ver referência ao jardim lindissimo que existe nas Pedralvas. É bom enaltecer as coisas bonitas.

Sem outro assunto, despeço-me

Leonor Nunes"




6 comentários:

Julio Amorim disse...

Tenho ideia de visitar este palacete na década de 60 quando frequentava a Escola do Magistério.
E creio que, nessa altura habitavam lá os estudantes para professor.

Alexa disse...

Júlio: muito obrigada pela confirmação que aqui também nos deixou relativamente a este palacete sobre o qual tantas dúvidas pairavam.
Um abraço

Helena disse...

alexa, também foi infantário da minha pequenita em 76/77, estava eu no 2º ano do magistério :))

vou mandar-lhe o post
beijos :))

Alexa disse...

Lena: fico a aguardar esse post sobre o infantário da sua filha.
Desconhecia que este edifício também tinha tido essa utilização.

Um abraço amigo

anA disse...

Acho esta recuperação fabulosa.
Admiro-a sempre que lá passo.
Reparei agora, comparando as fotos, que os dois pilares de pedra da entrada foram afastados para receber um portão mais largo. O plátano cresceu imenso e agora é ele que estreita a entrada.

Fausto disse...

A recuperação do edifício está excelente mas, na minha opinião, o portão original era nuito mais interessante e, possivemente, o arquiteto que projectou o magnífico palacete, idealizou-o daquele modo!