"A Fábrica Simões é um dos últimos e importantes edifícios industriais na cidade de Lisboa e uma peça de referência do património edificado que existe em Benfica.
Era uma fábrica têxtil, foi fundada em 1907, e ali chegaram a trabalhar mais de mil pessoas." *
Para alojar algumas dos seus funcionários, a Fábrica de Malhas Simões possuía um bairro operário, sobre o qual já aqui falámos.
"Mas há já mais de 20 anos que a zona se encontra abandonada e degradada. É um espaço enorme que podia ser usado em benefício da população de Benfica e não só." *
Para que esta antiga fábrica seja requalificada garantindo no seu imenso espaço a criação de equipamentos colectivos e sociais para usufruto da população (e evitando-se assim a construção desenfreada), dê o seu contributo e assine esta petição.
Divulgue esta petição junto dos seus contactos, pff.
Muito obrigada!
Informações interessantes sobre o passado da Fábrica Simões a ler aqui.
* In Texto da Petição
6 comentários:
De uma para a outra: A Alexa sabe algo do antigo café "O Paraíso", que ficava em frente à Igreja de Benfica onde hoje está o C.C. Turim? Ando há tempos à procura de fotografias deste belo café...mas sem sucesso algum.
JA
JA: desse mítico café de Benfica, já só conheci mesmo através das crónicas do Lobo Antunes (já leu aquela em que ele faz a comparação entre esse café e a Taberna dos Ossos?).
Mas aqui lhe fica prometido que vou pesquisar fotos d'"O Paraíso" :)
Um abraço amigo
Ainda não li, mas na minha próxima visita a Portugal vou adquirir essa coisa.....e agradecido por a sua pesquisa. O "Paraíso" era realmente um café que valia a pena :-))
JA
JA: esse texto de que falei acima, encontra-se no 1º Livro de Crónicas do Lobo Antunes, juntamente com outras interessantes memórias sobre Benfica desse (outro) tempo.
Tenho pena de não ter conhecido o "Paraíso", nem tantos outros "ícones" desse tempo... Já "cheguei" a Benfica no tempo da degradação dessas memórias e da construção de novas.
Um abraço
JA: Há coincidências muito curiosas nesta vida... um médico meu vizinho mora, actualmente, na casa que pertenceu ao dono do Café "Paraíso".
Já se encontra em marcha a busca pelo contacto de um dos filhos do proprietário do café :)
Um abraço
Boa Noite,
Procuro familiares de funcionárias da Fábrica Simões que tenham trabalhado nos finais dos anos 30/inicios dos anos 40, pois tenho uma fotografia de um grupo de colegas, que gostava de oferecer essa mesma fotografia.
Muito obrigada
Ana Paula Pereira
anafundo@gmail.com
Enviar um comentário