quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A 1ª estação de Correios de Benfica




Graças a uma fotografia que nos foi enviada pelo Jorge Resende, conseguimos vislumbrar parte de uma casa antiga de Benfica, sobre a qual tínhamos uma enorme curiosidade...





"Estrada de Benfica" (1961)
Artur Inácio Bastos, in
Arquivo Municipal de Lisboa




"(...)

Os correios mesmo velhos eram ao lado da Vila Ventura. Os velhos eram aí.
Há aquela descida da Calçada do Tojal para a Estrada de Benfica, à direita logo, onde agora há assim uns prédios, aí era um jardim grande, maior do que o da Vila Ventura, e no fim havia uma casa onde era precisamente o correio.
Aí é que era o primeiro correio quando eu fui para lá, era pegado connosco.

Até aí, por acaso, é engraçado porque nessa casa, no primeiro andar dessa casa que tinha o correio em baixo, vivia a Maria Lamas, a escritora
Maria Lamas.
Mas é engraçado, porque não nos era nada! Maria Lamas, ela era casada com um senhor que se chamava Alfredo da Cunha Lamas. O meu pai chamava-se José da Cunha Lamas e não tinham nada
[a ver] um ao outro!
Ela tinha duas filhas, uma de um primeiro casamento… Ela foi casada primeiro com um aviador, Ribeiro da Fonseca, um oficial de aviação. E depois é que casou com esse tal senhor Alfredo da Cunha Lamas, que creio que era não sei bem de que partido, não sei.

(...)

E depois do outro lado, então, era essa Maria Lamas, que tinha 2 filhas, uma do primeiro casamento e outra do segundo.
E a segunda filha, a ‘Bissu’, não sei o nome dela, era a ‘Bissu’. A mais velha não me lembro como se chamava. E a mais nova, que era a ‘Bissu’, essa era Lamas, a outra não, a outra era Ribeiro da Fonseca.
E essa ‘Bissu’ tinha uma coisa que nos fazia uma impressão horrorosa, porque estava a brincar connosco, não é, enfim, nós dávamo-nos… Estava a brincar connosco e, de repente, fazia assim e agarrava
[Encena os gestos, demonstrando impressão] com um olho que saía da órbita e ela tinha que meter o olho lá para dentro… Uma coisa, fazia-nos uma impressão horrorosa! Tínhamos 7, 8 anos, isto faz uma impressão horrorosa, não é… Horrorosa!"


In Entrevista ao Engº. João António Lamas (projecto "Gente de Benfica"), 18/03/08.






5 comentários:

Anónimo disse...

Boa noite
Àcerca do texto "A 1ª estação de correios de Benfica", duas informações adicionais: Maria Lamas (Maria da Conceição Vassalo e Silva da Cunha Lamas)teve duas (e não uma)filhas do seu primeiro casamento com o aviador Ribeiro da Fonseca (Brigadeiro Teófilo José Ribeiro da Fonseca): eram elas Maria Emília (minha mãe)e Maria Manuela). Do segundo casamento (com o jornalista Alfredo da Cunha Lamas)teve uma filha, Biçú, de seu nome Maria Cândida.
Com os melhores cumprimentos
Fernando Pereira Bastos

Alexa disse...

Bom dia Fernando Pereira Bastos:

Antes de mais, seja muito bem vindo ao "Retalhos de Bem-Fica"!

Muito obrigada pela clarificação quanto ao nº de filhas do 1º casamento de Maria Lamas.

Como pode constatar, limitámo-nos a transcrever uma entrevista que realizámos, no âmbito do projecto "Gente de Benfica"... mas foi bom ter-nos esclarecido em relação a esta questão.

Sinta-se à vontade para contribuir para este blog comunitário sobre Benfica sempre que o desejar.

Um abraço

Alexa disse...

P.S. - Tendo transcrito uma entrevista, deontologicamente, não seria correcto alterarmos as palavras do entrevistado.
Mas fica aqui a nota, no seu comentário, da verdade dos factos.

kruguer666 disse...

Nossa bons tempos em que o correio em benfica funcionava e existia onestidade em seus funcionarios pq atualmente , CTE Benfica é o buraco negro dos correios brasileiros, não existe uma carta registrada sedex ou pac que não fiquem presos ali por mais de 25 dias isso no caso de valores não declarados , pois se vc manda vir algo pra ti por pac declara o valor passou de 200 reais por ter certeza que no momento que em benfica chegar o destinatario nunca receberá oque lhe foi enviado.os Funcionarios de Benfica te robam mesmo descaradamente pricipamente pq eles tem milhares de directivas que protegem seus fucionarios e abafam os erros cometidos pela CTE.

Alexa disse...

Caro Kruguer666

A Benfica de que falamos neste blog não se situa no Brasil, mas sim em Portugal (Lisboa).