(por Alexandra Carvalho com Mário Pires)
Foi em 1880 que João Carlos Ulrich, proprietário da antiga quinta e palácio da Feiteira, mandou plantar o bosque que hoje corresponde à área de pouco mais de 4 hectares do Parque Silva Porto.
Em 1910, este espaço foi cedido à Câmara Municipal de Lisboa (CML), para ali ser instalado um parque público (o qual começou a ser construído a 23/07/1911, numa cerimónia abrilhantada pela presença da Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica).
O Parque Silva Porto, mais conhecido por Mata de Benfica, faz parte das (boas) memórias de diversas gerações de Benfica e não só (conforme podemos ver nos testemunhos apresentados aqui, aqui e aqui).
Infelizmente, a nossa sociedade ao desenvolver-se, dando preferência a uma série de outras infraestruturas, não teve por este espaço de verde (único na nossa freguesia!) o respeito que o mesmo merecia (e que, civicamente, os habitantes de Benfica deveriam exigir da autarquia!)...
Durante anos a fio, a Mata de Benfica tem estado votada ao completo abandono, com uma série de carências e flagelos, que fazem com que o público pouca vontade tenha de aí regressar.
No Verão passado, surgiu a notícia de que o Café e Esplanada da Mata de Benfica viriam a ser explorados pelo Clube Futebol Benfica, num acordo realizado com a CML... Infelizmente, foi sol de pouca dura, na medida em que, ao empreender as diligências necessárias para a abertura do Café, esta instituição desportiva esbarrou com uma série de problemas burocráticos com determinados serviços, o que veio a inviabilizar que, nessa altura estival, este equipamento tenha proporcionado agradáveis momentos aos habitantes da freguesia.
No passado dia 22/12/10, na 57.ª Reunião da Câmara Municipal de Lisboa, ia ser aprovada a Proposta n.º 749/2010 (subscrita pelo Sr. Vereador Manuel Brito e pela Sr.ª Vereadora Graça Fonseca), que visava o aditamento ao Protocolo de Delegação de Competências na Junta de Freguesia de Benfica e respectiva transferência de verba para a realização de obras no Parque Silva Porto.
Esperemos que a mesma se venha a concretizar... E que, muito em breve, a Mata de Benfica, requalificada e com actividades que lhe dêem vida, possa voltar a ser um dos ex-libris da nossa freguesia!
2 comentários:
Alexandra relativamente ao Parque Silva Porto, eu, em representação do CLUBE FUTEBOL BENFICA tenho um Protocolo assinado, na CML, para abertura do Bar, como forma de dinamizar aquela zona e também recuperar aquele espaço que foi em tempos uma Piscina. Apesar das várias diligências, por mim feitas, para dar execução a estes projectos, os mesmos continuam na gaveta e o desãnimo cresce. Quando da reunião descentralizada da CML realizada na ESCOLA JOSE GOMES FERREIRA abordei o Vereador Sá Fernandes sobre este assunto e é tudo o que posso dizer.
Lau: muito obrigada pelo seu complemento de clarificação ao que tínhamos aqui escrito a propósito dos problemas burocráticos com que o Clube Futebol Benfica "esbarrou" ao tentar empreender as tarefas necessárias para a dinamização do Bar da Mata e espaço da piscina.
É pena que a CML não dê prossecução a estas iniciativas que visam reabilitar espaços da nossa freguesia!
Abraço
Enviar um comentário