segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A saque...




O Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura já vinha alertando, por diversas vezes, as instâncias competentes (CML, AML e PSP) para o que se estava a passar com o estado de abandono a que as Vilas foram votadas pela empresa proprietária das mesmas, em particular:

- A tentativa de assalto no R/c Dto. da Vila Ventura, em Agosto;

- O furto das escadas exteriores da Vila Ventura, em Novembro.


Até ao momento actual, contrariamente à Vila Ana (devassada há já muitos anos), a Vila Ventura mantinha-se "impenetrável"...

Todavia, os Moradores-Inquilinos das Vilas foram, recentemente, informados por fonte segura (um dos indivíduos sem-abrigo que pernoita na Vila Ana) sobre o perigo iminente em que se encontraria a Vila Ventura (nomeadamente as fracções do R/c), dado que andaria um individuo "indigente" no local a tentar averiguar quem moraria nessas fracções.



Fotografia de Alexandra Carvalho (2010)




Esta manhã, verificou-se que (muito possivelmente durante a noite) foi forçada a entrada num dos barracões do logradouro do R/c Esq. - que se encontrava devoluto - da Vila Ventura...



Fotografia de Alexandra Carvalho (2010)



Tendo, também, a janela da varanda envidraçada do 1º Dto. sido partida e havendo tentativa de entrada na fracção.

Nesse sentido, tememos que, mais tarde ou mais cedo, se venha a passar na Vila Ventura o mesmo que já sucede há cerca de 4 anos com a Vila Ana (com maior gravidade ainda, dado que o R/c Dto. e o 1º Esq. da Vila Ventura ainda se encontram habitados).

Enquanto isso, e, no seguimento da Reunião descentralizada da Câmara Municipal de Lisboa, realizada na freguesia de Benfica, a 02/12/10, e, tendo em linha de conta a informação que nos foi transmitida pela Vereadora do Pelouro da Habitação (Arqª. Helena Roseta) a essa data; o Movimento de Cidadãos pela preservação da Vila Ana e da Vila Ventura continua a aguardar... sem qualquer tipo de feedback ou informação por parte da CML em relação a todo este caso (em particular face ao facto do prazo previsto para a realização das obras a que a empresa proprietária das Vilas foi intimada pela CML já ter terminado).


Será que, à semelhança de outros casos que têm sucedido na cidade de Lisboa, só quando ali acontecer um incidente grave alguém tomará as medidas devidas (e já atrasadas)?


Até quando vamos continuar a assistir à delapidação impune do nosso Património, sem que ninguém faça nada???






3 comentários:

Fausto disse...

Não são, apenas, as Vilas Ana e Ventura que estão a saque. Infelizmente, é todo o país, todo, que está a saque!

Anónimo disse...

O País está a saque, mas há saqueadores e apoiantes. Neste Portugal toda a gente desta passa impune

Anadelapena disse...

Muito provávelmente o proprietário das Vilas está à espera que as mesmas continuem a ser saqueadas, e que, com o decorrer do tempo e mais alguma intempérie acabem por ruir, pondo em risco a vida dos "incómodos" inquilinos que temam em lá viver.