quinta-feira, 5 de novembro de 2009

"A Razão"




Do espólio de Eugénio Germano Baptista, recebemos hoje do seu neto (Pedro Macieira) a primeira página do Jornal "A Razão" de 25 de Dezembro de 1915, no qual o seu avô materno era Secretário da Redacção.





"Jornal 'A Razão', de 25 de Dezembro de 1915"

Digitalizações cedidas por
Pedro Macieira,
in Arquivo de Eugénio Germano Baptista

[clicar nas imagens para as ampliar]





Num editorial de Alfredo Franco, intitulado "Falando claro", encontramos um excelente relato da época que, nessa altura, se vivia em Benfica.

Um outro artigo de relevo, com um texto sobre Francisco Lázaro, o maratonista português, que viveu em Benfica, e morreu em plena maratona nos Jogos Olimpicos de Estolcolmo em 1912.






"Jornal 'Os Sports Ilustrados', de 20 de Julho de 1912"

Digitalizações cedidas por
Pedro Macieira,
in Arquivo de Eugénio Germano Baptista

[clicar nas imagens para as ampliar]






Curiosamente, como nos diz Pedro Macieira, "junto estava guardado o jornal "Os Sports Ilustrados" de 20 de Julho de 1912 em que na primeira página dava a notícia".


Muito obrigada, mais uma vez, ao Pedro Macieira, pelo seu auxílio na disponibilização dos documentos do seu avô, com grande interesse e pertinência para este blog!




6 comentários:

Julio Amorim disse...

Agradecido pelo artigo sobre Francisco Lázaro!!!!

Valentim Alexandre disse...

Sou neto do Alfredo Franco, autor do artigo publicado em 1915 no jornal A Razão. Não vivi em Benfica, mas passava lá parte das férias com meus avós, numa casa que já não existe, junto ao adro da igreja e em frente ao que era então o campo do Futebol Benfica. Meu avô foi amigo de Francisco Lázaro. Foi vereador da Câmara de Lisboa,durante a 1ªRepública,e, na década de 1930, secretário geral do velho Partido Socialista, fundado em finais do século XIX.Uma tia-avó minha viveu até há poucos anos numa casa da vila Grandela.

pedro macieira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pedro macieira disse...

Muito curioso o comentário de Valentim Alexandre, neto de Alfredo Franco. O meu avô Eugénio Germano Baptista e Alfredo Franco foram em alturas diferentes directores do Jornal "A Filarmónica" (1915 e 1914 respectivamente), e ambos músicos na Filarmónica da Euterpe de Benfica.
A esse propósito transcrevo o que foi publicado em 19 de Abril de 1914 na "A Filarmónica":
"Alfredo Franco
15 de Junho de 1905
-segundo contra-baixo, antigo Director, antigo secretário, actual Vice-Presidente e Director da Banda. O Diabo, chamavam-lhe os adversários com cólera; o Diabo chamavam-lhe com um sorriso os amigos, afinal ele concorda e dá razão a todos."
Um abraço

Alexa disse...

Valentim ALexandre: muito obrigada pela sua visita ao "Retalhos" e, sobretudo, pela partilha dessas memórias sobre o seu avô!

Deixei-lhe um repto aqui:
http://retalhosdebemfica.blogspot.com/2009/11/os-avos-directores.html

Fico a aguardar o seu feedback, quando tiver disponibilidade.

Um abraço

Alexa disse...

Pedro Macieira: fico muito contente de saber que este blog pôde encetar mais uma ligação entre antepassados :)
Um abraço