quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ficavam muito melhores assim, não era?!





(por Alexandra Carvalho)






[clicar na imagem para ampliar]

Vila Ana e Vila Ventura - fachada: Antes e Depois
Sugestão de recuperação das fachadas e fotomontagem: Tatiana Mourisca e Ricardo Diogo (2011)







[clicar na imagem para ampliar]

Vila Ana e Vila Ventura - traseiras: Antes e Depois
Sugestão de ambiente paisagístico e fotomontagem: Dora Rafael e Daniel Carrapa (2011)





Em nome do Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura, muito obrigada aos 2 casais de arquitectos (Tatiana Mourisca & Ricardo Diogo; Dora Rafael & Daniel Carrapa) que, de uma forma voluntária, dispensaram horas do seu trabalho e criatividade para a concepção das duas imagens (ver melhor aqui e aqui) que estão a dar a cara a esta nova Campanha pelas Vilas... e a fazer tanta gente sonhar!



Relembramos, ainda, que, esta 6ª feira (08/07/11), às 21h, vai ter lugar o "Encontro-Festa pelas Vilas", na antiga Escola Primária António Maria dos Santos (do Clube Futebol Benfica) - Estrada de Benfica, Nº 733.






8 comentários:

Jorge Resende-Funchal disse...

Que o sonho possa ser um dia (breve!) uma realidade.

Fausto disse...

Incomparavelmente, muito melhor! Haja esperança!

Fausto disse...

Será que os moradores dos prédios adjacentes não gostariam de ver o espaço das traseiras das Vilas recuperado, tal como se mostra na imagem?

Domingos Alves Pires disse...

Não! Acabou-se o "chuchalismo"

Alexa disse...

Caro Domingos Alves Pires,

Como já lhe disse uma vez, num outro comentário que nos deixou (ver aqui: http://retalhosdebemfica.blogspot.com/2010/10/encontro-informativo-sobre-as-vilas-com.html), lamento profundamente o teor dos comentários que aqui nos deixa - os quais não posso senão reprovar, sobretudo vindos de alguém que como o senhor esteve à frente da nossa Junta de Freguesia.

Mas os fregueses de Benfica, saberão tirar as devidas ilações desse tipo de comentários, assim como do facto de ter sido o único membro da Assembleia de Freguesia de Benfica a abster-se de votar na Moção pela preservação das Vilas - que essa Assembleia aprovou a 29/04/10.


(Alexandra Carvalho)

DOMINGOS ESTANISLAU disse...

Ó Pires não consigo compreender o que tem a ver o chuchalismo, como tu dizes, com a recuperação de duas vilas históricas que representam bem o passado desta Freguesia, cujo o passado tem sido delapidado de forma quase diria selvagem. Não achas que devemos preservar a nossa história, os nossos costumes, a nossa identidade? Afinal que povo somos nós? Eu guardo em casa as memórias dos meus entes queridos, porque razão uma comunidade não deve proteger também as suas memórias ? Ou será que só o vil metal é que trás felicidade às pessoas? Esses conceitos estão cada vez mais ultrapassados e a história recente mostra-nos isso. As pessoas hoje por se isolarem, por estarem viradas para o seu umbigo, estão a pagar esta estranha forma de vida a que nos conduziram. Dificuldades, coisas macabras que vão acontecendo no dia a dia na sociedade, drogas corrupção, não é mais nem nada menos que uma sociedade desorganizada e que em detrimento de valores culturais tem caminhado no sentido inverso de uma forma de vida mais solidária. A felicidade é uma componente essencial da vida humana e a cultura é a mola impulsionadora do bem estar e da felicidade. Defender as Vilas insere-se, pois numa acção cultural.

Julio Amorim disse...

Óhhhh se ficava tão melhor !!!!
E Benfica podia bem absorver uma centena (ou duas) de locais assim...

Já agora Alexa deixei hoje um post no Cidadania Lx com umas sequências filmadas do nosso compatriota Francisco Lázaro.

http://cidadanialx.blogspot.com/2011/07/as-ultimas-imagens-de-francisco-lazaro.html

Se quiser colocar algo nos Retalhos....à vontade !

Abraço

Alexa disse...

Júlio: muito obrigada pela dica e pela autorização sobre o Lázaro! :)

Temos 2 ou 3 posts em atraso... mas, depois disso, publicaremos com muito gosto :)

Ah, e não se esqueça de nos mandar as suas ideias para o Concurso das Vilas (gostava muito que participasse).

Abraço e obrigada