quarta-feira, 27 de julho de 2011

Uma Caixinha de Surpresas... e com Promoções!





(por Alexandra Carvalho)




Contrariamente à grande maioria dos habitantes mais antigos de Benfica, os meus 35 anos apenas me permitem ter vivido o mítico Passado de luta e resistência cultural da "Ulmeiro" através das palavras da minha Mãe e de algumas pessoas amigas...

À "Ulmeiro" cheguei, há muitos anos atrás, em busca de memórias para a minha tese de licenciatura.
E à "Ulmeiro" regressei, há cerca de 2 anos e meio, por causa de uma gata... Uma gata que viria a unir e transformar as nossas vidas (a minha, a da "Ulmeiro" e dos seus proprietários)!

Por vezes, há estranhas e engraçadas coincidências na vida, como esta!
Como se já não soubéssemos que nada acontece por acaso, o destino ainda nos vai brindando de quando em vez com estes pequenos momentos preciosos, como que para nos relembrar que tudo tem uma ligação e um sentido intrínseco naquilo que vamos vivendo... e que nada, mas mesmo nada, acontece por acaso!



Vídeo: "Retalhos de Bem-Fica" (2011)
Fotografias: Alexandra Carvalho (2011)





A "Ulmeiro/Livrarte" é uma verdadeira caixinha de surpresas!...

De cada vez que lá entramos, descobrimos algo de novo, algo que se encontrava escondido e que as mãos da Lúcia colocaram em relevo, de uma forma muito bela, na montra ou numa estante.

Esta é uma daquelas pequenas pérolas escondidas do comércio local, onde nos voltamos a sentir como que impregnados daquele espírito infantil de tudo ali querer descobrir e ver, de tudo procurar como se se tratassem de pequenos tesouros e mistérios ancestrais.
Para mim então, que, durante alguns anos da minha infância, aprendi, em casa dos meus Avós maternos, a brincar sozinha, dando largas à minha imaginação (que já nessa altura corria bem veloz), a "Ulmeiro" é um verdadeiro paraíso... Ainda por cima com gatos (que adoro!), é como se estivesse mesmo perante uma das sete maravilhas do mundo!
Mas sobre estórias de gatos (em particular do "Salvador", novo habitante da "Ulmeiro") falarei num outro post...

Os maiores tesouros desta Casa, talvez, sejam mesmo a Lúcia e o Zé Ribeiro... que nos recebem sempre com um sorriso no rosto e tantas (mas mesmo tantas) estórias para nos contarem.
O tempo por ali não parece passar, quando nos pomos na conversa e esta flui livremente, numa amena troca de ideias (e de ideais).

Ali sentimo-nos sempre como que em casa, tamanha é a sensação de serenidade que emana desta "família" (por afinidade)!...




Fotografia de Alexandra Carvalho (2011)



A "Ulmeiro/Livrarte" existe em Benfica há 41 anos... e, agora, precisa da ajuda de todos nós!

A Lúcia e o Zé Ribeiro vão reformular a sua mítica cave, para poderem organizar com regularidade actividades culturais relacionadas com a promoção do livro e da cultura.

Antes disso, porém, é imperioso diminuir drasticamente os stocks que se encontram na cave da loja, para que seja possível criar um pequeno auditório com lugares sentados.

Nesse sentido, até 31 de Agosto, a "Ulmeiro" está a efectuar descontos a partir de 50% em todo o tipo de objectos e livros, com a única excepção dos livros à venda online.



"Ulmeiro/Livrarte"
Av. do Uruguai, 13A,

em Benfica, Lisboa. Tel. 21. 715 13 41

(de 2ª a 6ª feira - das 10h-13h e das 15h-19h
Sábados - das 10h às 13h30)




Esta iniciativa é muito importante para que este espaço volte a ser um local de referência, cheio de iniciativas culturais e de muita animação, em Benfica...
Dos que conhecem a Av. do Uruguai, mesmo os que só param na montra, imaginam aquelas luzes apagadas?!... De certa forma forma, seria uma perda inestimável para a nossa freguesia!...

Pff., divulguem este apelo e apareçam na "Ulmeiro"!...
Muito obrigada!





--> Ler aqui as "Pequenas Estórias de uma Livraria de Benfica", por José Antunes Ribeiro.

--> Ouvir aqui a entrevista que nos foi concedida por José Antunes Ribeiro para o nosso projecto "Gente de Benfica".





Sem comentários: