domingo, 2 de janeiro de 2011

Os Jardins de Benfica são uma prioridade (2)




(por Alexandra Carvalho)



Em Julho de 2010, os munícipes de Benfica receberam nas suas caixas do correio este ofício assinado pela Senhora Presidente da Junta de Freguesia, sensibilizando para a necessidade do envolvimento e responsabilização dos moradores no que diz respeito à manutenção dos jardins públicos, de modo a que o Executivo pudesse avançar adequadamente com uma das suas prioridades: - recuperar os jardins de Benfica.



Fotografia de Sónia Ferreira (Julho/2010)



Em Julho de 2010, depois de alguns largos meses desactivados, os bebedouros do jardim junto ao Mercado de Benfica e Clube Futebol Benfica foram substituídos por novos modelos, de design mais arrojado (esperemos que, ainda assim, devidamente funcionais para o público).



Fotografia de Mário Pires (Setembro/2010)



Em Setembro de 2010, no mesmo jardim, começou a ser montada uma estrutura em ferro, junto aos assentos de pedra... quiçá, para criação se zonas de sombreamento (?).




Fotografias de Alexandra Carvalho (Dezembro/2010)



Antes do ano se findar, em Dezembro passado, ainda no mesmo jardim citado acima, começaram alguns trabalhos no solo (possivelmente, fruto da aprovação da Proposta n.º 729/2010 - para o aditamento ao Protocolo de Delegação de competências com a Junta de Freguesia de Benfica com vista à reconfiguração dos pavimentos no Jardim do Mercado de Benfica, na Rua Frederico Ludovice, e respectiva transferência de verba - na 57.ª Reunião da Câmara Municipal de Lisboa, a 22/12/10).



Tendo em linha de conta o conteúdo do ofício emitido aos moradores pela Junta de Freguesia de Benfica, em Julho de 2010, e com vista a uma profícua utilização dos jardins da nossa freguesia por todos os cidadãos, o "Retalhos de Bem-Fica" gostaria de aqui deixar como sugestão (caso ainda possamos ir a tempo para esse efeito) a implementação de algo semelhante ao que a Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica já efectua em alguns dos seus jardins (ver fotografias abaixo)...



W.C. Canino no Jardim da Rua Padre Francisco Álvares
Fotografias de Alexandra Carvalho (Dezembro/2010)



Seguramente que a implementação de um "utilitário" deste género continuaria a exigir o civismo e educação de todos os donos de cães, assim como uma manutenção por parte dos serviços de limpeza; mas, certamente, que seria bastante mais eficiente do que a inexistente fiscalização de quem quer que seja, que continua a permitir que, independentemente de existirem coimas para a não limpeza de dejectos caninos, os mesmos persistam em multiplicar-se a olhos vistos, não só nos jardins, mas, sobretudo, nas ruas de Benfica!






9 comentários:

Anónimo disse...

Já existe um wc canino na R.Aura Abranches, há bastante tempo, junto a um pequeno jardim. Infelizmente isso não impede a falta de civismo dos donos dos animais, e os passeios continuam cheios de dejectos.

Leonor Nunes

Alexa disse...

Leonor: a sério?
Será que ainda lá existe?
Tem razão quanto à falta de civismo, que também mencionei no texto... E, logicamente, que este "utilitário" não viria resolver todos os problemas do mundo a este nível. Mas, talvez, se colocado num jardim de grande utilização, como o do Mercado de Benfica, as pessoas fossem sendo "educadas" para o assunto (logicamente, que conviria, talvez, dar umas quantas sessõezinhas de sensibilização in loco).

Bjs

Anónimo disse...

Existe mesmo e muito bem cuidado. Fica na rua onde moro.Está mais bem disfarçado que o da foto, pois está rodeado por verdura. Os donos dos cães é que me parece que não lhe dão muito uso.

Leonor Nunes

Alexa disse...

Muito obrigada pela dica, Leonor.
Tenho que passar por lá para fotografar.

As pessoas, na sua grande maioria, têm que ser ensinadas (devido à sua falta de civismo), pelo que não interessa apenas criar as coisas, sem explicar às pessoas - de uma forma criativa - como lhes dar uso (demonstrando, também, as suas vantagens).

Bjs

Helena disse...

muito bem, querida alexa :)***

mereces tudo!
feliz ano novo e muitos abracinhos

lena

Alexa disse...

Muito obrigada, Lena.
Beijinhos e votos de um bom ano também para ti ;)

Leonel Santos disse...

Meus queridos amigos,

A falta de civismo, no que concerne aos dejectos deixados pelos donos dos frus-frus, atingiu uma dimensão inaceitável. Como falo - e escrevo - em bom português aqui vai: A Rua dos Arneiros está transformada num verdadeiro atoleiro de merda! Há merda por todo o lado, de todas as cores, formas, cheiros e dimensões. Há merda cagada de fresco, merda seca, merda líquida, bolas de merda, merda camuflada entre as ervas, merda dura, merda cagada, merda lúdica, merda com formas eróticas, merda abstracta, merda cubista, merda gótica e renascentista, e ainda mais tipologias de merda não tipificadas! Estou farto de merda e tenho uma proposta! Mude-se o nome da rua! Dos Arneiros que passe a Rua da Merda de Cão (onde todos ralham e têm razão, vamos fazer da merda património da freguesia!


Viva a Merda!

Alexa disse...

Bom dia Leonel Santos,

Seja muito bem vindo a este nosso blogue.

Muito obrigada pelo pragmatismo do seu comentário.

Pensamos que seria mais oportuno remetê-lo à Junta de Freguesia de Benfica ou à Câmara Municipal de Lisboa (uma vez que qualquer uma das entidades é órgão competente, não só para a mudança do nome de rua, como sugere, como também para a identificação do património lisboeta).

Cumprimentos

Márcio Carvalho disse...

Como morador da rua acima mencionada vejo-me obrigado a concordar com o Sr. Leonel Santos. Tal facto deve-se a Estela Maria, propriedade da Srª D. Liberdade, residente no número 27. É impressionante como um animal tão pequeno caga tanto. Todo o santo dia a Estela se passeia pela rua presenteando os pedestres com merda de altíssima pureza. Tenho dito!