domingo, 20 de fevereiro de 2011

“Em busca da Euterpe de Benfica” ou um Ponto de Encontro!





O meu avô Eugénio Germano Baptista, homem muito atento ao mundo que o rodeava e um republicano convicto, falecido em 1992, com 93 anos - deixou um espólio documental e fotográfico sobre a “Sociedade Euterpe de Bemfica”, de que tinha sido secretário, director e músico. Sociedade na qual também já o meu bisavô João Germano Baptista, falecido em 1930, tinha sido tesoureiro, secretário, director, e presidente, e também músico da banda.

Face a essa documentação, procurei saber mais sobre essa Sociedade, fundada em 1859 em Benfica – encontrei o blogue "Retalhos de Bem-Fica", e tentei obter alguma informação das memórias da Euterpe. Em boa hora o fiz, porque desde essa altura consegui recolher muita informação devido à disponibilidade da Alexandra e a vários leitores do "Retalhos de Bem-Fica".

A partir desse momento uma série de informações surgiram em catadupa – e, graças ao espólio do meu avô materno, Eugénio Germano Baptista, comecei a ocupar algum espaço daquele interessante e útil blogue, com alguma documentação e fotos, que são de facto parte da história de Benfica no começo do século XX.



Restaurante "David da Buraca", onde funcionou a primeira sede da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica
Fotografia de Pedro Macieira (2010)


Placa existente no Restaurante "David da Buraca", com menção à fundação da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica
Fotografia de Pedro Macieira (2010)



Pela simpática participação no "Retalhos de Bem-Fica", de Domingos Estanislau, presidente do Clube de Futebol Benfica, encontrei a primeira sede da Filarmónica Euterpe, junto ao Restaurante do "David da Buraca", onde existe um lápide que assinala a data da sua fundação em 1859 – e também um amigo. Amigo que me convidou a visitar o Fó-Fó, e aí inesperadamente, encontrei na sala de troféus a fotografia do meu avô com as cores do Futebol Benfica na primeira equipa de futebol, do clube. Por sinal no espólio do meu avô existe uma outra foto sequencial da que existe na sala dos troféus. E um texto publicado no Jornal da Euterpe, transcrito no "Retalhos de Bem-Fica", permitiu a Domingos Estanislau ficar com uma informação preciosa para confirmar a antiga dúvida sobre a longevidade do Fó-Fó.

Também a publicação de uma foto de 1934 de um grupo “de gentis expositoras” de um exposição na Euterpe, entre as quais a minha mãe, permitiu a uma leitora do blogue reconhecer na foto a sua mãe, que na altura frequentava a “Euterpe de Bemfica”.

Após a publicação das primeiras páginas de vários números dos jornais da “Euterpe de Bemfica” do qual o meu avô tinha sido director, surgiu nessa altura através de um comentário um outro neto de um outro director do jornal, contemporâneo do meu avô.

Também através da participação simpática de mais um leitor, localizei na Torre do Tombo, parte do espólio da “Sociedade Filarmónica Euterpe de Bemfica”.

A 24 Abril de 2010, num jantar comemorativo, do "Retalhos de Bem-Fica", tive o prazer de conhecer pessoalmente a autora deste interessante blogue, que é uma memória interactiva de Benfica e das suas gentes.

Recentemente fui também surpreendido com um contacto de mais uma leitora do "Retalhos de Bem-Fica", moradora em Benfica, e com 90 anos de idade, que comentou os posts que estavam publicados no Retalhos de Bem-Fica sobre a “Euterpe de Bemfica” no qual surgia o meu nome. A senhora falou na possibilidade de eu ser neto do Eugénio Germano Baptista, pessoa que ela conhecia e que sabia perfeitamente onde tinha morado em Benfica- localizando a casa e o andar onde a minha família viveu até 5-12 –1936, altura em que se mudou para Campo de Ourique.



Casa onde viveu Eugénio Germano Baptista, em Benfica.
Fotografia de Pedro Macieira (2011)



E hoje graças a essa intervenção e também da colaboração da Alexandra, localizei a casa, na estrada de Benfica nº 584, (felizmente ainda existente) e que até agora desconhecia completamente, que por feliz coincidência o Retalhos de Bem-Fica já tinha publicado várias fotos em 2 posts (ver aqui e aqui).

Também com esse contacto a Alexandra ficou com a hipótese de entrevistar esta simpática senhora de Benficacom quem já se tinha cruzado anteriormente na Festa dos 100 Anos da Vila Ventura.

E assim uma busca sobre a “Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica”, tem sido muito profícua na recolha inesperada de informações pessoais muito importantes, que espero ainda não terminar por aqui, muito pelo participação activa do "Retalhos de Bem-Fica".


Sintra, 20 de Fevereiro de 2011

Pedro Macieira
http://www.riodasmacas.blogspot.com






4 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns!
Cumprimentos.
Teresa C.

pedro macieira disse...

Teresa C.
O Retalhos de Bem-Fica, como digo no texto é mesmo um ponto de encontro!
Um abraço

Fausto disse...

Um excelente trabalho de investigação do sr. Pedro Macieira!
Os meus parabéns e um abraço!

Fausto Castelhano

domingos estanislau disse...

Amigo Pedro,
Há já algum tempo que não conversamos através destes meios electronicos, mas visito o seu blogue com assiduidade. Os seus post aqui para os "Retalhos", têm um profundo interesse histórico e afectivo por isso venho convidã-lo a colaborar na revista do FOFO, que tem uma periodicidade de 2 meses a escrever para a mesma. A memória é uma "coisa" que não se pode apagar, antes pelo contrário, deve ser enaltecida como forma de enfrentar o presente. É dos livros ...
Fica o convite e um grande e fraterno abraço do Lau