sábado, 20 de março de 2010

Os “Sabores da Caça” na STIMULI/UNISBEN



(por Fausto Castelhano)



No acolhedor espaço da Associação de Artes e Cultura de Lisboa - STIMULI/UNISBEN, realizou-se no dia 18 de Março de 2010 mais um excelente convívio onde prevaleceu a sã camaradagem, a boa disposição e a amizade entre todos os convivas.



Imagem de UNISBEN



Sob o lema “Sabores da Caça”, a sessão abriu com uma palestra (no pavilhão multiusos) orientada pela presidente da STIMULI, Prof. Marília Abel e onde foi abordada a temática da caça ao longo dos tempos, acompanhada com a projecção de excelentes imagens alusivas à matéria em questão.



Palestra sobre a Caça
Fotografia de Fausto Castelhano (2010)



Seguidamente, foram servidas diversas iguarias magnificamente confeccionadas pelo nosso amigo Mestre João, cozinheiro de alto gabarito e que foi muitíssimo bem secundado pelo Sr. Eliseu.



O menú era bastante convidativo...
(Imagem de UNISBEN)



E a tal prova de caça, como estava anunciada na respectiva ementa, afinal de contas, transmudou-se num excelente e lauto jantar que surpreendeu, agradavelmente, todos os presentes que se apresentaram à mesa da comezaina.



O Sr. João (cozinheiro de alto gabarito) e as alheiras de caça à saída do forno…Meus amigos, uma delícia…
Fotografia de Fausto Castelhano (2010)



Abertura com uma canja de pato bravo, deliciosa, a fazer lastro! Depois, alheiras de caça no forno ou na brasa… à escolha… magníficas! Então, após este intróito, seguiu-se todo o resto…Comeu-se até dizer chega! E, claro está, regado com uma bela vinhaça da lavra do nosso amigo António Oliveira.



O Sr. António Oliveira na “prova”…
Fotografia de Fausto Castelhano (2010)


Caça variada (coelho bravo, perdiz, pombo bravo) com castanhas e cogumelos
Fotografia de Fausto Castelhano (2010)


Lebre com feijão e couve lombarda…Que coisa saborosa!
Fotografia de Fausto Castelhano (2010)


E, como se podia observar na descrição do menu, o repasto era de fazer crescer água na boca…Pudera!


Os cozinheiros (Srs. João e Eliseu), elementos da Comissão de Alunos e colaboradores
Fotografia de Fausto Castelhano (2010)



Como sempre, os elementos da Comissão de Alunos e outros amigos que com eles colaboraram, tiveram um papel preponderante para o bom êxito de mais esta bela iniciativa dos corpos directivos da STIMULI/UNISBEN.



Um aspecto da sala de jantar…comeu-se até fartar!
Fotografia de Fausto Castelhano (2010)


Vamos lá saborear o petisco…
Fotografia de Fausto Castelhano (2010)



Uma menção muito especial ao vice-presidente António Oliveira, pela generosidade e altruísmo com que nos presenteou com as excepcionais peça de caça que eram, de facto, de “cinco estrelas”. Além do mais, António Oliveira é um emérito caçador da Freguesia de Benfica e onde, seguramente, pontaria certeira e dedo lesto no gatilho não lhe devem faltar. Olho atento no ponto de mira e…já está! É tiro e queda…



António Oliveira, emérito caçador da Freguesia de Benfica e vice-presidente da STIMULI
Fotografia de Fausto Castelhano (2010)



E pronto! Mais uma belíssima iniciativa dos Corpos Sociais da Stimuli que estão, mais uma vez, de parabéns!
Outros eventos se seguirão nas mais variadas áreas, o que muito dignifica a Associação de Cultura e Artes de Lisboa – STIMULI/UNISBEN. Assim, esta Associação se vai afirmando, paulatinamente, no panorama cultural e social, não só da Freguesia de Benfica mas, também, da cidade de Lisboa.



Próxima iniciativas da STIMULI/UNISBEN:

Dia 21 de Março de 2010
Actuação da Tuna da STIMULI/UNISBEN na Quinta das Conchas, integrada na Festa da Primavera (Iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa)

Dia 23 de Março de 2010
Festejos da Festa da Primavera. Actuação do Coro, Danças e Cantares e Tuna da STIMULI/UNISBEN no espaço da Associação de Cultura e Artes de Lisboa (em Benfica).






7 comentários:

Smak disse...

Pergunto à fundadora e administradora, a qual sei ser uma activista pelos animais, deste belíssimo blog que muito prezo: Que tem este jantar de energúmenos a ver com a Freguesia de Benfica?

(e não me diga que a razão é o espaço ser em Benfica, pois podia ser noutro lado qualquer que a relação seria exactamente a mesma - nenhuma)

Alexa disse...

(Parte 1)

Caro/a Smak:

Começo por lhe dar as boas vindas e este blog, dado ser a primeira vez que aqui nos deixa um comentário!

Importa salientar, antes de responder ao que me perguntou em concreto, que a caça é uma prática usada pelos animais carnívoros ou omnívoros para obtenção de alimento. Sendo que muitas espécies, na natureza, utilizam a caça de acordo com as características físicas do animal caçador e da presa (normalmente, através de emboscadas, visando quase sempre os alvos mais frágeis, como animais velhos, doentes ou recém-nascidos).
Também o animal Homem, desde tempos imemoriáveis (na pré-civilização) utiliza a caça. Antes da civilização, esta, na verdade, a sua principal fonte de alimento. Contudo, a expansão populacional e o desenvolvimento da civilização, tornou o extrativismo natural, coleta, caça e pesca, insuficientes para o abastecimento da população, sendo que a obtenção destes produtos foi substituída pela agricultura e pecuária, tendo a pesca resistido até os dias de hoje e obtendo escala industrial.
A caça é, assim, uma das mais antigas actividades do ser humano em favor de sua sobrevivência. A Antropologia (note-se que, para além de activista pelos direitos dos animais, sou também antropóloga) admite que a espécie humana só alcançou o seu actual estágio de desenvolvimento mental a partir do momento em que os primeiros hominídeos deixaram de ser coletores para se tornarem omnívoros.
Embora a caça de substância ainda resista até os dias de hoje, ela ocorre em pequenas comunidades isoladas, como algumas tribos indígenas, por exemplo.
Quanto à caça desportiva (cultural ou tradicional), que ganhou importância com o passar dos séculos, esta modalidade não visa a obtenção de alimentos mas a conservação de tradições, emoção da perseguição e do abate entre outras (à semelhança do que se passa, por exemplo, com as touradas); tendo este acto implicações de carácter ético para muitas pessoas (grupo em que me incluo!), uma vez que o abate de animais por desporto, apesar de ser praticado por povos em todo o mundo, independentemente do seu credo ou etnia, é condenável em termos de repeito pela natureza e pelos seres vivos.

Alexa disse...

(Parte 2)

Caro/a Smak:

Face ao exposto, importa explicar-lhe que, de facto, não foi o simples facto do espaço onde decorreu a actividade que deu origem a este post de Fausto Castelhano se localizar em Benfica que fez com que o mesmo aqui fosse colocado.
O principal motivo pelo qual aqui coloquei este post, redigido por um dos nossos colaboradores, prende-se, isso sim, com o facto de muito prezarmos a associação STIMULI/UNISBEN e todo o trabalho cultural e recreativo que tem desenvolvido pela nossa freguesia.

Tal como disse ao nosso amigo Fausto, quando este me enviou o seu texto e fotos (questionando se o mesmo teria interesse para inserção no nosso blog), como activista pelos direitos dos animais, não partilho de todo os ideais relacionados com a caça enquanto desporto, nos dias que correm.
No entanto, também me pareceu, enquanto "fundadora e administradora" deste blog, que o relato que o nosso amigo Fausto nos enviou não era de modo algum ofensivo para os nossos leitores ou para mim própria, dado que não fazia o apanágio dessa prática da "caça desportiva" (o que isso sim, a mim, me teria chocado!), limitando-se a relatar-nos uma palestra que teve lugar na UNISBEN sobre o tema da caça, bem como posterior confraternização alimentar.
Foi nesse sentido que aqui publiquei este post, dado que me parece que, numa política de tolerância e democracia, devemos agradar a todos os leitores que aqui venham; para além de que, como a nossa freguesia tem tão poucos eventos de carácter cultural, é, sem dúvida alguma, de realçar todos aqueles que se vão realizando e que não causam dano a terceiros (humanos ou animais).
Ou seja, basicamente, a questão é a seguinte: eventualmente, eu própria posso até não gostar de fados ou de tunas, ou não ser católica praticante, mas isso não significa que aqui deixe de publicar posts que considero importantes para este blog.

Lamento, assim, se o/a desagradei com a publicação deste post... mas, também, me parece um pouco exagerado da sua parte ofender as pessoas que levaram a cabo e estiveram presentes nesta actividade!

No que diz respeito ao activismo pelos direitos dos animais...
Parece-me que não terá sido o facto de ter publicado o presente post que o manchou ou denegriu sequer. Penso que estaríamos a ser demasiado intolerantes se assim o entendessemos!

Muito obrigada!

João disse...

"Que tem este jantar de energúmenos a ver com a Freguesia de Benfica?"

Smak, se há alguém que é contra a caça, esse alguém sou eu. E posso até admitir que este post esteja algo descontextualizado do tema central do blog. Mas, seja como for, considerar este evento da STIMULI/UNISBEN como um "jantar de energúmenos", não é uma forma correcta (nem educada) de colocar a questão...

Alexa disse...

João:

"E posso até admitir que este post esteja algo descontextualizado do tema central do blog."

Posso estar errada (ou esquecida)nos objectivos com que este blog foi criado, mas, sinceramente, não vejo motivos para este post estar descontextualizado do tema central do blog.

Se falamos de retalhos de Benfica, falamos de todos aqueles pedaços, do Passado e do Presente, que, unidos num todo, nos ajudam a caracterizar a nossa freguesia (inclusivamente, falamos de Benfica e de São Domingos de Benfica - que, no Passado, constituíram uma única freguesia).

Em meu entender, um desses retalhos importantes e fundamentais é o das associações, espaços, cooperativas e outros que se inserem na freguesia e aí trabalham ou dinamizam actividades.

Nesse sentido, reitero aqui que me faz todo o sentido que o post que o Fausto Castelhano nos enviou aqui tenha sido inserido.

Abraço & Obrigada!

João disse...

Alexa, peço que me perdoe mas - eufemisticamente falando - acho que eu apontei para a Lua e, inadvertidamente, a Alexa limitou-se a olhar para o meu dedo indicador. De qualquer forma, e até por uma questão de clareza, talvez fosse interessante tornar bem clara a raison d'être deste seu / nosso blog. Quanto mais não seja, para evitar comentários "inflamados" como aquele que designou de jantar de energúmenos um momento bem vivido pelas pessoas que integram a STIMULI/UNISBEN.

Em termos gráficos, essa raison d'être poderia estar descrita como sub-título do próprio blog...

Alexa disse...

Amigo João: as minhas desculpas por apenas ter olhado para o seu indicador ;)

A raison d'être deste blog está bem descrita em termos gráficos na barra lateral direita do blog, por debaixo do tradutor do Google, onde se lê "A Propósito deste Blog" (deixo aqui o link: http://www.box.net/shared/qjxcf3rbno); mas, talvez, seja, de facto melhor, colocar a devida menção, por debaixo do cabeçalho, como o João sugeriu (e bem).

Obrigada!