quinta-feira, 24 de junho de 2010

Encerramento do Ano Lectivo



"Quem infringiu a lei da eternidade
que não permite recomeçar a vida?

Ignoram-me. Não sou. Tenho vontade

de ser também um velho desde sempre.

Assim conversarão

comigo sobre coisas

seladas em cofre de subentendidos

(...)

Nem me vêem passar. Não me dão confiança.

Confiança! Confiança!"


Carlos Drummond de Andrade - "Os Velhos"


"Homens idosos são sempre jovens o bastante
para aprender, com lucro."


Ésquilo (dramaturgo grego)





Realizou-se hoje a Festa de encerramento do Ano Lectivo na UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica, a qual incluiu uma exposição de trabalhos elaborados pelos alunos, uma exibição de danças e cantares regionais, assim como a actuação do Coro da Universidade.

Num ambiente de grande animação e convívio singelo, a Festa prolongou-se noite dentro com um jantar organizado pela Comissão de Alunos, o qual teve ainda um momento de poesia e a actuação da Tuna da UNISBEN.




Fotografias 1 a 5, 8 a 13, 17 e 18, 20 a 22 de Fausto Castelhano
Fotografias 6 e 7 de Alexandra Carvalho
Fotografias 14 a 16 e 19 de Miguel Coelho

Música "La Fête" de Rodrigo Leão




Numa sociedade que deixou de querer aprender com os seus anciãos, preferindo depositá-los em lares ou abandoná-los em hospitais, como se, a partir dos 60 anos, nada mais tivéssemos a oferecer aos outros porque, supostamente, deixámos de ter existência...

É de enaltecer iniciativas como a que a UNISBEN - Universidade Intergeracional de Benfica, há 4 anos, vem desenvolvendo, como forma de combater a solidão e proporcionar aos seniores com mais de 50 anos momentos de aprendizagem e lazer (em múltiplas áreas do saber, nomeadamente as línguas, ciências sociais, saúde e música, entre outras, dando ainda a oportunidade de participar em actividades práticas em paralelo).

Na UNISBEN vive-se com um espírito extremamente positivo e amical cada novo dia que passa, porque, na verdade, a vida ainda lhes tem muito a oferecer (e vice versa).
Muito teríamos ainda a aprender com os nossos "velhos", se tivéssemos tempo para parar e apreciar o que a vida tem de melhor... as relações humanas!

Mais uma vez, gostaria de aqui deixar um agradecimento sincero a todos na UNISBEN, pela forma como (sempre) nos recebem e acarinham!






6 comentários:

Fausto disse...

Olá Alexa

Magnífico! Um muito obrigado pela bela reportagem!

Um abraço de muita amizade!
Lídia e Fausto

Alexa disse...

Amigos Lídia & Fausto: o mérito é todo vosso :)

Abraço forte

Lídia Varanda disse...

Tenho orgulho nos jovens dos quais a Alexandra faz parte. Obrigada por ser quem é. Parabéns pela sua luta. Estamos do seu lado.
Aluna da Unisben/Stimuli.
Lídia Varanda

Alexa disse...

Lídia: muitíssimo obrigada pelas suas simpáticas palavras e, sobretudo, pelo apoio que TODOS na Unisben nos têm dado na nossa Luta pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura!

Tem sido excepcional e muito recompensante para mim trabalhar e conhecer pessoas tão diferentes entre si, mas unidas em torno de uma instituição como a Unisben, que as faz re-ganhar ânimo, motivação e um espírito muito positivo.
Muito obrigada!

Bjs

Anónimo disse...

O meu obrigado à comissão de alunos da Unisben, que nos proporcionou uma festa tão agradável.
As suas reportagens são, como sempre, muito boas.

Leonor Nunes

Alexa disse...

Leonor: obrigada! Mas, desta vez, o mérito é muito mais partilhado com o Miguel, o Fausto e TODOS na Unisben (que proporcionaram um jantar tão agradável e divertido :)

Bjs