domingo, 23 de agosto de 2009

Fronteiras em Benfica




Desde criança que me habituei a ouvir dizer que até ao Calhariz de Benfica estamos na freguesia de Benfica e, de lá em diante, passamos para a de São Domingos de Benfica.
Mas, para mim, a diferença entre ambas as freguesias nunca foi muito notória, nem tão pouco essa divisão no espaço.

Como conseguir, então, definir de uma forma tão exacta as fronteiras administrativas de duas freguesias através do seu espaço físico, quando não parecem existir fronteiras entre os seus habitantes?






Ao comemorar os seus 50 anos de existência, a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica decidiu, recentemente, instaurar esta mesma divisão deixando-a bem traçada no terreno, com um marco simbólico à entrada (e saída) da sua freguesia, semelhante aos que vemos por esse Portugal a dentro, quando entramos em alguma povoação. Aproveitando, também, para promover o seu "turismo interno" (como se pode visualizar melhor na foto acima).

As fronteiras administrativas da freguesia de São Domingos de Benfica, tal como hoje as conhecemos, foram delimitadas em conformidade com o Decreto-Lei nº 42.142 de 7 de Fevereiro de 1959 (o qual remodelou administrativamente a Cidade de Lisboa, fixando o número de freguesias em 53), originando a sua divisão da freguesia de Benfica a que pertencera, devido ao crescimento do número dos seus habitantes.





Benfica, essa outra, já existia desde Julho de 1885, tendo, antes disso, pertencido ao concelho de Belém.









6 comentários:

Anónimo disse...

Um pouco feínhas essas placas... também não percebo qual é a vantagem em promover a divisão em vez da união.

Cecilia disse...

Feias ou bonitas as placas existem por todo o País. E não se trata de promover desunião, mas sim de informação para qualquer um!

Anónimo disse...

EXEMPLO DO BACOCO PORTUGUES , GASTAR DINHEIRO EM INUTILIDADES

ANTONIO RIBEIRO ALMEIDA

europeu disse...

Ambos tem razão.mas eu também não percebo a insstnencia de alguns em querer forçar e reforçar essa divisão artificial de um t erritorio contiguo que é Benfica. para alem do interesse dos autarcas locais em manter postos de administração em duplicado para poderem mamar dinheirinho, não tou a ver

europeu disse...

também não percebo porque não se aproveitou a recente reorganização administrativa para reunificar benfica..! porque não? interesses pessoais dos autarcas?

europeu disse...

bENFICA DEVIA TER SIDO REUNIFICADA EM 2013 DURANTE A ULTIMA REFORMA ADMINISTRATIVA