segunda-feira, 21 de junho de 2010

"S.O.S. Azulejo" de Benfica




Fotografia de Mário Pires





"Cara Alexandra,

como seguidora assídua do blogue «Retalhos de Bemfica» e do esmerado esforço na divulgação da necessidade de preservação do património histórico-cultural da freguesia e arredores, gostaria de lhe indicar um site, que me pareceu importante.

Trata-se da tentativa de alguns investigadores, e não só, de inventariar, estudar, divulgar e salvaguardar o património azulejar português. A importância reside, no entanto, na ligação estreita à Polícia Judiciária para a criação de uma base de dados sobre azulejos furtados.

Como no seu blogue são muitas vezes dados alerta sobre imóveis em ruína alvo de saques violentos achei que esta indicação poderia ter interesse:

"S.O.S. Azulejos"

Até breve,
Catarina Coelho"




Fotografia de Mário Pires




No seguimento do e-mail que nos foi enviado pela Catarina Coelho, alertando para a existência do Projecto "S.O.S. Azulejo" (que surgiu da necessidade imperiosa de combater a grave delapidação do património azulejar português que se verifica actualmente, de modo crescente e alarmante, sobretudo por furto, mas também por vandalismo e incúria - projecto da iniciativa e coordenação do Museu de Polícia Judiciária);

Informamos todos os nossos leitores que, no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo fotógrafo Mário Pires, no "Inventário de Imóveis" da nossa freguesia, também existe a possibilidade efectuar o levantamento fotográfico de azulejos de Benfica.

Nesse sentido, bastará que ao preencherem o formulário abaixo, indiquem, na caixa de comentários, a menção a que se deverão também fotografar em detalhe os azulejos existentes no imóvel que referenciarem neste formulário.







Em caso de dúvidas mais técnicas quanto à utilização deste formulário, dêem-nos uma "apitadela" para: palavraseimagens@gmail.com

Álbum do "Inventário de Património" da freguesia de Benfica disponível aqui.






Sem comentários: