quinta-feira, 10 de junho de 2010

Marcha de Benfica






Saída do Clube Futebol Benfica em desfile pela freguesia - Rua João Frederico Ludovice
Vídeo de Alexandra Carvalho




Rua Emília das Neves, com os moradores às janelas a saudarem a Marcha
Vídeo de Alexandra Carvalho




Av. Grão Vasco
Vídeo de Alexandra Carvalho




Chegada à Av. Gomes Pereira - Junta de Freguesia de Benfica
Vídeo de Alexandra Carvalho




Final da exibição da Marcha de Benfica no Ringue António Livramento (Junta de Freguesia de Benfica)
Vídeo de Alexandra Carvalho





Depois da exibição oficial no Pavilhão Atlântico no passado dia 6, realizou-se esta noite o desfile da Marcha de Benfica pelas ruas da freguesia, com saída do Clube Futebol Benfica em direcção à Junta de Freguesia, onde, no Ringue António Livramento, se efectuou o ensaio geral.

Relembrando a Benfica de outros tempos, os trajes dos marchantes aludiam aos campos e hortas que tantos produtos hortícolas forneciam à cidade de Lisboa.

Infelizmente, apesar de todas as diligências encetadas pelo Clube Futebol Benfica (em particular, o seu Presidente), a Marcha de Benfica não terá, como inicialmente prometido, a presença do famoso burro através do qual ficou bastante conhecida (tendo sido criado, em alternativa, um adereço especial para o efeito).

Depois de um ano sem participar nas Marchas de Santo António, a Marcha de Benfica regressa e, com ela, a música inédita de 1935, que desde então acompanha os marchantes... "Eh, raparigas!" voltou esta noite a ouvir-se, entoada com orgulho pelos 25 rapazes e 25 raparigas que voluntariamente integram a Marcha da nossa freguesia (muitos deles oriundos do Bairro da Boavista).

A Marcha de Benfica é organizada pelo Clube Futebol Benfica, sendo acompanhada na sua exibição pela Banda de Caneças. Este ano o ensaiador foi Luís Caboco e os padrinhos da Marcha da nossa freguesia são dois membros dos "Deolinda", Ana Bacalhau e Pedro Martins.




O "Retalhos de Bem-Fica" aproveita para agradecer o carinho com que ontem fomos recebidos no Clube Futebol Benfica e desejar a todos os marchantes pela nossa freguesia muito boa sorte na descida da Avenida da Liberdade, no próximo dia 12!




Ensaio da Marcha de Benfica from Mário Pires on Vimeo.





Ver mais vídeos da Marcha de Benfica, aqui.

Fotografias disponíveis aqui.




Informação enviada pelo nosso amigo Pedro Macieira , do blog "Rio das Maçãs" (com algumas fotos da Marcha de Benfica em 1950 e 1955).
Obrigada Pedro!






Sem comentários: