sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Quinta Nova da Conceição




Imagem disponível in "Google Earth"



Escondida apenas a alguns minutos do eterno rebuliço da Estrada de Benfica, a Quinta Nova da Conceição fica localizada no Nº 5 da Rua Cidade de Rabat.






Este palacete do século XVIII é um dos raros exemplos das quintas de Verão lisboetas dessa época; tendo sobrevivido ao terramoto de 1755 e pertencido sempre à mesma família, a dos Condes do Bonfim.



Imagem disponível in TopRural



José Francisco de Melo Travassos Valdez, o 4º e último Conde do Bonfim (personagem sobejamente conhecido na Benfica de outros tempos, por servir de testemunha dos casamentos de todas as gentes humildes e sem posses da freguesia), era o avô da actual proprietária desta Quinta.



"Inauguração da Circular sob o viaduto do Calhariz de Benfica,
pelo Conde de Bonfim, a que assistiu o Presidente França Borges"
(1963),
Armando Serôdio
in Arquivo Municipal de Lisboa



Uma vez que a herança desta propriedade se transmitiu sempre na família por via feminina, actualmente, a Dª. Maria Teresa Travassos Saraiva Valdez, converteu este palacete de importante valor histórico na única casa de Turismo de Habitação existente em Lisboa.







Combinando o ambiente do século XVIII com as necessidades do século XXI esta casa de Turismo de Habitação possui apenas três quartos, cada um deles decorado ao estilo da antiga nobreza portuguesa.






De destacar também, entre outras divisões: a Sala de Estar, um magnífico salão com o seu piano de cauda (onde tocou Viana da Mota), a sua harpa e uma grande lareira; a Livraria, construída já no início do século XX pelo último Conde do Bonfim, é uma sala completamente forrada a madeira, onde se encontram exemplares raros e únicos.






No imenso jardim da Quinta Nova da Conceição, encontram-se duas árvores classificadas como "interesse público": uma "araucária" e uma "bela sombra"; tendo esta última sido, ao longo dos séculos, a casinha de brincadeiras de todas as gerações que por ali passaram.








1 comentário:

Fausto Castelhano disse...

Uma pequena achega

A Rua Cidade de Rabat corresponde a um pequeno troço da antiga Rua dos Soeiros a qual, começava no nº360 da Estrada de Benfica e terminava no nº 177 da Estrada da Luz. era, efectivamente, uma longa via de comunicação bastante concorrida e que abrangia 2 freguesias. Ao contrário da Rua Cidade de Rabat, a Rua dos Soeiros tinha uma saída franca para a Estrada de Benfica.
Do lado da Estrada da Luz, ainda existe a Rua dos Soeiros num troço bastante reduzido e o restante da Rua dos Soeiros, mudou de nome: Rua João Hogan.

Um abraço
Fausto Castelhano