segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

"Benfica em Festa!"




Recebi, recentemente, um e-mail do Domingos Estanislau que me deixou muito entusiasmada e com a cabeça já a fervilhar de ideias...

E tenho quase a certeza que, também, vai deixar muitos dos nossos leitores no mesmo estado!






Fotografia do Clube Futebol Benfica (2008)
Arranjos gráficos de Alexandra Carvalho




"Como todos sabem Junho é o mês das festas da nossa cidade.

As Marchas Populares, são porventura, o expoente máximo dessas comemorações, que atrai tanta gente à cidade de Lisboa e é a expressão mais genuína da cultura popular de Lisboa.


Organizar e pôr de pé uma Marcha é uma tarefa complicada e naturalmente trabalhosa, mas trata-se de um evento a preservar porque aí está explanado o sentimento genuíno de um povo que não esquece as suas tradições e culturas.


Apesar dos tempos serem outros, o povo de Lisboa, não deixa morrer as suas raízes e por isso , com empenho e dedicação, vem para a rua no dia 12 de Junho e manifesta-se de forma saudável, acarinhando e saudando os representantes dos seus bairros que garbosamente e com alegria desfilam na Avenida da Liberdade.


BENFICA, mais uma vez vai estar presente nesta grande manifestação popular, de cor, alegria e vivacidade.
A nossa Marcha, a de BENFICA, mais uma vez vai estar presente.

Gostaríamos que o mês de Junho fosse também um reavivar de memórias e, como tal, embalados pelos eventos que em Lisboa por essa altura das Festas de Lisboa vão acontecer, estamos empenhados em fazer reviver os Santos Populares na nossa Freguesia.


A Junta de Freguesia, através do Pelouro da Cultura e o Executivo, mostram também empenho em que BENFICA se encontre com o seu passado e venha para a rua mostrar as suas tradições.


O Clube Futebol Benfica, vai empenhar-se nesta árdua tarefa e lança desde já e a partir daqui, a todos os habitantes da freguesia e também ao Comércio local ou outras Entidades um desafio: BENFICA EM FESTA, isto pressupõe sugestões e o que fazer.


Este blogue pode ser, efectivamente, um meio importante para uma grande realização que tenha em vista uma grande FESTA POPULAR no mês de Junho, por ocasião das FESTAS DA CIDADE.


Pela nossa parte os dados estão lançados.

Esperamos agora as vossas sugestões. Esta comunidade tem que se conhecer melhor. Tem que estabelecer laços. Tem que ter melhores afectos.

VAMOS A ISTO!


Domingos Estanislau"





Caros Amigos e Leitores do "Retalhos de Bem-Fica",

Na sequência do texto do Domingos Estanislau, podem remeter-nos as vossas sugestões para este "Benfica em Festa!" através de comentários aqui no blog, ou enviando e-mail para palavraseimagens@gmail.com.

Todas as sugestões serão devidamente reencaminhadas para o Domingos Estanislau, com quem contamos ter um encontro muito em breve, para falar melhor sobre esta iniciativa e linhas de acção da mesma.

Muito obrigada!






8 comentários:

Helena disse...

querida, que tal meter o bairro de santa cruz na marcha de benfica?
e as portas de benfica...

e fazer um dia de tertúlia no auditório?,
e fazer uma tarde de convívio com as nossas crianças e os seus cães na mata de benfica? :DDD

quem tem na mão a história da marcha de benfica?... o padre traquina tem que ser consultado, também...
adormeci a pensar nisto
e faço anos em junho
o santo antónio podia surgir de antónio variações... achas muito?
LOL

beijis

Anónimo disse...

O Fófó antigamente fazia um arraial.

Talvez fosse uma ideia a recuperar.

Leonor Nunes

Cecilia disse...

Recordo o arraial do Fófó e alguns outros (Calçada do Tojal)...depois tudo acabou.
São tradições que devemos continuar a manter em Benfica.

Anónimo disse...

Helena, a história da Marcha de Benfica só pode estar ligada ao FUTEBOL BENFICA, pois foi o FOFO que sempre organizou a Marcha de Benfica.Ainda hoje é celebre a Marcha em que participou a Beatriz Costa e o Vasco Santana e este ano já está em preparação a de 2010. Admiro-me a Helena não saber disto.

Anónimo disse...

O Bairro do Charquinho, o Bairro das Pedralvas. Existem pessoas que têm em memória a história de Benfica. Existem entidades que podem dar o seu apoio, tal como a Junta de Freguesia de Benfica - pelouro da cultura - marquem um encontro com o vogal da cultura e apresentem o Projecto. Não esqueçam da Comissão Social da Freguesia de Benfica que tem como parceiros muitas entidades. E todos terão muito gosto em manter Benfica viva. Procurem-nos na Junta de Benfica. A ideia do Sr. Domingos Estanislau é fabulosa. Ele é um dos parceiros da rede social. E a Rede existe para isso. Para trabalharmos em parceria, mantendo e avivando a cultura e os valores e tradições da Freguesia. Um bem haja a todos os que gostam da Freguesia e se interessam por ela.
Maria do Rosário

Alexa disse...

Maria do Rosário: muito obrigada pela sua visita e, sobretudo, pelas suas sugestões!

O Domingos Estanislau tem estado a tratar deste assunto com a Junta de Freguesia de Benfica e outras entidades, pelo que, como vem expresso neste post, o trabalho é feito em parceria!

Um abraço

bairro disse...

Para quando uma homenagem ao Bairro da Boavista???

Este ano ainda não fui ver os ensaios, mas cerca de 40 a 55 por cento dos participantes é do Bairro da Boavista.

Ainda estou a espera.

Joaquim Pinto

Alexa disse...

Joaquim Sousa Pinto: antes de mais, muito obrigada pela sua visita ao "Retalhos de Bem-Fica"!

Parece-me uma excelente ideia a que avançou!
Já reencaminhei este seu comentário para o Domingos Estanislau, Presidente do Clube Futebol Benfica, que lhe poderá responder melhor.

Em contrapartida, deixo-lhe aqui o repto, para nos mandar um texto e algumas fotos para publicarmos aqui no "Retalhos" sobre o Bairro da Boavista.
Já aqui falámos no bairro há algum tempo atrás (http://retalhosdebemfica.blogspot.com/2009/02/outra-benfica.html), mas, pessoalmente, parece-me que nada melhor do que um habitante do bairro para falar sobre ele.

O que acha?

Obrigada!