sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"Pequenas estórias de uma livraria de Benfica" (6)

Fotografia de José Antunes Ribeiro (2011)



Um espaço com estas características é propício a muitas estórias.

Ao longo destes anos por aqui passaram também alguns personagens dignos das melhores telenovelas. Recordo hoje um coleccionador de dicionários e enciclopédias até porque um vizinho dele me disse que o senhor em questão já não se encontra no número dos vivos.

Exibia uma grande dose de sabedoria enciclopédica sobre os melhores dicionários do mundo. Falava-me de autores alemães, "os melhores especialistas", segundo dizia! E eu não tinha argumentos para o contrariar.

Este cliente fez-me lembrar um colega da minha juventude que tinha decidido decorar o dicionário!... Testei com ele a letra A e pouco errou... Eu achava o meu amigo Orlando um pouco doido! Teria preferido vê-lo a decorar todo o Pessoa ou a "Lírica" de Camões, por exemplo!

Mas voltemos ao nosso coleccionador de dicionários e enciclopédias. Havia nele um problema que nos apoquentava. Acompanhava-o o mau cheiro de alguém que perdera o hábito de tomar banho! Cheirava-se logo quando ele entrava... mesmo sem se anunciar. Verdade que também não falava muito. Só falava de dicionários e enciclopédias... Pensando bem, será preciso mais alguma coisa? Saber condensado, saber total...

O vizinho dele disse-me hoje que deram por ele morto bastantes dias depois! O cheiro, claro!...
Todas as palavras serão suficientes para lavar um homem por dentro e por fora?!...


(JAR)







1 comentário:

Gastão de Brito e Silva disse...

Normalmente os "génios" são uns cromos bestiais... esse tipo era um cromo genial...