sexta-feira, 8 de julho de 2011

Parque Silva Porto - Revisitar a Mata de Benfica, 40 anos depois…






(por Fausto Castelhano)






Vídeo de Alexandra Carvalho (2011)
Fotografias: Fausto Castelhano, Arquivo Municipal de Lisboa e outros.





Largamente propagandeado nos órgãos de Comunicação Social, jornais, rádio, televisão, além de folhetos, cartazes e, ainda, nas Redes Sociais que se apresentam, nos dias de hoje, como veículo de enorme divulgação de notícias, acontecimentos, etc., foi solenemente inaugurado, às 15.00 horas do dia 8 de Julho de 2011, o tão badalado Extreme Adventure, vulgo, Parque Aventura, na Freguesia de Benfica e localizado no Parque Silva Porto, mais conhecido pela população local por Mata de Benfica.




António Costa, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa na ousada e espectacular escalada de 2 metros, inaugura o 1º Parque Aventura da Cidade de Lisboa na Mata de Benfica ou Parque Silva Porto.
(Foto CML)




Pomposamente anunciado como o 1º Parque Aventura da Cidade de Lisboaseria, certamente, iniciativa espaventosa e de encher o olho ao mais incauto mas que, entretanto, vai desviando o povoléu dos problemas verdadeiramente essenciais e dramáticos com que, hoje em dia, infelizmente, se vai debatendo a população lusa…











7 comentários:

Anónimo disse...

Adoro ver escrever sobre a freguesia onde cresci. Embora possa não partilhar opiniões com todos aqueles que se preocupam com o estado da nossa freguesia, hoje parece que o devo fazer.
É com felicidade que vejo ser construido o BX na "Mata de Benfica". tornar o parque num polo de atracção para uma população mais jovem é dar um futuro ao mesmo. 20 anos passados as crianças de hoje irão reconhecer a sua importância tal como eu a reconheço em tempos de piscina no verão. Todos sabemos que é impossivel agradar a todos e bem sei que para muitos o parque estava bem como estava (calmo, sereno, vazio, abandonado, degradado). O esforço empregue por algumas pessoas na melhoria das condições deste parque e no aumento de ofertas será recompensado com a possibilidade de o FóFó recuperar o bar (que é sua propriedade por trocas e baldrocas antigas) uma vez que agora já existe clientela em número suficiente para o manter aberto.
A Mata de Benfica não é só de alguns, é de todos....
A construção dos equipamentos e o seu uso não impossibilitou de nenhuma forma o normal funcionamento da mata nem as suas acessibilidades....
Os valores pedidos para aceder aos circuitos são os valores justos, se tivermos em conta que existe a necessidade de pagar às equipas técnicas que se encontram de serviço, equipamento de segurança e um seguro para a prática deste tipo de actividade.
Trata-se de um projecto de cerca de 30 mil euros, com parceria entre uma associação de direito privado sem fins lucrativos e a junta de freguesia.
Pequeno valor comparando com o investimento de 160 mil euros na renovação do jardim frente ao FóFó, junto à praça de Benfica.
Espero que todo este movimento permita pressionar a Câmara de Lisboa na continuação dos trabalhos de restauro no parque, voltar a ter esplanada, voltar a ter o lago com patos, voltar a ter o espaço jardinado, voltar a ter as plantas e árvores cuidadas e acima de tudo proporcionar momentos de lazer e dencanço ao alcance de uma caminhada de 5 minutos (deixando o carro em casa).

Melhores cumprimentos

DOMINGOS ESTANISLAU disse...

Não sei se percebi bem a frase escrita pelo anónimo " compensado com a possibilidade de o FóFó recuperar o bar (que é sua propriedade por trocas e baldrocas antigas) uma vez que agora já existe clientela em número suficiente para o manter aberto".
Ora isto permite-me esclarecer o seguinte: Para já o FUTEBOL BENFICA, assinou um Protocolo com este Executivo camarário acerca de 2 anos e sem qualquer trocas ou baldrocas. Se o Futebol Benfica assinou esse protocolo não foi com o sentido do lucro até porque as restrições que o protocolo impõe impossibilita essa perspectiva. Mas este Clube, que tem na sua linha de acção preocupações de ordem social, disponibilizou-se junto da Câmara, aliás, a solicitação desta, em tomar conta do Bar, todavia questões burocráticas as quais não nos dizem respeito tem obstado à sua abertura. Entretanto se naquela altura estavamos nessa disposição, hoje essa disposição desvaneceu-se por vários motivos, que não interessam agora aqui explicitar. Mas há um outro protocolo com a Câmara que tem a ver com a recuperação do buraco que lá está e que pelos vistos vai continuar. E já agora aproveito para esclarecer, até porque vários sócios têm solicitado essa informação, que há um despacho da CML de 150.000.00 (cento e cinquenta mil euros), surgindo o nome do CLUBE FUTEBOL BENFICA nesse despacho quero esclarecer que tivemos conhecimento do despacho e da verba através de um sócio que nos fez chegar esse despacho que extraiu da internet e até hoje oficialmente ninguém nos comunicou nada acerca dessa verba. Este esclarecimento justifica-se para evitar confusões acerca desta verba, sabendo-se quando se fala em dinheiros os problemas ou as confusões que isto pode provocar. Portanto aqui ficam dois esclarecimentos quanto às trocas e baldrocas e aos 150,000.00

Fausto disse...

Algumas notas a propósito do cometário do sr. anónimo:
Reforço a total discordância a respeito da implementação do Parque Aventura, exactamente, naquele local isto é, paredes meias com o Parque de Merendas o qual, foi concebido, ao tempo, atendendo a vários requesitos:
É a zona da Mata mais soalheira;
A zona menos exposta aos ventos predominantes que, como se sabe, sopram de Norte;
Naquela área, a Mata é muito menos fechada proporcionando, aos frequentadores do Parque de Merendas, locais de sol ou sombra conforme as suas preferências!
Os arquitectos desse tempo e os paisagistas sabiam muito da poda, como se costuma dizer. Os utentes do Parque de Merendas vão ser incomodados e muito, podem crer! O Extreme Aventure tinha outros locais onde se instalar na Freguesia de Benfica! Sugiro um: No espaço do que resta da Quinta das Palmeiras! O sr. anónimo sabe onde é? De resto já lá existem diversos equipamentos para crianças que se podiam enquadrar com outros que se viessem a instalar.
O sr. anónimo refere-se a 20 anos atrás, mas o texto indica as décadas de 60 e 70 do século XX como está bem escarrapachado no sub-título! E aí sim, toda a estrutura da Mata de Benfica estava a funcionar (como se pode verificar por algumas fotos) e era um encantamento para a população de Benfica! Ver a Mata de Benfica renascer seria o melhor presente que poderia ser oferecido, esse sim, às gentes de Benfica!

Anónimo disse...

Cada um olha para o seu umbigo!!

Fico triste por saber que o novo parque aventura incomoda os demais utilizadores do parque de merendas.
Concerteza aquelas imaginárias dezenas de pessoas que todos os dias ocupam esse espaço (ou estarei enganado). Porventura não serão pessoas mas sim apenas espaço vazio!!
Tantas vezes que me passeio pelo parque e vejo o avô acompanhado do neto nas mesas, ou o funcionário do parque a almoçar nesse espaço!!
Mas o que mais gosto é de ver as grandes familias e grupos de amigos que se encontram munidos de geradores a gasolina, aparelhagem, colunas sonoras e computador e transformam o espaço numa autentica rave!!
A esses aplaudimos.....Ao parque aventura criticamos e deitamos abaixo!!
Nunca pensei que em tão pouco tempo, tantas pessoas ficassem a conhecer o Parque Silva Porto, não pelas sombras ou ventos predominantes, não para jogar PSP sentados no chão ou para passear o cão de raça perigosa solto da trela como tantos fazem.....conheceram o parque graças ao BX Adventure.
Um dia vão perceber que o que resulta numa geração poderá não resultar noutra, todos nós temos de nos adaptar e crescer de acordo com a realidade e necessidades.

Não deixem o Parque Silva Porto desaparecer.

Grande Abraço

Fausto disse...

Sempre detestei quem atira pedras, por mais pequena que seja, e se esconde atrás do anonimato! Fazem-me lembrar outros tempos, tenebrosos, que nunca devemos esquecer!
Mesmo assim, já percebi que quem se assina por "anónimo" não conheceu, nem ao de leve, o que era Mata de Benfica e o que ela representava para os seus frequentadores, 40 anos atrás! E não vale a pena dar alguns esclarecimentos sobre um assunto que diz respeito a toda uma freguesia e à sua população, muitos dos quais aqui nasceram, viveram e amam o seu património histórico! Mas há quem não entenda estas pequenas minudências mas, também não importa para o caso e dou-lhe a importância que merece! Isto é, nenhuma! Foi, exactamente, com iniciativas idênticas ao do Extreme Adventure" que, tudo quanto identificava a nossa Freguesia de Benfica foi, paulatinamente, delapidado: os palácios, palacetes, casas senhoriais, quintas magníficas, a Cascata Monumental, etc., etc., tudo à pala da tal modernidade de que o sr. "anónimo" tanto orgulha! Claro que o Chafariz Grande das Águas Livres (havia outros, mais pequenos), já olhou bem para ele? vai pelo mesmo triste caminho! Pela tal modernidade! Para finalizar, apenas quero acrescentar uma pequenino pormenor mas que faz toda a diferença: Hoje, se população não frequenta mais assiduamente o Parque Silva Porto é porque receia lá entrar! A Mata de Benfica, afinal, nem sequer é vigiada como noutros tempos! Esta é que é a verdade nua e crua! Pois é, qualquer criança, jovem ou adulto corre o sério risco de assalto, agressão, estupro, se não for coisa pior; jovens e adultos drogam-se em pleno dia na Mata de Benfica: é a modernidade em todo o seu explendor! Será melhor agora, ou pior? Depende do ponto de vista de cada um!

Anónimo disse...

Caro Senhor Fausto, estamos a chegar a conclusões concordantes.
Entendo perfeitamente o que afirma mas infelizmente sabemos que as pessoas que frequentavam o parque gostariam de continuar a faze-lo sem medo de que algo aconteça.
Não entendo a razão pela qual o Parque Silva Porto não tem vigilância contratada pela Câmara tal como acontece noutros parques de Lisboa. Mas acredito que, com a existência deste novo projecto será possivel pressionar as entidades a resolver problemas como estes. Talvez possa ser um pouco ingénuo, mas também sei que as entidades só tomam determinadas decisões quando obrigadas.
Aproveito para informar que toda a vida vivi a 300 metros da Mata de Benfica (esclarecento algumas dúvidas sobre o conhecimento que tenho sobre o espaço).

Cumprimentos

Anónimo disse...

o senhor doutor antonio costa prometeu tirar os carros de cima do passeio ,mas nao na avenida gomes pereira para nós aprendermos a escalar por cima deles .Que lindo e democratico virar o rabo ao publico para a foto ! Voilá

antonio ribeiro almeida