sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

A Farmácia União








É uma das mais antigas de Benfica (juntamente com a Farmácia Marques, quase ali ao seu lado) e fica bem perto destas habitações, no Nº 592 da Estrada de Benfica.

É uma das minhas farmácias preferidas, não só pela simpatia e atenção dos funcionários, mas, sobretudo, porque dá mesmo gosto entrar neste pequeno edifício!




"Estrada de Benfica, Nº 592"
Fotografia de Augusto de Jesus Fernandes,
in
Arquivo Municipal de Lisboa






Bem preservada na sua fachada exterior, mantendo a traça de séculos passados, o que lhe confere um certo misticismo e nos faz recordar (sempre que lá entramos) aqueles potes de cerâmica utilizados nas farmácias antigas.

A Farmácia União foi muito recentemente remodelada no seu interior: design consideravelmente mais moderno e minimalista no que diz respeito aos seus balcões e expositores; cores que dão luz e vida a um lugar onde, por norma, apenas vamos quando não nos sentimos bem.







2 comentários:

Fausto disse...

Olá!
O sr.Almeida e Sousa e a esposa D.Belmira eram os antigos proprietários da farmácia União. O sr.Almeida e Sousa era uma pessoa muito generosa e grande amigo da minha família. Foi um grande praticante de Luta Greco-romana. Também prestava serviço de enfermagem no posto da Cruz Vermelha que existia (e talvez ainda exista) sob as arcadas do Terreiro Paço e onde tinha grandes amigos. Fausto Castelhano

Alexa disse...

Fausto: mais uma importante memória sobre Benfica e as suas gentes :)
Muito obrigada!