sexta-feira, 22 de julho de 2011

1ª Sessão de Cinema ao Ar Livre em Benfica




(por Alexandra Carvalho)




Em tempos idos, na nossa freguesia, existiu uma única sala de cinema, a da sede do Sport Lisboa e Benfica, na Av. Gomes Pereira (edifício onde, hoje em dia, funciona a Junta de Freguesia de Benfica).
Com a chegada do Verão, nesses tempos, havia cinema ao ar livre no ringue, ali mesmo ao lado, num ambiente de profícua confraternização.

Os tempos mudam e a "modernidade" avança, com a chegada de mais salas de cinema à nossa freguesia, assim como da era do vídeo on demand nos canais de TV Cabo (sem ser, sequer, necessário sairmos do conforto dos nossos lares).

Chegada a Benfica há 35 anos, já não tive oportunidade de conhecer o famoso cinema ao ar livre no ringue da Av. Gomes Pereira e, devo confessar, que sou daquelas pessoas que se rendeu por completo às novas tecnologias e infinitas possibilidades que as mesmas colocam ao nosso alcance!...

No entanto, à semelhança de algumas outras pessoas com quem tenho conversado sobre o assunto, há algo de que sinto muita falta em Benfica : - a existência de espaços sócio-culturais, de confraternização e de fomento de verdadeiros laços de vida em comunidade (algo que o individualismo trazido por acréscimo da "modernidade", talvez, tenha aniquilado por completo, infelizmente!).

Nesse sentido, fui delineando um projecto, que venho acalentando há largos meses, em que um dos vértices é, precisamente, a transposição para o momento actual das antigas sessões de cinema ao ar livre (adaptando-as, logicamente, ao nosso conceito actual de sociedade).

Foi por isso mesmo, com muito agrado que vi o Senhor Presidente do Clube Futebol Benfica aceitar este nosso convite para a realização do Cinema ao Ar Livre na antiga Escola Primária António Maria dos Santos, tendo ele próprio escolhido o filme-documentário desta 1ª sessão, que ontem à noite se realizou.






Vídeo de abertura da Sessão + fotografias da 1ª sessão de Cinema ao Ar Livre em Benfica.





A sessão de Cinema ao Ar Livre iniciou-se
com um vídeo das "Notícias da Semana" - numa sátira aos documentários de propaganda disfarçada de actualidades produzidos pelo Secretariado Nacional de Informação (transportados por todo o país pelos Cinemas Ambulantes), durante o Estado Novo.

Tendo, em seguida, sido visionado o filme
"Debtocracy" ("Dividocracia") de Katerina Kitidi e Aris Hatzistefanou. Pela primeira vez, num documentário produzido pela própria audiência, são analisadas as formas como as políticas económicas neoliberais - impostas pelos agentes financeiros da União Europeia - têm conduzido à bancarrota os países da sua periferia.

A importância deste filme-documentário reside, sobretudo, no facto de nos mostrar alternativas à crise actual!...
De nos mostrar que é possível enfrentar com êxito as pressões dos aparelhos ao serviço do capital financeiro mundial (FMI, Banco Mundial, etc.), quando os governantes do país ameaçado têm suficiente dignidade para colocar em primeiro lugar a satisfação das necessidades de seu povo, e não a obsessão por lucros dos magnatas financeiros (tal como no caso do Equador dirigido por Rafael Correa).
Este filme deixa-nos, ainda, uma mensagem de esperança, no facto de estar nas mãos dos próprios cidadãos (através de uma tomada de consciência e mobilização cada vez mais alargadas) o poder para exigirem aos seus governantes que o monstruoso aparato financeiro seja derrotado.






Debtocracy International Version
por BitsnBytes





Após o visionamento deste documentário, seguiu-se um (muito participado) debate com a presença do Dr. João Rodrigues - da Rede "Economia com Futuro", investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e co-autor do blogue "Ladrões de Bicicletas" - (a quem muito agradecemos a disponibilidade), que nos auxiliou a compreender melhor certos aspectos do filme-documentário, bem como respondeu de uma forma muito assertiva e empática às inúmeras questões dos presentes.

Apesar das férias de Verão e do vento frio que se fez sentir ontem à noite, estiveram presentes , nesta 1ª sessão de Cinema ao Ar Livre, 30 pessoas, para além dos diversos transeuntes que foram parando à porta da antiga Escola Primária António Maria dos Santos.

À semelhança das antigas sessões de cinema de outros tempos (em que as pipocas à la americana ainda não tinham ganho poder), foram servidos aos presentes deliciosos rebuçados.







1 comentário:

fausto castelhano disse...

Apesar do frio, e era muito, valeu a pena! O filme, excelente, abordando um tema actualíssimo e que toca a todos os cidadãos! O convidado, Dr. João Rodrigues, espectacular e respondendo a todoas as questões levantadas pela assistência! Magnífico!
Espera-se a continuação desta bela iniciativa!