sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vigo, 1949





Fotografia gentilmente cedida por Domingos Estanislau




Fotografia gentilmente cedida por Domingos Estanislau





"Em 1949, em Vigo, o Futebol Benfica sai vencedor do Torneio Internacional de Hóquei daquela cidade espanhola.

A organização do Torneio pretendeu entregar ao capitão da equipa do
Clube uma miniatura do Troféu em disputa.

Caleya Ribeiro, presidente do Clube, retirou das mãos de um dos organizadores o stick que está na imagem e entregou-o ao capitão da equipa do Futebol Benfica, dizendo: “defendam-no, que foi ganho com o vosso suor e sacrifício”… E o troféu veio para Portugal, para nosso orgulho e do desporto português.

Neste mesmo ano, já a equipa de hóquei em campo tinha viajado até Bruxelas para disputar o Torneio daquela cidade. Esta deslocação a Bruxelas ficou assinalada como a primeira deslocação ao estrangeiro de uma representação de um clube."


(por Domingos Estanislau)





Imagem gentilmente cedida por Pedro Macieira
(do espólio de Eugénio Germano Baptista)




Imagem gentilmente cedida por Pedro Macieira
(do espólio de Eugénio Germano Baptista)






Recorrendo ao espólio do seu avô, Pedro Macieira complementa com estas imagens, publicadas no jornal "Os Sports" de 14 de Maio de 1937, o texto de Domingos Estanislau sobre o Torneio de Vigo de 1949.



De referir aqui, publicamente, o quão fiquei satisfeita em saber que, graças a este blog, estes nossos dois amigos (Domingos Estanislau e Pedro Macieira) se encontraram muito recentemente, com o intuito de delinearem um plano-acção com vista a esmiuçarem documentação em busca das origens do Clube Futebol Benfica e do espólio da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica.

Espero que essas buscas sejam bem proveitosas!







2 comentários:

Unknown disse...

Muito interessantes estes dois recortes, mostra os gloriosos tempos do C. F. Benfica.

Dos jogadores desse tempo, recordo nos meus tempos de juventude o José Carreira que andava sempre de chapeu, era um excelente treinador de hoquei em patins talvez o grande rival de aquele que considero o melhor de sempre Torcato Ferreira.

Alexa disse...

Vítor: acredito que, muito em breve, o Clube Futebol Benfica volte aos seus "gloriosos tempos", mas por outros motivos que não os desportivos ;)

Aqui fica o suspense :))