terça-feira, 20 de abril de 2010

Vila Ana e Vila Ventura no "Portugal em Directo" (RTP1)






Imagem de RTP1

Programa "Portugal em Directo" (RTP1), 20/04/10


[clicar na imagem para aceder à reportagem]





Muito obrigada a Inês Drummond (Presidente da Junta de Freguesia de Benfica), aos alunos da UNISBEN e a todos aqueles que estiveram presentes junto às Vilas, na manhã de 2ª feira (19/04/10), para a realização desta reportagem.

O apoio e participação de todos continuam a ser muito importantes nesta Luta!








7 comentários:

João disse...

A Alexa tem razão quando afirma, com alguma angústia, que somos um povo de brandos costumes. Mas há que compreender que - face à situação actual - as pessoas tenham outras preocupações e outras prioridades e que não venham todas para a rua em defesa daquilo que parece ser justo para a comunidade. A luta por certo tipo de causas tem sempre um timing próprio, até começar a crescer em termos de apoios mais alargados. É a famigerada dialética do "um passo em frente e dois passos atrás"... ;-)

Mas há que ser positivo. E aquilo que é um facto insofismável é que, em termos de exposição mediática, a luta pela causa de defesa das vilas deu muitos passos em frente neste últimos dias.

Nem que fosse só por isso, a Alexa estaria sempre de parabéns pelo esforço desenvolvido na prossecução de mais esta importante etapa. Força!

Alexa disse...

João: muito obrigada pelas suas palavras!

Tem razão quando diz que, "face à situação actual, as pessoas tenham outras preocupações e outras prioridades e que não venham todas para a rua em defesa daquilo que parece ser justo para a comunidade"...
O que lamento é que tenhamos sido tão poucos a estar presentes por parte do Movimento de Cidadãos.

O tom não era tanto de angústia, mas sim de simples constatação que, de facto, somos um país de brandos costumes e pouco activismo. Pelo que essas minhas palavras serviram, isso sim, para valorizar a participação de todos aqueles que se cederam o seu sábado de manhã em nome desta Causa ;)

Quanto ao positivismo, mantém-se, acima de tudo! ;)

Abraço amigo

Anónimo disse...

Penso que todas estas acções, muito ou pouco participadas, foram muitos úteis. Falando com várias pessoas, apercebi-me que só agora "descobriram" as Vilas!
Se serviram para isso, já foi positivo.

Leonor Nunes

Alexa disse...

Leonor: sem dúvida alguma! :)
É a tal "apropriação" de que tenho vindo a falar (desde a altura em que surgiram os primeiros folhetos nas ruas de Benfica)...
As Vilas sempre ali estiveram (eplo menos há já 100 anos), mas só a partir do momento em que as pessoas sabem da sua história é que as valorizam e delas se "apropriam" como constituindo o seu património.
E isso é, sem dúvida alguma muito importante!
E, talvez, como o João dizia acima, "até começar a crescer em termos de apoios mais alargados", é sempre "um passo em frente e dois passos atrás"... ;-)
Bjs

DOMINGOS ESTANISLAU disse...

Não participei na acção levada a efeito por ter trocado as horas em que a mesma se realizou. Estive no Mercado de Benfica às 10 horas e não vi nenhuma movimentação no sentido da acção. Depois de algum tempo de espera quando me dirigia para o NILO na perspectiva de que ali estivesse a acontecer a arruada, encontrei pelo caminho o CASTELHANO e regressei ao Mercado, entretanto o tempo para mim "apertava", porque tinha outra tarefa em mãos, esta do FUTEBOL BENFICA, e tive que regressar ao Clube após ter recebido um telefonema.
Não estive fisicamente, mas estive em espírito com todos os que participaram e estão com este MOVIMENTO.
Alexa a sociedade é isto mesmo. As pessoas reclamam mas participam pouco e por incrivel que pareça são os que menos participam que se acham com mais direitos. Claro que isto não acontece por acaso, foi ou é a formação e informação que ainda hoje é veiculada.
O trabalho até aqui produzido pela Alexa tem sido positivo e é um facto que tem servido para alertar algumas consciências "adormecidas" para aquilo que deve ser a memória de um povo em vários dominios.
Dos fracos não reza a história e os fortes servem no minimo para trazer para o campo do progresso outros que se vão libertando de preconceitos e de ideias feitas.
Só por isto Alexa o seu trabalho tem sido importante.
FORÇA! É O MEU INCENTIVO.

Cigano Honesto disse...

a sra. drummond é uma artista de primeira água, se morde a língua morre envenenada.
quanto ao sr. estanislau gostaria de lhe perguntar se o filho do empreiteiro ainda joga ou já saiu do clube.

clube futebol benfica disse...

por estranho que seja só hoje, volvidos cerca de 4 anos, dei por esta pergunta do "CIGANO HONESTO" (claro que não se identifica o que é desonesto para quem faz uma pergunta) mas cabe-me dizer a esse senhor que afinal sabe mais desta matéria que qualquer um de nós, sabe que há um construtor coisa que eu não e por ordem de razões nem sequer conheço o filho. Pobre criatura este "Cigano Desonesto" digo eu.