sexta-feira, 5 de março de 2010

Pedido de Correcção & Esclarecimento




A título de esclarecimento sobre determinadas situações referentes aos inquilinos da Vila Ana e da Vila Ventura, publicamos hoje um e-mail que recebemos de uma antiga inquilina de um destes imóveis, assim como a nossa resposta ao mesmo...




[clicar para ampliar]





Exma. Senhora,


Agradeço, antes de mais, pelo seu e-mail, assim como pelas informações que me enviou.

Vou corrigir os dados no blog relativamente ao que pediu.

Mas gostaria de a esclarecer do seguinte:


1. Apenas no final do ano passado entrei na Vila Ventura (numa das fracções do imóvel) e verifiquei como as habitações se encontram divididas (5 fracções por Vila, cada uma das quais com cerca de 4 a 5 assoalhadas).
Pelo que, a velha senhora que vive na Vila Ventura, mora, de facto, numa habitação com várias divisões (apesar de eu nunca ter dito que a mesma teria 100 assoalhadas).

2. No que diz respeito ao inquilino da Vila Ana, ao qual me terei referido como "ocupa" - pressumo que o tenha feito num comentário a um dos primeiros posts deste blog sobre a Vila Ana e a Vila Ventura -, certamente que não o fiz em 2006, uma vez que este blog apenas existe desde 2009!...
Também só muito recentemente, em conversa com um dos inquilinos da Vila Ventura, tomei conhecimento do ponto de situação sobre a questão desse senhor em relação ao seu estado de inquilino e sobre o que se passa entre ele e a empresa proprietária (que adquiriu as Vilas há 13 anos).
Não o referi aqui no blog (apenas en passant, num comentário a este post) porque, por diversos motivos, a grande maioria dos assuntos relacionados com o Movimento de Cidadãos pela Preservação da Vila Ana e da Vila Ventura têm estado a ser expostos na nossa página no Facebook e não aqui no blog.
Mas face ao teor do seu e-mail e às correcções que exige, aqui fica, desde já, através das suas próprias palavras que me enviou, a devida correcção sobre esse assunto.

3. A velha senhora que vive na Vila Ventura, numa habitação com muitas divisões (por quem tenho muito respeito e admiração, e que tenho ajudado bastante numa série de assuntos não relacionados com as Vilas - e vice versa, no caso dela em relação a mim)...
Como já referi no ponto 1., de facto, mora num dos andares da Vila Ventura com cerca de 4 a 5 assoalhadas; pelo que, em meu entender, podem ser consideradas muitas divisões, apesar da Vila Ventura, à semelhança da Vila Ana possuir mais fracções (5 no total, para cada uma das Vilas).


Face ao exposto, muito logicamente, toda a informação que estava para trás no blog (informação anterior a Dezembro de 2009) tem vindo a ser rectificada, à medida das minhas possibilidades.
O que se passa é que, como, para além deste Movimento e Causa que comecei a dinamizar, também trabalho e tenho uma série de outros interesses/actividades, não tenho tempo suficiente para alterar tudo logo na hora.

Mas agradeço bastante os seus conselhos.

Apenas lhe pedia que, para a próxima vez, comigo ou com outras pessoas, tenha mais diplomacia na forma como contacta as pessoas e faz acusações de difamação e/ou outras.

É porque, de facto, é muito curioso que, encontrando-se estas Vilas no estado de degradação em que se encontram há tantos anos, apenas um dos inquilinos que aí habita tenha tentado fazer alguma coisa por elas (sobre os restantes inquilinos nunca ouvi dizer que tenham empreendido qualquer acção que fosse, com vista a que estes imóveis fossem devidamente preservados... mas corrija-me, pff., se estiver errada).
E agora, quando um grupo de pessoas se junta para o fazer, aparecem logo recriminações e acusações.
Mas é assim, lamentavelmente, este nosso país e o povo que temos!...

Sem outro assunto de momento. Antecipadamente grata pela atenção dispensada.



Com os melhores cumprimentos,

(Alexandra Carvalho)






10 comentários:

Dulce disse...

Estou perplexa com o mail desse Senhor! Ao que percebi (se é que li bem), o senhor morou lá quando tinha 7 anos, daí até agora, tem muito boa memória, sim senhor!
de facto não gostei da abordagem, mas é o povo que se tem e nada mais. Quanto à tua resposta, achei correcta.Não se fala mais nisso.
Bfs.
Beijinhos

Alexa disse...

Dulce: quem em enviou este e-mail foi uma senhora (e não tal senhor que lá mora na Vila Ana).

Em todo o caso...
Inicialmente, pensei em nem sequer dar resposta a um e-mail deste teor... mas, pensando melhor, acusações de difamação são graves e merecem sim uma resposta.

Espero é que a senhora que me enviou este e-mail compreenda que, se calhar, entendeu mal em determinados pontos o que eu disse (sobre a questão das assoalhadas) e que ninguém tem o conhecimento de tudo quando enverreda por assuntos como estes, sendo necessário investigação, como a que temos feito (daí a questão do suposto "ocupa", que, verdade seja dita, eu nem sequer me lembro de me ter referido a essa pessoa assim).

Enfim... como se costuma dizer, é-se preso por ter cão e por não ter!

Anónimo disse...

Alexandra,

Domingos Estanislau disse...

Alexandra, quem tem algum ideal e a ele se dedica de corpo inteiro encontra sempre gente como esta senhora que não percebe o que são sentimentos, dedicação a algo, interesses por casos ou coisas nobres, enfim ... gente desta há por ai, somos um povo de gente pobre de espirito, infelizmente. O post desta senhora é de uma pobreza tal que merece o desprezo total, é incidioso e ao mesmo tempo que é confuso é também, permita-me que utilize esta palavra, ordinário. É esta a sociedade que temos. Um abraço de solidariedade

Anónimo disse...

Para todos quero esclarecer uma coisa, a minha indignação não é sobre o trabalho que o movimento dos moradores de benfica mas sim pensarem que na Vila ANA vive um OCUPA como a D. Alexandra diz nos seus textos e esse foi o intuito do meu email.Pois quem anda em julgamentos contra o proprietário destes belo edificio é esse mesmo ocupa.E se ele sair de lá como o senhorio quer, acreditem que pelo menos a Vila Ana vai abaixo e a Vila Ventura também quando a outra inquilina sair.
Espero que agora entendam o meu email.

Alexa disse...

Domingos: muito obrigada pelas suas palavras e apoio!

Alexa disse...

Cara Senhora:

Mais uma vez lhe digo (tal como já o fiz por e-mail e aqui no blog), que nunca chamei "ocupa" ao seu pai.
A julgar pelas suas palavras, possivelmente, a senhora leu e interpretou mal algum dos muitos textos que aqui se encontram, dado que a quem chamem ocupas foi aos toxicodependentes.
Nunca tendo sequer referido o seu pai, por, como já disse, só recentemente, ter tido conhecimento da situação dele (a qual envolve bastantes contornos delicados que, por uma questão de correcção considero não se deverem expôr publicamente).

Se lhe terei chamado o que a senhora refere (coisa que duvido, pois já estive a reler os textos e não encontrei nada), tal como já lhe expliquei, presumo que possa ter sido num comentário a um dos primeiros posts deste blog sobre a Vila Ana e a Vila Ventura (certamente que não o fiz em 2006, uma vez que este blog apenas existe desde 2009)...
E já lhe dei aqui as devidas explicações para isso, pelo que não compreendo porque é que a senhora continua a insistir no facto de eu ter feito ou acontecido e a difamar-me a mim e a outras pessoas (acha que isso, também, é positivo para a Luta que estamos a empreender pelas Vilas?).

Se me queria chamar a atenção de uma forma crítica positiva, penso que teria sido bastante mais proveitoso para si que o tivesse feito com modos mais correctos e educados.

Muito obrigada!

Alexa disse...

Caros Leitores:

De destacar, que, quando me referi a um inquilino que anda há anos a lutar contra os proprietários, não era ao pai desta senhora que me referia (o qual só recentemente empreendeu tal processo contra os proprietários).

Na Vila Ana existe um morador legal e na Vila Ventura existem 2 moradores legais.

Dulce P. disse...

Cara Alexandra,
infelizmente o nosso povinho, nem todo sabe ler correctamente e, como tal, tem alguma dificuldade em compreender as metaforas postas, penso eu!
Deixe lá, continue o seu bom trabalho como até agora tem feito e, ponha ponto final nesta "comunicacao".
Um grande abraco de muito longe

Dulce P.

Alexa disse...

Dulce P.

Muito obrigada pelo seu conselho e palavras amigas!

De facto, vou dar por concluída esta comuniação. A qual, nem quis iniciar, mas, como me foram feitas acusações graves e, ainda por cima, em termos também pessoais, considerei por bem que esta senhora tivesse a devida resposta; assim como, que publicamente fosse reposta a verdade sobre o inquilino da Vila Ana (sobre o qual, como já disse, por uma questão de delicadez, nunca aqui tinha mencionado).

Abraço amigo,