segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Em busca do nascimento do Clube




Na nossa rubrica "Em busca de...", procuramos descobrir a história de locais, edifícios e outros ligados à nossa freguesia (que desconhecemos ou, para os quais algum dos nossos leitores nos pediu ajuda).

Contamos, nesta tarefa, com o vosso precioso auxílio. Se souberem mais informações sobre algum dos casos que já colocámos nesta rubrica, deixem pff. comentário no respectivo post ou escrevam-nos para palavraseimagens@gmail.com.




Imagem gentilmente cedida por Domingos Estanislau



O nosso leitor Domingos Estanislau (Presidente do Clube Futebol Benfica) procura saber se alguém terá mais informações (fotos, recortes de jornais, etc.), datadas da época em que o Clube nasceu:


"Esta fotografia é a mais antiga existente no Clube. Sabe-se, contudo, que o Futebol Benfica é anterior a esta época.
Creio que o jornal da Euterpe podia ajudar a descobrir ou a confirmar aquilo que para nós significa o nascimento do Clube, isto é, 1895."


Será que o nosso amigo Pedro Macieira - que, também, anda em busca de algo (o legado da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica) - nos consegue auxiliar nesta tarefa?

Muito obrigada!




7 comentários:

João disse...

No caso de se relacionarem as possíveis origens do FóFó com a existência da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica, então a inerente pesquisa terá que passar forçosamente por "vasculhar" o acervo histórico relativo ao Partido Socialista Português, partido formado em 1875 por proposta de Azedo Gneco. De realçar que a documentação produzida e recebida pelo Partido Socialista Português inclui «recortes de jornais incidindo sobre política, religião e desporto a nível nacional e internacional.»

A sustentar esta minha ideia está o facto de qualquer pesquisa em torno da "Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica" que seja feita, por exemplo, através da Torre do Tombo (online) ir sempre dar a "Partido Socialista Português"...

Alexa disse...

João: parece-me que tem toda a razão.
Segundo, também, andei a investigar, parte do espólio da Euterpe de Benfica terá tido como destino o Partido Socialista.
Agora é uma questão de termos tempo para lá ir investigar melhor.
Um abraço

João disse...

Alexa, os registos históricos da Sociedade Euterpe Filarmónica de Benfica são, em princípio, parte integrante do espólio do Partido Socialista Português. Pessoalmente, duvido que o actual PS seja o "fiel depositário" do espólio do PSP. Aliás, conforme poderá verificar, o espólio em questão está actualmente na posse do Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, sendo composto por 9 pastas e 13 caixas que foram adquiridas a um particular em 2002.

Alexa disse...

João: muito obrigada pela informação. Vou avisar o nosso amigo Pedro Macieira, que já anda em campo a investigar esta hipótese.

pedro macieira disse...

João e Alexa,

Muito importante a informação sobre a localização do espólio da Euterpe de Benfica.
Irei tentar saber da possibilidade de a consultar.
Obrigado pela informação.
Pedro Macieira

Fausto disse...

Olá amigos

Apenas um pequeno esclarecimento:

O chamado Partido Socialista Português, não tem nada a ver com o actual Partido Socialista.
O Partido Socialista Português foi fundado, efectivamente, em 1875 (10 de Janeiro) na sequência do Congresso de Haia. Sobreviveu até às vésperas da entrada em vigor da Constituição Portuguesa de 1933 a qual, ilegalizou "de jure", todos os partidos políticos.
O actual Partido Socialista, foi fundado em 1973 (19 de Abril) na cidade alemã de Bad Munstereifel.
Assim, todos os partidos políticos fecharam as portas, à excepção, e honra lhe seja feita, do Partido Comunista Português (fundado a 6 de Março de 1921) que se manteve em actividade, sem interrupção, até aos dias de hoje.

Um abraço

Fausto Castelhano

Alexa disse...

Amigo Fausto: muitíssimo obrigada pela importante informação que aqui nos deixou (a qual será, certamente, de extremo relevo para o Pedro Macieira).

Um abraço