terça-feira, 30 de abril de 2013

Recomendação pela Reabilitação e Manutenção do Chafariz de Benfica






(por Alexandra Carvalho)




No seguimento do estado de abandono e degradação a que o Chafariz de Benfica chegou (o qual culminou com a queda da última pinha ornamental que o encimava), informámos, por e-mail, os responsáveis da Junta de Freguesia de Benfica e da Câmara Municipal de Lisboa, assim como os partidos com assento na Assembleia Municipal de Lisboa.

Fomos contactados pelo Grupo Municipal do Partido Popular Monárquico (PPM), com vista à apresentação de uma Recomendação pela Reabilitação e Manutenção do Chafariz de Benfica, a qual foi votada esta tarde, em reunião da Assembleia Municipal de Lisboa.



Recomendação apresentada pelo PPM na reunião de 30/04/13 da Assembleia Municipal de Lisboa

[clicar na imagem para ampliar e ler]





A Recomendação apresentada pelo PPM passou na votação, com o voto contra do Partido Socialista (PS) e os votos favoráveis dos restantes partidos políticos e dos independentes.

A Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Inês Drummond, tendo tomado a palavra nesta Assembleia, explicou que a sua autarquia pinta as paredes do Chafariz de Benfica e coloca protecção anti-graffiti, mas que, como este ano choveu muito, vai mandar proceder à reabilitação e limpeza do Chafariz. Informou, ainda, ter recolhido os dois pedaços da pinha ornamental que caíu, os quais entregou à Câmara Municipal de Lisboa. Referiu que iria votar contra a Recomendação apresentada devido aos pressupostos da mesma.



Gostaríamos de aqui salientar que, conforme tivemos conhecimento, o único pedaço da pinha ornamental que permanecia há largos dias caído nas traseiras do Chafariz de Benfica, apenas, foi retirado do local, por funcionários da Junta de Freguesia de Benfica, durante o dia de hoje (em que, curiosamente, se realizada a supra citada reunião da Assembleia Municipal de Lisboa! Gostaríamos de saber porque não o fizeram antes!).

Em nosso entender, esta votação negativa do partido político que se encontra à frente da Junta de Freguesia de Benfica, espelha bem o respeito que este Executivo tem tido pelo património da nossa freguesia (o qual é nulo!).

 

****


Curiosamente (ou, talvez, não!), também, apenas hoje recepcionámos uma resposta da Junta de Freguesia de Benfica às exposições que lhes endereçámos, a 22/04/13 e a 29/04/13 (esta última a propósito do 2º pedaço da pinha, que havia sido furtado)...




From: Patricia Jesus
To: Alexandra Carvalho
Date:
2013/4/30
Subject: Re: [INFORMAÇÃO]- Chafariz de Benfica ao abandono


Exma. Senhora
D. Alexandra Carvalho,
 
Incumbe-me a Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Dra. Inês Drummond, de acusar a receção dos seus emails, sobre o assunto em epígrafe e que mereceram a sua melhor atenção.

Cumpre-nos informar que o Chafariz de Benfica,  Património Histórico e Cultural da Freguesia de Benfica, infelizmente alvo de constantes atos de vandalismo, tem sido objeto da nossa preocupação.

Procedemos, no início do passado mês de Agosto, a trabalhos de limpeza e conservação com a respetiva pintura do Chafariz com uma tinta especial, dificultando dessa forma a aplicação de grafitis.

Fizemos inclusivamente uma publicação no Facebook oficial da Junta de Freguesia de Benfica em 2 de Agosto de 2012, onde aliás demonstrou o seu contentamento por ter considerado uma “Excelente iniciativa da Junta de Freguesia, depois de uma cambada de anti-cidadãos ter graffitado e colado cartazes nos muros que sempre fizeram parte do Chafariz de Benfica. 2 de Agosto de 2012 às 19:15 • Gosto”.

Mais informamos que foram já retirados do local, por colaboradores desta Junta de Freguesia, ambos os pedaços da pinha ornamental que caiu, que será seguramente reabilitada pela Câmara Municipal de Lisboa, entidade competente pela preservação dos Monumentos Históricos da Cidade.

Sem mais de momento, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Patrícia Jesus | Espaço Público e Ambiente
Junta de Freguesia de Benfica




 
From: Alexandra Carvalho
Date: 2013/5/1
Subject: Re: [INFORMAÇÃO]- Chafariz de Benfica ao abandono
To: Patricia Jesus
Cc: Inês Drummond




Exma. Senhora Dª. Patrícia Jesus,


Agradeço, antes de mais, pela resposta que teve a amabilidade de me enviar, em nome da Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Dª. Inês Drummond.

Acredite que lamento profundamente pelos actos de "vandalismo" que têm vindo a ser perpetrados contra o Chafariz de Benfica, nomeadamente, quando os mesmos são efectuados pelas próprias autoridades que o deveriam respeitar e zelar pela sua recuperação (refiro-me, em particular, a este caso de afixação abusiva de folhetos da Junta de Freguesia de Benfica: http://retalhosdebemfica.blogspot.pt/2011/12/invasao-dos-folhetos-da-junta-de.html)
.

Efectivamente, demonstrei publicamente, na vossa publicação do Facebook, o meu contentamento por terem procedido à limpeza dos graffitis que se encontravam nas paredes do Chafariz de Benfica e terem colocado tinta anti-graffiti. 

Quando considero que as coisas são bem efectuadas, é assim que costumo agir (apesar de, infelizmente, os graffitis apenas terem sido por Vós retirados das paredes do Chafariz e não da pedra que debroa o momunento)!

Informo, ainda, que, contrariamente à informação veiculada no seu email, o 2º pedaço não pode ter sido recolhido ontem pelos Vossos serviços, uma vez que foi furtado na semana passada.

Sem outro assunto de momento. E, antecipadamente, grata pela atenção dispensada.

Cumprimentos,

P'los Redactores do blogue "Retalhos de Bem-Fica",

(Alexandra Carvalho)












 


domingo, 28 de abril de 2013

DÃO-SE ALVÍSSARAS...





... A QUEM ENCONTRAR O PEDAÇO MAIS PEQUENO DO CHAFARIZ DE BENFICA!!







(por Alexandra Carvalho)






Fotografia de Ana Nicolau (2013)





Conforme já tínhamos anunciado neste blogue, recentemente, a última pinha ornamental que encimava o Chafariz de Benfica, caíu para as suas traseiras, partindo-se em dois pedaços. 

Estas duas peças do Chafariz de Benfica encontravam-se na via pública, sem que as autoridades competentes - Câmara Municipal de Lisboa e Junta de Freguesia de Benfica (que foram avisadas, atempadamente, do sucedido) - fizessem o que quer que seja.

Na semana passada, o pedaço mais pequeno 
(assinalado a vermelho na foto acima), foi, inclusivamente, furtado (muito possivelmente, por não ter sido retirado da via pública, pelas entidades competentes).

O blogue comunitário "Retalhos de Bem-Fica" promove, desta forma, uma busca pelo pedaço perdido do Chafariz de Benfica, dando alvíssaras pela recuperação do mesmo; e, solicitando, desde já, a todos os moradores de Benfica, que zelem e vigiêm, para que o pedaço maior não seja, também, furtado.
Obrigada!













quarta-feira, 24 de abril de 2013

Comemorações do 25 de Abril em Benfica




(informação e imagem de Junta de Freguesia de Benfica)








O Pelouro da Cultura da Junta de Freguesia de Benfica propõe a Comemoração do 39.º Aniversário da Revolução 25 de Abril, de ENTRADA LIVRE, com a seguinte programação:

Dia 24 de Abril, no AUDITÓRIO CARLOS PAREDES:
*21h30| Concerto de música de intervenção com CARLOS ALBERTO MONIZ;


Dia 25 de Abril, Quinta-feira:

18h| Animação SLAP TO HAND - no exterior do Auditório Carlos Paredes;

21h30| Espetáculo de Improvisação Multidisciplinar COMPOTA;


Venha Comemorar o DIA DA LIBERDADE!

Mais informações: http://www.jf-benfica.pt/auditorio/auditorio.html





Os Gatos da Mata de Benfica



(por Alexandra Carvalho)



Os gatos da Mata de Benfica, legalizados ao abrigo do Programa CER da CML, fazem o gáudio de miúdos e graúdos, que, diariamente, lhes dão atenção e com eles tentam brincar.

Para além deles e dos pássaros, são as únicas formas de vida animal que ainda subsistem na Mata de Benfica (outrora repleta de patos, pavões e cágados, no antigo lago junto ao Parque Infantil).


Apresentamos aqui...




Sr. Xico...

Fotografia de Alexandra Carvalho (2013)




Juliana, a residente mais antiga da Mata de Benfica
 (do tempo em que, no local onde hoje se encontra o Condomínio Grão Vasco, ali existiam as instalações decrépitas do antigo Colégio Instituto Lusitano)...

Fotografia de Alexandra Carvalho (2012)




Neco (para a dona), Júnior (para os amigos da Mata) - o gato do Condomínio Grão Vasco, que se passeia na Mata de Benfica e sobe às árvores... 

Fotografia de Alexandra Carvalho (2012)





Sr. E. e Dª. T., dois dos protectores dos gatos da Mata de Benfica. Diariamente, de Verão ou de Inverno, faça sol ou faça chuva, estas pessoas deslocam-se à Mata de Benfica, para alimentar estes gatos e lhes trazer um pouco de mimo e companhia.

Fotografias de Alexandra Carvalho (2012)







terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro





(por Alexandra Carvalho) 





Imagem retirada de "Jornalismo Antenado"




No Dia Mundial do Livro, aproveite para conhecer (ou re-descobrir) a "Ulmeiro" (espaço de muitas memórias), com gatos residentes e ex-residentes e muitos, mas mesmo muitos, livros...

E, já agora, faça-se sócio do novo Clube do Espaço Ulmeiro e saiba quais as vantagens que poderá vir a ter.

















domingo, 21 de abril de 2013

Foi preciso chegarmos a 2013...







(por Alexandra Carvalho)



Depois do atentado aos bebedouros do Parque Silva Porto, o caso que expomos em seguida é mais uma prova de como a Junta de Freguesia de Benfica e a Câmara Municipal de Lisboa protegem o nosso património histórico... 



****



O Chafariz de Benfica começou a ser construído em Julho de 1788, por ordem da Junta de Águas Livres. A água que chegava aos bicos do Chafariz vinha do Aqueduto das Águas Livres, de onde se fez um desvio que passa por baixo da linha de caminho-de-ferro para Sintra e atravessa o Bairro de Santa Cruz. 



Fotografia de Fernando Martinez Pozal, 1947, 
in Arquivo Municipal de Lisboa





Quando o Chafariz de Benfica foi construído, possuía, no cimo, da sua zona central, duas pinhas ornamentais (ver fotografia acima)...




Fotografia de Alexandra Carvalho (2008)


Em 2008, apenas resistia a pinha do lado direito da fachada do Chafariz (ver fotografia acima)...


Fotografia de Well Stay (2013)


Fotografia de Vítor Vieira (2013)

Fotografia de Vítor Vieira (2013)



E foi preciso chegarmos a 2013 para que a única pinha ornamental, que ainda resistia, tombasse para as traseiras do Chafariz de Benfica...

Ali ficando, abandonada, até que alguém das entidades competentes se lembre de a ir buscar, antes que seja roubada (afinal de contas, estes artefactos são valiosíssimos).

E, assim, o nosso Chafariz de Benfica, património histórico da nossa freguesia, lá continua abandonado à vista de todos!...





Fotografia de Ana Nicolau (2013)

Fotografia de Ana Nicolau (2013)


Fotografia de Fausto Castelhano (2013)

 Fotografia de Ana Nicolau (2013)

 Fotografia de Fausto Castelhano (2013)

Fotografia de Fausto Castelhano (2013)







NOTA:

Relembramos que, em Março de 2011, o blogue comunitário "Retalhos de Bem-Fica" promoveu uma Acção de Sensibilização a propósito do estado de abandono a que o Chafariz de Benfica tinha sido votado pelas entidades competentes.

Depois de algumas respostas dessas mesmas entidades, em Setembro de 2011, a Junta de Freguesia de Benfica procedeu à limpeza do Chafariz de Benfica.

Desde então, e passados 2 anos, o Chafariz de Benfica regressou ao seu estado de degradação e abandono...
Lamentamos profundamente!






sexta-feira, 19 de abril de 2013

"Benfica vai ganhar um Ginásio"






(por Alexandra Carvalho)



No seguimento do concurso "A Guerra dos Bairros", lançado, em finais do ano passado, pela Padaria Portuguesa (concurso em que a freguesia de Benfica ficou em segundo lugar, com alguma polémica quanto ao apuramento dos resultados do bairro vencedor), esta loja, em parceria com a Junta de Freguesia de Benfica, promove agora um novo passatempo na sua loja de Benfica...





Direitos de autor da imagem: A Padaria Portuguesa (2013)

[clicar na imagem para ampliar e ler]




Foram colocados a votação 4 bairros ("Eucaliptal", "Bairro do Charquinho", "Bairro das Pedralvas" e "Bairro do Calhariz Velho"), dos quais um irá receber um ginásio sénior, a ser instalado num jardim.

Pode efectuar a sua votação na loja de Benfica da Padaria Portuguesa, decidindo, assim, qual o bairro irá receber um ginásio ao ar livre.







quinta-feira, 18 de abril de 2013

As lixeiras consentidas em Benfica (2)






(por Vítor Vieira)


Rua Issan Sartawi, junto à linha da CP...










Fotografias de Vítor Vieira (2013)









quarta-feira, 17 de abril de 2013

Chafariz de Benfica - Património (outra vez) Abandonado?







(por Fausto Castelhano
com Alexandra Carvalho)





Fotografia de Fausto Castelhano (2013)


O Chafariz das Águas Livres em Benfica (Monumento Nacional) transformado em sentina dos pombos (para não lhe chamar "cagadouro" e urinol dos humanos).
Nojento, mal-cheiroso...

Para quando a total reabilitação com água corrente e a reposição da traça original?
A minha revolta não tem limites!
Acudam ao Chafariz Grande, a piscina dos pobres da minha infância...







NOTA:

Relembramos que, em Março de 2011, o blogue comunitário "Retalhos de Bem-Fica" promoveu uma Acção de Sensibilização a propósito do estado de abandono a que o Chafariz de Benfica tinha sido votado pelas entidades competentes.

Depois de algumas respostas dessas mesmas entidades, em Setembro de 2011, a Junta de Freguesia de Benfica procedeu à limpeza do Chafariz de Benfica.

Desde então, e passados 2 anos, o Chafariz de Benfica regressou ao seu estado de degradação e abandono...
Lamentamos profundamente!




domingo, 14 de abril de 2013

Os vazios urbanos na freguesia de Benfica (7)






(por Vítor Vieira) 




Rua República da Bolívia...






Fotografias de Vítor Vieira (2013)




Esta zona, que é imensa, desde pelo menos o ano passado, na Reunião descentralizada da CML em Benfica, tem sido apregoada como sendo o futuro local onde serão instaladas duas Creches.

Veja-se, a este propósito até, o artigo de Março de 2013, que está na revista da Junta de Freguesia de Benfica...
 



Artigo disponível in Revista "Benfica", nº 13 (Março de 2013)
da Junta de Freguesia de Benfica

[clicar na imagem para ampliar e ler]





Perguntas simples: - afinal quando é instalada a Creche e o que fazer dos outros espaços adjacentes?









sábado, 13 de abril de 2013

Ainda a propósito dos bebedouros do Parque Silva Porto...




RESPOSTA AO E-MAIL DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA, A PROPÓSITO DA MATA DE BENFICA E DOS SEUS BEBEDOUROS



---------- Forwarded message ----------
From: Alexandra Carvalho 
Date: 2013/4/12 
Subject: Re: FW: Pedido de Informações sobre PARQUE SILVA PORTO 
To: Patricia Jesus 
Cc: Inês Drummond 


Exma. Sra. Dª. Patrícia Jesus,
Agradeço-lhe, antes de mais, pela resposta que teve a amabilidade de me enviar, em nome da Sra. Presidente da Junta de Freguesia de Benfica. 

No que diz respeito ao teor do seu email, datado de 11/04/13, cumpre-me informar o seguinte: 

1)- Ainda ontem (10/04/13) - pelos vistos, depois de já terem advertido a pessoa responsável pelos sanitários do Parque Silva Porto - essa mesma pessoa saíu do local às 16h45. 

Certamente que, como frequentadora assídua, informarei a Junta de Freguesia de Benfica caso se continuem a verificar anomalias a este nível (ainda que, pessoalmente, possa considerar que essa Junta deveria ter funcionários que zelassem por isso mesmo; não tendo que ser os fregueses a controlar os horários de trabalho de funcionários ao serviço da Junta de Freguesia). 


2)- No que diz respeito à segurança do Parque Silva Porto, agradecia, que me informasse de quem é a responsabilidade da mesma (CML? PSP? Outro?). 


3)- Folgo em saber que os bebedouros antigos foram entregues ontem à CML, porque, de facto, após o trabalho de verdadeira destruição dos mesmos, era de lamentar profundamente que continuassem à vista de todos a demonstrar o desrespeito com que as entidades públicas tratam o seu património. 

Aproveito para informar que foi remetido email por mim e diversos outros fregueses à Câmara Municipal de Lisboa, com vista a apurar todo este assunto. 

Sem outro assunto de momento. E, antecipadamente, grata pela atenção dispensada. 


Cumprimentos, 


(Alexandra Carvalho) 




**** 



PEDIDO DE INFORMAÇÕES À CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA, NA SEQUÊNCIA DA RESPOSTA DA JUNTA DE FREGUESIA DE BENFICA 



 ---------- Forwarded message ---------- 
From: Alexandra Carvalho 
Date: 2013/4/12 
Subject: PEDIDO DE INFORMAÇÕES - Destruição de Bebedouros do Parque Silva Porto (Mata de Benfica) 
To: gab.presidente@cm-lisboa.pt, 
jose.sa.fernandes@cm-lisboa.pt, 
ver.catarina.vaz.pinto@cm-lisboa.pt 


Exmos. Senhores, 

Venho, pelo presente, solicitar informações a V. Exas. sobre a substituição que foi efectuada, recentemente, no Parque Silva Porto (Mata de Benfica) dos antigos bebedouros aí existente (vide as 2 primeiras fotografias em anexo) por uns aparelhos metálicos (vide a 3ª fotografia em anexo). 

Segundo consta, os antigos bebedouros que existiam neste Parque datariam da década de 40/50, tendo sido desenhados por Keil do Amaral, consistindo, assim, em património histórico (ainda que se tratassem, apenas, de mero mobiliário urbano). 
Os antigos bebedouros da Mata de Benfica - peças únicas - encontraram-se, durante dias a fio, todos partidos, depositados, como se de lixo se tratassem, junto à antiga piscina desactivada no Parque (ver a última fotografia em anexo). 

A 09/04/13, foram solicitadas, por email, mais explicações à Junta de Freguesia de Benfica sobre este caso. E, face ao teor da resposta que recebemos desta entidade (vide email mais abaixo), vimos, pelo presente, solicitar informações a V. Exas. sobre: 

1)- Os 6 bebedouros antigos do Parque Silva Porto encontram-se ainda em condições se serem utilizados? 

2)- A CML vai proceder à recuperação destes bebedouros, conforme indicado no email da Junta de Freguesia de Benfica? 

3)- A CML vai proceder à colocação destes bebedouros noutro local, conforme indicado no email da Junta de Freguesia de Benfica?

4)- EM que local serão colocados os bebedouros antigos do Parque Silva Porto? 


Sem outro assunto de momento. E, antecipadamente, grata pela atenção dispensada. 



Cumprimentos, 

(Alexandra Carvalho) 
Antropóloga
Fundadora e Redactora do Blogue Comunitário "Retalhos de Bem-Fica"



Fotografias em anexo em e-mail:









sexta-feira, 12 de abril de 2013

ATENÇÃO - Colocação de Herbicida na Mata de Benfica (5ª e 6ª feiras)





(por Alexandra Carvalho)





Fotografia de Alexandra Carvalho (2013)




ATENÇÃO!!!!

Conforme folheto informativo, colocado nas diversas entradas da Mata de Benfica, a empresa "Teleflora" encontra-se, desde 5ª feira (11/04/13), a colocar herbicida no local.

O herbicida Roundup, produzido pela empresa "Monsanto", é extremamente nocivo (conforme indicação do fabricante), pelo que aconselhamos que os donos de animais e os pais e encarregados de crianças tenham cuidados redobrados, nos próximos dias.


****

Direitos de autor da imagem. Junta de Freguesia de Benfica (2013)


Independentemente do referido acima, amanhã (Sábado, 13/04/13), a Junta de Freguesia de Benfica, em colaboração com a Associação Plantar Uma Árvore, volta a promover uma plantação de árvores na Mata de Benfica, a partir das 10h.

De salientar que a Mata de Benfica se encontra plantada há já muitos anos!...
Tendo sido a Câmara Municipal de Lisboa, aqui há uns anos atrás, a mandar abater uma série de árvores, nomeadamente na zona do Parque das Merendas (onde, actualmente, existe o Bx Aventura)...

Talvez, assim, se justifique, de facto, a plantação de mais árvores, face às que foram abatidas (e não devido às que tombaram com o temporal de Janeiro deste ano)!...






quinta-feira, 11 de abril de 2013

Resposta da Junta de Freguesia de Benfica a propósito da Mata de Benfica e dos Bebedouros





(por Alexandra Carvalho)



Acabo de receber, há minutos, a resposta que a Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica mandou enviar ao meu email datado de 09/04/13.

E, sinceramente, nem tenho palavras para o absoluto surrealismo desta resposta!...

Transcrevo-a abaixo, face ao interesse de todos os que se preocupam verdadeiramente com a Mata de Benfica...




Fotografia de Xana Maciel (2013)
Composição gráfica de José Martins



Actualização 16h22:

Acabo de ser informada por uma vizinha que os "restos mortais" dos bebedouros da Mata de Benfica foram hoje retirados do local em que se encontravam (junto à piscina) e levados para parte incerta.


Fotografia de Well Stay (2013)




O que ainda é mais interessante no meio deste assunto todo é que, apesar da desresponsabilização da Junta de Freguesia (vide a sua resposta no email abaixo), quem adjudica o serviço por ajuste directo de fornecimento dos novos bebedouros é a própria Junta de Freguesia (ver aqui).


---------- Forwarded message ----------

From: Patricia Jesus 
Date: 2013/4/11
Subject: FW: Pedido de Informações sobre PARQUE SILVA PORTO
To: "Alexandra Carvalho" 





Exma. Senhora
D. Alexandra Carvalho,

Com referência à sua exposição sobre o assunto em epígrafe, incumbe-me a Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, Dra. Inês Drummond, de acusar a receção e agradecer o envio da mesma, que mereceu a sua melhor atenção.

Cumpre-nos informar que, os horários dos sanitários são os que constam à entrada dos mesmos. E, por forma a serem cumpridos, foram já dadas indicações rigorosas à pessoa responsável, que os deve assegurar, dentro do estipulado, durante a semana e fins-de-semana. Contudo e caso verifique alguma anomalia no seu funcionamento, não deixe de nos alertar.

Mais informamos que, a Junta de Freguesia de Benfica apenas tem delegada, por parte da CML a manutenção dos espaços verdes da Freguesia, sendo que a segurança dos mesmos está fora da esfera da nossa intervenção.
Apesar de, naturalmente, estarmos atentos e procurar-mos intervir nestes espaços por forma a dinamizá-los e dar-lhes mais vida, temos vindo a trabalhar em conjunto com as forças de segurança (PSP – Esquadra de Benfica) no sentido de proporcionar, cada vez mais, segurança e conforto aos seus utilizadores.

Com referência aos bebedouros informamos que os que se encontravam na Mata de Benfica foram desmontados e entregues à CML, conforme solicitado por esta. A substituição dos mesmos deveu-se ao facto de serem constantemente vandalizados, deixando assim os utilizadores da Mata, sem qualquer ponto de água originando, naturalmente, muitas reclamações . Os atualmente aplicados são, por isso, mais resistentes logo, mais difíceis de vandalizar.
De acordo com informações da autarquia, a CML irá proceder à recuperação dos antigos bebedouros e à recolocação dos mesmos noutro local.

Sem mais de momento, e esperando ter respondido a todas as suas questões, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Patrícia Jesus






Os Despojos dos Bebedouros da Mata de Benfica






(por Alexandra Carvalho)




(Esq.)- Fotografia do espólio de Fausto Castelhano
(Dir.)- Fotografia de Alexandra Carvalho (2013)



Os antigos bebedouros do Parque Silva Porto (Mata de Benfica) foram, recentemente, substituídos, pela Junta de Freguesia de Benfica, por bebedouros metálicos (os quais serão anti-furto - permitindo uma utilização mais prolongada do que os antigos bebedouros).

O busílis da questão é que os antigos bebedouros da Mata de Benfica, segundo consta, datavam da época de 40/50 e terão sido desenhados por Keil do Amaral, consistindo, assim, em património histórico (ainda que se trate, apenas, de mero mobiliário urbano).

Os antigos bebedouros da Mata de Benfica - peças únicas - encontram-se depositados, como se de lixo se tratassem, junto à antiga piscina desactivada... para que, à vista de todos, se constate como a Junta de Freguesia de Benfica trata o património.


Fotografia de Xana Maciel (2013)


Fotografia de Pedro Sousa (2013)


Fotografia de Xana Maciel (2013)


Fotografia de Xana Maciel (2013)



A 09/04/13 foram solicitados, por e-mail, à Junta de Freguesia de Benfica esclarecimentos sobre este assunto.

Continuamos a aguardar uma resposta...







quarta-feira, 10 de abril de 2013

Pedido de Informações sobre PARQUE SILVA PORTO







(por Alexandra Carvalho)





Nas últimas semanas, muitas têm sido as melhorias efectuadas pela Junta de Freguesia de Benfica no Parque Silva Porto (Mata de Benfica), que visam dar mais vida ao mesmo.

No entanto, e como nos restam algumas dúvidas, endereçámos o e-mail abaixo à Senhora Presidente da Junta de Freguesia de Benfica, ao Senhor Vogal do Espaço Público e ao Senhor Vogal do Ambiente dessa mesma Junta.



****


Exmos. Senhores, 



Aproveito, antes de mais, para vos felicitar pelas melhorias que têm estado a ser desenvolvidas no Parque Silva Porto (vulgo Mata de Benfica), tão esquecido durante longos anos. 


Gostaria, contudo, de solicitar-vos algumas informações: 


1)- Quais são os horários exactos de funcionamento dos sanitários do Parque?



Fotografia de Alexandra Carvalho (2013)



De facto, apesar de constar uma folha de papel na porta dos mesmos, com a seguinte indicação: - "Entrada - 10h; Almoço - 13h às 14h; Saída - 18h", a verdade é que, durante toda a semana (incluindo aos fins-de-semana), os funcionários da empresa "Teleflora" - que se encontram a assegurar esse serviço, anteriormente efectuado por funcionários dessa Junta de Freguesia -, costumam sair por volta das 17h, senão mesmo às 16h45 como sucedeu este Sábado (06/04/13), deixando inúmeros adultos e crianças que frequentam este Parque sem acesso aos sanitários. 



2)- De que forma a Junta de Freguesia de Benfica assegura a segurança dos frequentadores do Parque Silva Porto?

De facto, encontrando-se os sanitários da Mata de Benfica sem qualquer vigilância (que ainda impunha algum respeito ao local), no passado Sábado (06/04/13), por volta das 17h, andava um grupo de jovens no local, a cercar diversas pessoas de mais idade, "solicitando-lhes" dinheiro.
A única pessoa que, nessa mesma tarde, impôs algum respeito a estes jovens (nomeadamente, seguindo-os para todo o lado que se dirigiam na Mata), foi um funcionário dos serviços da CML, que se encontrava de folga.

Temo que, se esta situação da segurança na Mata de Benfica não for assegurada pela Vossa Junta de Freguesia (de acordo com o Protocolo de Delegação de Competências assinado com a CML), daqui a uns tempos, voltemos a ter o mesmo ambiente de receio e medo, que se viveu noutros tempos neste local.



3)- Agradecia informações sobre o destino que a Junta de Freguesia deu aos bebedouros que faziam parte do mobiliário urbano da Mata de Benfica, os quais foram, recentemente, substituídos por bebedouros metálicos - e em menor número do que os bebedouros anteriormente existentes. 




Fotografia do espólio de Fausto Castelhano



Fotografia de Tom J. Bettler (2011)
 



Fotografia de Alexandra Carvalho (2013)

De salientar que os antigos bebedouros da Mata de Benfica, datavam de cerca de 1940, constituindo exemplares únicos de mobiliário urbano na nossa freguesia (dos quais, apenas ainda resta, o bebedouro existente no início da Av. Grão Vasco). 



Sem outro assunto de momento. E, antecipadamente, grata pela atenção dispensada. 
Fico a aguardar uma resposta da Vossa parte, tão breve quanto possível. 


Cumprimentos, 

(Alexandra Carvalho)