quarta-feira, 3 de março de 2010

Anacronismo



"Se as pedras se deixam transportar...
Não é assim tão fácil modificar

as relações que se estabelecem entre os homens e as pedras".



Maurice Halbwachs
, "
La Mémoire Collective" (1950)








Foi ali colocado recentemente.
Como que para nos mostrar que, mais uma vez, quando o Homem quer, o lucro fácil e a extrapolação imobiliária imperam sobre outros valores (mais humanistas e sociais).

A fachada vai ser mantida... mas haveria mesmo necessidade de mais 300 habitações em Benfica, quando temos tanta necessidade de outros equipamentos infantis e culturais?

Com esta usurpação anacrónica, perdem-se todas as memórias da Fábrica Simões, essa que foi uma das maiores indústrias da nossa freguesia e o ganha-pão de tantos que nela trabalharam.

Talvez um dia, num futuro não muito longínquo, por detrás das pedras da sua fachada, apenas os mais antigos, sentados em bancos de jardim, se consigam ainda lembrar do significado que aquele edifício teve um dia para toda uma freguesia.





3 comentários:

Julio Amorim disse...

A parte nova sai pelo telhado da antiga Fábrica !?

Alexa disse...

Júlio: também ainda não compreendi bem!
Não sei se ficará como aquele prédio da Rua Castilho... ou se encontre a fachada da Fábrica e o bloco novo a construir existirá algum espaço intermédio, pois no projecto falam num pátio interior.

Vítor disse...

Mas agora parece que a biblioteca de Benfica vai lá ser construida, segundo afirma o PS de Lisboa, em panfleto recentemente enfiado nas nossas caixas de correio. Nisto, a propaganda, são rápidos a anunciar, mas eu já não acredito que vai ser construida a biblioteca. Coitada, já teve tantas localizações que deve estar confusa....