segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia Mundial do Animal




"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais,
e nesse dia, um crime contra um animal
será um crime contra a humanidade."


Leonardo da Vinci







Celebra-se hoje o Dia Mundial do Animal...




Uma das duas cadelinhas com sarna que apareceu, em Fevereiro deste ano, em Benfica, junto a um abrigo de alimentação de uma colónia de gatos de rua.
Segundo relatos de alguns moradores, estas cadelinhas eram oriundas do Bairro por detrás do Cemitério de Benfica; e, quando as suas casas foram demolidas e estes animais ficaram abandonados na rua, foram escorraçados por todas as pessoas devido ao seu aspecto. Como não desenvolveram qualquer contacto com humanos, a Queenie e a Precious (cadela da foto) sempre foram muito receosas, tendo desenvolvido uma forte ligação entre ambas.
Acabaram por ser recolhidas por um amigo meu, vivendo actualmente no Refúgio Animal Angels.

Fotografia de Alexandra Carvalho (Fevereiro 2010)



Precious, já com o pelinho a crescer e mais gordinha, no Refúgio Animal Angels.

Fui hoje informada, no Dia Mundial do Animal, que a Precious luta há 2 dias pela sua sobrevivência. Sempre foi a mais frágil das duas irmãs e está com o fígado em muito mau estado, muito imunodeprimida, ictérica e muito prostrada. Encontra-se a soro e medicada mas o prognóstico é reservado porque a função hepática está praticamente ausente, estando a intoxicar todo o organismo. A Queenie, sua irmã, está muito triste e hoje nem quis comer.

A Precious faleceu no dia 06/10/10...


Fotografia de Mário Ferreira (Abril 2010)





Mais de 10 mil animais continuam a ser abandonados por ano em Portugal
, acabando na sua grande maioria por serem abatidos nos canis municipais, atropelados nas estradas ou sofrendo os piores horrores e provações nas ruas das nossas cidades (muitas vezes, às mãos do próprio Homem, que os violenta e massacra).





Uma das colónias de gatos de rua que se encontra a ser esterilizada ao abrigo do Projecto de uma residente em Benfica, em colaboração com o Canil/Gatil Municipal de Lisboa da CML e com o Projecto "Bazar dos Ronrons".

Fotografias de Alexandra Carvalho (Junho e Março 2010)





"Todos os animais têm o mesmo direito à vida. Todos os animais têm direito ao respeito e à protecção do homem. Nenhum animal deve ser maltratado. Os direitos dos animais devem ser defendidos por lei.
(...) O homem deve ser educado desde a infância para observar, respeitar e compreender os animais.", assim vem referido na Declaração Universal dos Direitos do Animal...

Declaração ratificada pelo Estado português, onde, paradoxalmente, os animais continuam a ser tratados em termos jurídicos como "objectos" (persistindo, assim, a impunidade legal face a uma série de situações graves que se continuam a perpetuar para com estes seres vivos).





Cadelinha de 4 meses deixada pela dona em casa sozinha durante mais de um mês, por ter ido de férias. O animal foi resgatado pelos Bombeiros e PSP numa situação limite.

Fotografia de Alexandra Carvalho (Agosto 2010)





Talvez pelo facto dos animais continuarem a ser entendidos legalmente, no nosso país, como objectos, também, na grande maioria dos casos, os seus defensores continuam a ser jocosamente estigmatizados como sendo pessoas demasiado radicais ou carentes, emocionalmente instáveis...

Importa, no entanto, salientar (e esclarecer os que o desconheçam) que esta é uma pura e simples questão de respeito para com a própria vida!...




Gatinha de 2 meses, abandonada com a restante ninhada, dentro de um saco, numa zona de estacionamento de automóveis bastante movimentada, na nossa freguesia.

Fotografia de Alexandra Carvalho (Setembro 2010)





Laika, cadela velhinha e surda, que fugiu de casa dos seus donos em Benfica, foi atropelada e ficou com o globo ocular para fora. Foi vista, completamente desorientada, em plena Estrada de Benfica... e ninguém fez nada pelo pobre animal que sofria.
Acabou por ser recolhida por uma voluntária de uma associação de defesa dos animais.

Fotografias de Júlia Piedade (Outubro 2010)





O reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência de todas as espécies na Terra...

Como já foi demonstrado pela ciência há longos anos, os animais são os "irmãos" com os quais o Homem compartilha a natureza. O desrespeito para com os animais é, assim, também o desrespeito para com os homens, como partes integrantes da mesma natureza.

Enquanto o Homem não se consciencializar que não é "superior" aos restantes seres vivos e que todos temos que partilhar, da forma mais harmoniosa possível, a Terra em que vivemos, estaremos, certamente, a caminhar para a sua destruição!

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Animal...









Sem comentários: